quarta-feira, 4 de julho de 2012

O FUNCIONÁRIO PÚBLICO SERVE A QUEM?

O Sindicato dos Funcionários Públicos do Distrito Federal acaba de ganhar uma liminar na justiça que proíbe o governo de divulgar os salários e desse modo cumprir a lei de acesso às informações recentemente promulgada. Isto significa que ao menos por enquanto os funcionários do GDF estarão livres de terem os seus salários expostos na internet pra todo mundo ver.
Milhares de pessoas almejam (ops!) ingressar no serviço público, ainda que seja para exercer cargos e funções bem humildes como gari ou vigilante por exemplo. A estabilidade no emprego parece que é a vantagem principal que todo mundo procura. Mas, o que vem a ser um "funcionário público"?  Como o próprio nome já diz, trata-se de um funcionário à serviço do público, ou seja, do POVO. Até bem pouco tempo atrás, aliás, era chamado de "servidor público", denominação que me parece bem mais adequada. 
Servidor, aquele que serve! Serve a quem? Serve ao povo, ora essa! Ao povo, que afinal de contas  lhe paga o salário, este funcionário deve satisfação. Eu como pagador de impostos tenho o direito de saber o que este funcionário está fazendo e também quanto ganha por mês.
A questão a meu ver passa pelo próprio conceito que ainda se tem no Brasil acerca do que seja um "funcionário público". Desgraçadamente, como diriam os espanhóis, neste país teima-se em considerar o funcionário público como uma pessoa sem compromisso algum com a responsabilidade e com a qualidade do serviço que presta a população. Ele (ou ela) sabe que dificilmente poderá ser demitido, então, dane-se o resto! O funcionalismo vive como se não tivesse que prestar satisfação a ninguém. Querem sempre mais  regalias, agora, serviço de qualidade para o povo, nada! 
A galera do sindicato aqui de Brasília talvez esteja pensando (e com razão) que se o povo souber de fato o quanto ganham sem fazer quase nada, promova uma revolução... 

terça-feira, 3 de julho de 2012

A MULHER DO CACHOEIRA

A elite brasileira é cara de pau mesmo. Desde os primórdios (ops!) da nossa história a burguesia que se aproveitou do trabalho escravo jamais reconheceu qualquer pecado. Hoje como ontem, acordam e dormem com a tranquilidade, a serenidade dos anjinhos. Nada de mal fizeram nem fazem a ninguém. Pelo contrário, sempre ajudaram e ainda ajudam os pobres a não morrerem de fome. São muito "caridosos"... Que a ralé lhe seja grata por toda vida, então!
Foi com este mesmo pensamento que nesses dias a linda esposa do Carlinhos Cachoeira, famoso contraventor (bicheiro na linguagem popular...) veio a publico declarar, sem nenhum constrangimento, aliás, que o "seu marido" (dela) é um "empresário". E disse mais: o "meu marido" (dela) é um preso político.
E de fato tem razão a dita cuja senhora. Contraventor, criminoso, picareta  e marginal nesse país é o negão que se esconde das favelas e nos guetos das nossas grandes cidades, é o garoto que trabalha para o tráfico, para o jogo do bicho também. Essa raça, essa escória (ops!) realmente não tem dinheiro para pagar advogados da estirpe (ops!) de um Thomas Bastos, por exemplo. Então, tome-lhe cadeia e porrada nesta gentinha. 
Não sei no que vai dar esta Comissão de Inquérito no Congresso Nacional. Na verdade também nada espero. Talvez pra variar, inocentem os culpados e culpabilizem os inocentes, como é de praxe. O que sei é que as nossas elites continuarão com a mesma postura, cometendo os mesmos crimes e se dizendo inocentes de tudo. Nenhuma novidade, portanto.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

DONA DILMA ACENDA A LÂMPADA!

Diz o ditado popular que "quem não deve não teme". A lei que obriga a administração pública a revelar os salários dos seus (nossos, melhor dizendo) funcionários foi sancionada mas ainda encontra muitas resistências por parte de alguns setores. No Poder Judiciário então, nem se fala! Tem juiz alegando que se o povo souber quanto é que  ele ganha vai querer sequestra-lo (sinal de que deve estar ganhando muito bem...!).
O que parece ser uma questão de lógica se transformou em exercício de demagogia. Mutos agentes do governo, em todas as esferas, elaboram um discurso aparentemente coerente  mas que na verdade não passa de embromação. 
E por que é que eu digo que é uma questão de lógica? Porque, como o próprio nome já diz, trata-se de SERVIÇO PÚBLICO, e  por isso mesmo o "público", os cidadãos e cidadãs que pagam por este serviço para dele receberem a prestação devida, têm o direito de saber tudo, inclusive quanto paga por ele. Como diria aquela comediante da Globo: "Tô pagando"... Quem paga tem que saber a quem paga e quanto paga não é mesmo? E mais ainda: tem que exigir que lhe seja entregue o produto adquirido ou lhe  seja prestado um bom serviço.
Então, seguindo este meu  raciocínio, no Brasil a gente paga, e paga caro, muito caro, por um produto que nem sempre é entregue e por serviços que na maioria das vezes não são prestados ou o são de forma precária. Exemplos abundam (ops!), a saúde, a educação, o transporte... e por aí vai (não vai, aliás!...) Além disso, nem sequer sabemos o quando pagamos!
Assim é  o serviço público brasileiro: precário, ausente, incompetente e obscuro, segundo o desejo desses setores recalcitrantes (ops!).
Tomara que Dona Dilma tenha força suficiente para acender a lâmpada sobre estes setores arcaicos da administração pública, para que vejamos, quem sabe, alguma luz no final do túnel!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

NÃO APAGUE A FOGUEIRA

Chegamos ao final da semana com boas notícias neste nosso Brasil varonil. Vejamos:
o Supremo Tribunal Federal marcou o julgamento do famoso "mensalão"(PeTistas, tremei!), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que estabelece a cota de 10% do PIB (produto interno bruto) para a educação e por último a policia conseguiu prender meio mundo de gente que fazia circular pela internet uma grande rede de pedofilia. Aliás, no meio desta gente desqualificada está o humorista (nem sei se este sujeito foi humorista algum dia na vida...) conhecido por MUÇÃO, que fazia um programa de rádio transmitido diariamente  de Fortaleza para boa parte do nordeste brasileiro.
Mas aí alguém poderá dizer: "pôxa, até que emfim um comentário positivo!" Sim meus amores, nem tudo está perdido. Algo de bom deve existir em meio a essa porcaria em que se transformou o país. 
Sou daqueles que alimentam a esperança como quem olha pra uma fogueira no fim das madrugadas de São João ou São Pedro (hoje, por sinal, é dia deste santo). Parece que está morrendo, mas de repente o fogo cresce, e ainda dá pra assar qualquer coisa. Ninguém é doido de jogar água e apagar tudo de vez. Esperar e confiar é preciso, sempre!
Além disso, o sábado e o domingo se aproximam, aleluia! 
Bom descanso pra todos vocês então!
Divirtam-se, mas com moderação,  exceto no amor, é claro!
O amor nunca é demais, afinal.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

SEM EDUCAÇÃO NÃO HÁ SOLUÇÃO

A Câmara dos Deputados acaba de aprovar o projeto de lei que estabelece a destinação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação. Se o projeto for aprovado pelo Senado, o governo terá que obrigatoriamente destinar até 7% no quinto ano de vigência da lei, e no mínimo 10% no final do décimo ano.
Eu que sempre desço a lenha na classe política em geral, tenho que aplaudir a decisão, embora sabendo que a aprovação deste projeto de lei se deu graças a pressão de dezenas de entidades corporativas de estudantes, professores e outras organizações da sociedade civil.
Todo mundo já sabe que sem educação não há solução. Creio que também Dona Dilma, o Sr. Ministro Aluisio Mercadante e todos os políticos deste país não desconhecem o fato. E contra fatos não existem argumentos, já dizia a sabedoria popular. O diabo é que, apesar disso, o governo insiste em contrariar o fato! Os discursos são muito bonitos, todos a favor da educação, claro. As promessas feitas a cada semana, no lançamento dos diversos "programas" do governo, idem! Mas na hora de "meter a mão no bolso", é que se vê a real intenção dessa turma.
Sejam bem-vindos os 10%, nada mais justo. Mas não vamos agora pensar que somente com o aumento da verba iremos resolver os problemas enormes que a educação brasileira possui hoje em dia.  É claro que dinheiro é fundamental, mas não é tudo. De que adianta botar dinheiro na mão de administradores corruptos e incompetentes? As questões ligadas a gestão educacional devem ser tratadas como uma das prioridades. Talvez seja preciso também questionar e rever os modelos de educação que o país tem adotado. A tarefa, portanto, é bastante ampla e vai muito além do simples aumento de percentuais do PIB, embora este seja um ótimo começo..

quarta-feira, 27 de junho de 2012

ADVOGADO NÃO É COISA PARA POBRES!

O preço cobrado pelo Dr. Thomas Bastos para promover a defesa do bicheiro Carlinhos Cachoeira, até onde se sabe, foi alguma coisa ao redor de 15 milhões de reais. Muita gente ficou escandalizada, e não é pra menos. Quem, é que pode pagar "honorários advocatícios" (ops!) desse ordem? Talvez uma meia dúzia de uns três ou quatro brasileiros milionários.
Mas a minha saudosa vovozinha já dizia que "quem pode pode e quem não pode se sacode". Foi assim que agora pela manhã bem cedo, ouvindo o rádio, como de costume (bom costume, diga-se de passagem...), tomei conhecimento de que a defensoria pública em muitos estados desse país ainda não funciona, ou funciona precariamente. 
No Paraná, por exemplo, apenas cinco municípios possuem defensoria pública. Imaginem agora os estados pobres, do norte e nordeste sobretudo. E se não tem assistência jurídica de graça, ora bolas, a quem o povo pobre vai recorrer se não pode pagar nem um mísero tostão, que dirá um milhão ou mais, para ter um advogado?
Assim é o nosso triste Brasil, uma terra aonde os ricaços, os endinheirados jamais pagam por seus crimes. No máximo ficam alguns meses na cadeia, isso quando o crime tem repercussão nacional. Depois que a poeira se assenta, voltam sorridentes ao convívio social e ninguém se lembra mais disso.  
Em compensação, os miseráveis, os pobres lascados da vida, se roubarem um pão ou uma lata de sardinha num supermercado, ainda que seja com o intuito (ops!) de saciar a fome, irão mofar na cadeia! 
Advogado e médico é coisa de rico, afinal!

terça-feira, 26 de junho de 2012

LUGO NÃO APRENDEU COM LULA

A crise política que abala o Paraguai, nosso vizinho, me faz pensar naquele  velho (e sábio) ditado popular: "quem avisa, amigo é". LULA da Silva, aquele que sempre tem razão, bem que avisou ao agora "ex" presidente LUGO, sobre a necessidade de ter maioria no Congresso. Se o governo não mantém o controle sobre o Poder Legislativo (e boa influência também no Judiciário, diga-se de passagem...) corre o risco de ficar com as calças na mão (!) E foi isso, nada mais nada menos, o que aconteceu no Paraguai de LUGO.
O sistema presidencialista, tal como foi concebido, ou seja, enquanto sistema de "pesos e medidas", no qual os três poderes se auto-regulariam evitando a supremacia de um ou de outro, a meu ver é um sistema falido. Na prática isso não acontece. Sim, o Presidente (ou A Presidenta) que não tiver maioria no Legislativo não consegue governar. E então, para governar, é obrigado a negociar. Até aí tudo bem. Mas a história nos mostra que o costume, ao menos aqui em terras brasileiras, não é exatamente este. Aqui não se negocia, se compra! Compra-se senadores, deputados, vereadores, partidos inteiros se preciso for. A política é um grande balcão de negócios! E o comércio irregular, feito à luz do dia, não tem coloração ideológica. O PT é a prova maior do que estou dizendo.
Fernando LUGO neste momento deve estar pensando assim: porque diabos eu não fiz como LULA no Brasil! Da próxima vez, além do tratamento contra o câncer, vou fazer também com os companheiros PeTistas do Brasil um curso prático de como obter a maioria no Congresso e governar tranquilo e calmo o meu país, do jeito que eu bem quiser!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O VELHO PT JAZ

Estamos de volta com os nossos humildes (nem tanto..), cavernosos e virulentos comentários diários (ou quase...) nesta segunda feira ensolarada de Brasília e região.
Ao começar esta semana ainda trago na cabeça (e ao que tudo indica nela permanecerá por séculos...) a imagem de LULA apertando a mão e dando simpáticas tapinhas nas costas do MALUF, nos jardins suntuosos da mansão deste último. E a foto correu mundo, assustando todo mundo, menos, talvez, os PeTistas inveterados, os "militantes" empoleirados no poder. Para este pessoal já faz tempo que tudo parece muito normal e aceitável. Parafraseando o próprio LULA: "nunca antes nesse país" se viu tamanho cinismo na politica, tanta desfarçatez (ops!) por parte dos grandes (?) líderes. 
Cá com os meus botões, apesar da crueldade da imagem e do simbolismo que ela carrega, não me surpreende esse pacto LULA-MALUF.  Ora bolas, se o PT já havia pactuado com SARNEY, jogando no lixo toda a sua história de luta contra a oligarquia no Maranhão, por que não fazer aliança com o malufismo em São Paulo? É a velha história: pra quem está perdido todo mato é caminho! e o partido já havia entregue a alma ao diabo, pra que fazer de conta que é um partido sério? Esquerda:? Que esquerda? Vamos parar de uma vez por todas com essa conversa!
E assim se vai (para o ralo) a esperança alimentada por anos a fio (ops!) de tanta gente que acreditou no socialismo, a partir da construção democrática e popular de um partido que de fato pudesse ser chamado "de esquerda".  Estudantes, lideranças comunitárias, gente do campo e da cidade, trabalhadores e trabalhadoras que sonhavam com um novo tempo recolhem agora as suas armas e voltam pra casa de cabeça baixa. O sonho acabou!
O velho PT jaz!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A TERRA DO "PUXADINHO"

Uma nova semana se inicia e as principais manchetes provavelmente serão estas: "Comissão e ética pede a cassação de Demóstenes Torres", "Rio+20 esvaziada pela ausência dos países ricos", etc e tal.  Bem, mas com certeza as notícias de arrastões em restaurantes de luxo e explosões de caixas eletrônicos em São Paulo, assassinatos em Brasília (campeão nacional nesse tipo de crime) e truculência da Polícia Militar na Bahia contra os professores em greve, estarão também, do mesmo modo, estampadas nos jornais, revistas, rádios e TV' s do país.
Ontem, domingo, a "Folha de São Paulo" já anunciou o que todo mundo espera: o Governo Federal vai conceder aos aeroportos particulares o direito de receber pousos e decolagens de aeronaves  pequenas, os chamados aviões executivos. E assim começa a nossa "preparação" para a Copa do Mundo de 2014. O famoso e tradicional "jeitinho brasileiro" entra em campo solenemente. Construir ou ampliar aeroportos para quê afinal? Dinheiro tá difícil, e o pouco que temos é para deixar no caixa para pagar a dívida interna e externa. É melhor, então, fazer "puxadinhos" como já fizeram e vão fazer mais aqui no aeroporto internacional de Brasília, e em outros por aí. Somos o país do "jeitinho", a terra do "puxadinho"...!
Pouco dinheiro uma vírgula! A cada dia que passa aumenta mais a arrecadação de impostos no Brasil. São bilhões e bilhões de reais caindo todo mês nos cofres da viúva. Entretanto, as obras do PAC estão "emPACadas", não andam nem pra frente nem pra trás... E a nossa grana vai escorrendo pelos ralos da corrupção e da incompetência suprema deste governo.
Esperemos o que vai acontecer daqui em diante. Quem viver verá (ou chorará, como dizia os "Novos Baianos" naqueles gloriosos anos 60).

sexta-feira, 15 de junho de 2012

TODO BÊBADO É FELIZ !

     A sexta feira chegou e o sol forte já brilha sobre o Planalto Central do país, depois de uma madrugada um tanto quanto gelada...
    E o sol parece que está brilhando também na famosa CPI do Cachoeira, uma vez que ao longo desta  semana nada de mais nebuloso ou escuro apareceu (a não ser, evidentemente, depois que suas excelências saíram da sala e alguém apagou as luzes...). Muito pelo contrário, houve aplausos e gritos de VIVA ! O pessoal do PSDB aplaudiu o Governador Marconi Perilo, enquanto que os PeTistas louvaram com alegria o Dr. Agnelo Queiróz, mandatário aqui do Distrito Federal. 
    Os investigadores aplaudindo os seus investigados,que graça heim! Só no Brasil acontecem palhaçadas como essa!
    Bem, e assim a semana vai chegando ao fim.
Mas tem também a "RIO+20", com muita gente nas praias cariocas se bronzeando...  namorando..., trocando idéias nos encontros, seminários, ou simplesmente nas mesas dos milhares de bares (que delícia!...) que infestam (no bom sentido) o Rio de Janeiro. 
    O assunto é tão  importante que só poderia ser tratado assim, nesse clima bem descontraído, ecológico na mais genuína expressão do termo. Creio que por isso não haveria uma cidade melhor do que esta para realizar a conferência. A não ser Salvador, é claro!
     A salvação do planeta está em jogo, afinal! Segundo as previsões mais pessimistas, o planeta terra está quase agonizando, e se não não fizermos alguma coisa para salvar o que resta... BUMMMMMMMMMMMMM!!!!!!!!!!!!! o apocalipse chegará em breve!
    Então meus amigos e minhas amigas, grande contribuição daria o Governo Brasileiro ao debate sobre a sustentabilidade da terra se diminuísse imediatamente o valor da cerveja... Se não conseguíssemos salvar o planeta, ao menos morreríamos com um copo da "loura" na mão, bêbados e felizes (como todo bêbado que se preza...) 

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O SONHO DA RIO+20

      Começa hoje oficialmente a RIO+20, considerado o evento mais importante quando se fala de meio-ambiente, e esta importância é medida pela presença de representações de dezenas e dezenas de países, além, é claro, de centenas de organizações civis que lutam pela preservação de tudo o que nos resta em termos de florestas, água.. ar... essas "coisinhas básicas" que sustentam, afinal de contas, o nosso viver no planeta terra.
     O Rio de Janeiro está em festa! Mas a par das celebrações de milhares de pessoas que se reúnem para discutir o meio ambiente, e ao mesmo tempo tomar umas e outras (ninguém é de ferro...), passear na "cidade maravilhosa" e algo do gênero, algumas perguntas deveríamos fazer enquanto cidadãos e cidadãs: "no frigir dos ovos", como se dizia antigamente (!), o que é que que vai sobrar de tudo isso? Que resultados concretos podemos esperar? Alguma coisa vai mudar? Essa conferência é pra valer ou tudo não passa de um "jogo de cena"? Os países ricos, os manda-chuvas, Obama e Cia Ltda estariam dispostos a assumir compromissos sérios realmente? Até que ponto os poderosos deste mundo vão ajudar? 
        Além do mais, existem os interesses econômicos, e estes sim, são gigantescos e quase sempre andam na contramão de todo o discurso ambientalista mundial. Basta ver que aqui mesmo no Brasil, o código florestal mobilizou os senhores feudais do agronegócio e até agora nada foi resolvido e a lei continua na geladeira. Na maioria das vezes a defesa do meio ambiente não se dá bem com o tilintar da grana que cai nas contas bancárias dos homens de negócio!...
       Poderia e deveria haver uma conciliação desses interesses, mas o que se vê nos nossos dias é o privilégio dos grandes e a destruição da natureza. Se colocarmos os pés no chão, veremos que  Rio+20 ainda não passa de um belo ensaio de sonho...

terça-feira, 12 de junho de 2012

PARTIDO DOS TRAMBIQUEIROS

Acordo bem cedinho e ligo o rádio para ouvir as primeiras notícias do dia. Este é um velho costume, desde os tempos em que eu mesmo fazia programa de rádio nas madrugadas da vida. Meu velho companheiro, o radinho de pilha, nunca me abandonou. De norte a sul do Brasil, na capital ou no interior, onde quer que eu esteja, ele já faz parte do meu dia a dia. Aliás, o rádio está pra mim como o celular está pra maioria das pessoas atualmente.
Mas hoje a notícia que me acordou foi o escândalo (mais um!) envolvendo o PT do Ceará. Segundo informações que constam do inquérito instaurado pela polícia local, o Banco do Nordeste emprestou milhões de reais para empresas fantasmas, que por sua vez repassavam o dinheiro para campanhas políticas do partido. A investigação "vazou" para a imprensa e o caldo entornou de vez...
Meu Deus do céu! A cada dia que passa estamos vendo o Partido dos Trabalhadores descer ladeira abaixo. Tudo aquilo que antes era defendido pelo PT agora parece que não tem a menos importância. O partido foi desfigurado! A bandeira da moralidade, da cidadania, da ética na política, do respeito ao dinheiro público, etc, foram cinicamente rasgadas. Repito CINICAMENTE! Essa turma não tem nenhuma vergonha, o menor constrangimento em continuar proferindo um discurso pseudo-esquerdista (!) enquanto mete a faca na bolsa da "viúva"...
Então o PT virou o Partido dos Trambiqueiros... gente sem escrúpulos, que pensa somente em perpetuar-se no poder, tal e qual fariam os melhores partidos de direita, do passado e do presente (que o futuro a Deus pertence...!).
  

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A PARADA DOS EMPOBRECIDOS DO BRASIL


Ontem aconteceu mais uma "Parada Gay", na famosa Avenida Paulista, em pleno centro de São Paulo. Milhares (milhões?) de pessoas fantasiadas de tudo o que é jeito desfilaram "cheias de charme". O Importante era chamar a atenção exibindo o máximo possível a sua sensualidade erótica (ops!). Do alto dos carros de som as lideranças gritavam palavras de ordem contra a homofobia pedindo a sua criminalização.
Mistura de carnaval com exibicionismo e protesto, a "Parada Gay" ocupa as manchetes dos jornais e as telas da TV. E todo mundo quer tirar uma "lasquinha", inclusive os políticos, é lógico. Até o Sr. Governador de SP estava lá na avenida.
Não pense o amigo leitor e amiga leitora que eu vou aqui tecer algum comentário negativo sobre o fato. Não tenho nada contra, muito pelo contrário. Acredito que todas as categorias sociais, e de modo especial aquelas que se sentem mais oprimidas, desprezadas e excluídas, têm o direito de expressar-se, de "botar o bloco na rua", como literalmente fazem os gays, as lésbicas, os travestis, os transexuais e pessoas semelhantes. E este direito eu até consideraria como sendo uma espécie de "direito sagrado", porque ligado a vida e a dignidade maior de toda e qualquer pessoa que se sente oprimida e rejeitada pela sociedade. Lutar pela inclusão é direito de todo mundo!
Gostaria apenas de fazer um reparo. Apesar de respeitar profundamente as motivações e os objetivos da "Parada Gay", creio que a classe não deveria ficar olhando o tempo todo para o seu próprio umbigo. Explico-me: a questão da exclusão social não atinge apenas o público LGBT e sim os empobrecidos em geral. O desrespeito à dignidade do povo trabalhador hoje em dia no Brasil deveria botar pelo menos metade da população na ruas e avenidas, fazendo barulho, gritando contra as políticas públicas que tanto nos oprimem.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

A LOURA DA MALA

E assim mais uma semana termina. Aqui em Brasília este feriado prolongado, um autêntico "feriadão", teve muito sol e muito silêncio na Esplanada dos Ministérios. A exceção ficou por conta da concentração dos católicos para celebrar a festa de Corpus Christi.
Na verdade, a Capital Federal é tão pobre, tão carente de opções de lazer, que o povo que pode ("quem pode pode!"...) sair da cidade por aqui não fica de jeito nenhum. Quem mora sobretudo no plano piloto, parece que se muda para um cidadezinha do interior porque nessas datas a capital se esvazia.
Mas a notícia quente da semana, por incrível que pareça, não foi a CPI do contraventor Carlinhos Cachoeira e sim o cruel assassinato de um grande executivo de São Paulo. Que mulher terrível heim?...Matou o marido, pegou uma faca (bem afiada, suponho), esquartejou o corpo, colocou os pedaços nas malas (será que a vítima, de fato, era uma mala sem alça?..) e jogou na beira de uma estrada, como quem joga um  gato morto... Meu Deus do céu! Essa loura deve ser uma doida varrida! Doida, mas não o suficiente para não saber planejar e executar um crime quase perfeito. O diabo é que agora, toda vez que eu comer uma pipoca de microondas da marca YOKI, vou sentir um gostinho de sangue... e me lembrar da loura da mala... Miserável...!
Tudo bem. O governador de Brasília, Agnelo Queiróz,vai depor na CPI semana que vem. Preparem os frascos de óleo de peroba pra passar na cara de sua excelência porque ele vai precisar. Aliás, eu não sei porque é que no Distrito Federal ainda não instalaram uma fábrica desse maravilhoso produto... Mas tinha que ser uma fábrica muito grande, enorme, pra poder dar conta de uma produção em larga escala. Clientes com certeza não haveriam de faltar...! O faturamento (super faturamento?...) seria garantido.
Ótimo final de semana para vocês todos (e todas)

quarta-feira, 6 de junho de 2012

O NOSSO ELEFANTE BRANCO

      A África do Sul anuncia ao mundo que talvez seja melhor demolir alguns estádios construídos para a Copa do Mundo, realizada naquele país anos atrás. Os custos de manutenção seriam mais altos do que o retorno financeiro com os jogos e outras atividades que ali se realizam atualmente. Os "elefantes brancos" representam um enorme  peso no orçamento do governo (e no bolso dos contribuintes, é lógico..). Sem saberem o que fazer, as autoridades sul-africanas parecem que vão mesmo optar pela simples derrubada dos gigantescos edifícios esportivos.
     Enquanto isso, aqui em Brasília vai subindo a cada dia as torres do monumental "Estádio Nacional", o nosso "elefante branco", ou verde-amarelo, como queiram. Já falei sobre isso várias vezes neste humilde blog, e talvez por isso o leitor e a  leitora estejam a essa altura, querendo me abandonar até. A mesmíssima tecla está sendo batida demais. Mas andei pensando numa coisa: por que será que o Ministério Publico nunca se posicionou  a esse respeito? Pôxa vida, não é o nosso rico dinheirinho, afinal de contas, que vai pagar esta conta?               Por outro lado, nunca se viu por aqui pelo Distrito Federal qualquer discussão acerca da necessidade ou não dessa obra.     

   Numa cidade carente de quase tudo, isto é, com uma infraestrutura precária, por que razão um estádio dessas proporções (e desse preço...) deveria ser edificado? E o que é pior, ninguém nunca perguntou o que vamos fazer do estádio de Brasília depois dos jogos internacionais. Quem vai bancar os custos da sua manutenção? Alguma empresa privada vai querer assumir, ou seja, segurar esta verdadeira  batata quente nas mãos?
Com a palavra o Dr. Agnelo, nosso ilustre governador. 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O SUS DO LULA

Ontem à tarde fui visitar um doente no Hospital de Planaltina, cidade-satélite daqui de Brasília. Esse hospital é o único recurso que os pacientes do SUS encontram na região, a mais de 40Km da Capital Federal.
Depois de percorrer um bom pedaço de chão, entre macas sujas de sangue, doentes gemendo pelos corredores, funcionários mal-humorados e tudo mais, consegui chegar a uma pequena enfermaria aonde se achava (Deus sabe como...!) o paciente que eu procurava. 
Confesso que fiquei chocado com tudo o que vi. Chocado sim, surpreso não. Toda esta situação degradante aparece quase que diariamente na TV. O festival de horrores em que se transformou a saúde pública no Brasil é matéria costumeira na imprensa. O problema é que, de tão costumeira, a gente parece que vai se acostumando e não se assusta muito. E o pior: a gente pára de se indignar! As pessoas vão aceitando a desgraça que os seus olhos vêem e os seus ouvidos ouvem no dia a dia.
Mas, de qualquer maneira, depois da visita de ontem, acredito que uma coisa é assistir pela televisão ou ler o jornal e ouvir o rádio, outra coisa é presenciar, testemunhar "ao vivo e a cores" (cores de sangue) a realidade. O choque parece que é muito maior, mais impactante (ops!).
Agora eu pergunto: se os nossos governantes visitassem os hospitais públicos ao menos uma vez por ano, mudaria alguma coisa? Será que eles ficariam sensibilizados com o sofrimento do nosso povo?  Sim, porque político só costuma visitar hospitais em época de eleição, ou quando vão inaugura-los (coisa rara hoje em dia, aliás...). E se existisse uma lei obrigando suas excelências a internaram seus familiares em hospitais da rede pública de saúde? Imaginem o LULA da Silva tratando a sua doença pelo SUS, que segundo ele é simplesmente maravilhoso?

quinta-feira, 31 de maio de 2012

O ESTÁDIO DA VERGONHA

Embarcando ontem a tarde no aeroporto internacional de Brasília, vi "com esses olhos que a terra há de comer..." (espero não tão cedo...) a maquete do magestoso Estádio Nacional, aquele que o Governador Agnelo mandou erguer pela módica quantia de 900 milhões de reais. Coisa de megalomaníaco mesmo! Um estádio suntuoso numa cidade carente de escolas, hospitais, transporte público, asfalto, serviços básicos enfim.
Alguém poderá dizer agora: esse comentarista é contra o futebol, a Copa e o desenvolvimento do turismo, que gera renda para muita gente. Mas não se trata disso, lhes asseguro. A questão é que esse monstruoso edifício ficará literalmente às moscas depois dos eventos esportivos internacionais, que por sinal, diga-se de passagem, serão poucos, muito poucos. Ontem mesmo a FIFA anunciou que na Copa das Coinfederações, ano que vem, só haverá um jogo, eu disse UM JOGO em Brasília. Ora bolas, já que o assunto é futebol, a Capital Federal não tem sequer um time na primeira ou na segunda divisão do futebol profissional, isto é, não existe fuitebol nessa cidade. Então pra que fazer um estádio desse porte?
A vaidade é um maiores pecados do ser humano realmente. Mas a vaidade do Dr. Agnelo custa caro e faz sofrer a população pobre de Brasília, que vai se encantar com o novo estádio, com certeza, mas que ao mesmo tempo vai continuar chorando e gemendo nas filas dos hospitais superlotados, nos ônibus caindo aos pedaços, nas escolas abandonadas. Depois da Copa o este elefante branco desativado servirá de monumento ao desperdício do dinheiro público, um tapa na cara do povo mais pobre da capital do Brasil. Ali estará a prova maior desta absoluta falta de respeito com que as autoridades secularmente tratam a nossa gente.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

FOI-SE O T EMPO DAS ILUSÕES PETISTAS

Deprimente! Não há outra palavra no dicionário da língua portuguesa que possa expressar melhor esse bate-boca entre o ex-quase-futuro Presidente LULA da Silva e o imponente Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. É um verdadeiro "barraco", coisa de assustar as pessoas mais fofoqueiras, mais escandalosas, mais "bocas-sujas" que no Brasil existem. O triste espetáculo, protagonizado (ops!) por esses ilustres homens públicos, está sendo apresentado diariamente através dos jornais, das televisões, das rádios e tudo mais. Só falta aparecer nos cartazes gigantes de rua.
Não bastassem as cenas grotescas da CPI do Cachoeira, agora me chega o LULA e sacode o país com essa história de uma "conversa ao pé do ouvido"... com um Ministro do STF.  Calma! O Ex-Ministro Jobim afirma e jura de pé junto que o encontro foi apenas e tão somente "de cortesia", pois LULA queria "agradecer" ao Dr. Gilmar por ele ter tido uma boa relação com o seu Governo. Tudo bem minha gente: eu também acredito em Papai Noel e na Fada Madrinha!...
A cada dia que passa os cidadãos e cidadãs desse país, o povo que trabalha de sol a sol para sustentar suas famílias, o "Zé Povinho" que paga imposto até sobre o ar que respira, se vê encurralado por elementos perniciosos que nada mais desejam senão locupletar-se do dinheiro público. Acreditar em quê? Acreditar em quem? Foi-se o tempo das ilusões petistas...Parece que agora tudo não passa de um grande (e sujo, muito sujo) jogo de poder. Já não existe nem esquerda nem direita: apenas o partido do interesse próprio. Ideologia, o que é isto? Aqui em Brasília ninguém mais sabe definir esse termo, mesmo porque exemplos concretos na cena política deixaram de existir faz tempo!...

terça-feira, 29 de maio de 2012

MAIS UM PAC EMPACADO

Pedindo mil desculpas pela nossa ausência nesses dias, retornamos ao batente com os nossos comentários sobre a cena política e o cotidiano trivial deste país chamado Brasil.
Hoje pela manhã bem cedinho ouvi na Rádio CBN uma rápida entrevista do Ministro das Cidades falando sobre o PAC da prevenção dos desastres naturais. Todo mundo sabe o que aconteceu na região serrana do Rio de Janeiro há dois anos atrás mais. Duas mil pessoas perderam a vida devido aos desabamentos dos morros. Todo mundo também se lembra dos discursos inflamados das autoridades e de suas inúmeras promessas, as quais, pra variar, não deram em nada até agora.
O Ministro supra citado, Sr. Fernando Bezerra, disse em alto e bom som que tem dinheiro para aplicar em obras de prevenção mas que os prefeitos não fazem projetos adequados. Então a grana fica em Brasília e não chega aos municípios porque sem projeto o governo não libera as verbas, e com razão, diga-se de passagem.
"Cá com os meus botões", como se dizia antigamente, o que também se sabe é que no Brasil os gestores públicos tem muitos projetos. O Ministro das Cidades está enganado! Imagina se um prefeito de qualquer cidade não tem projetos.. Claro que tem!  E que projetos são esses, afinal? Por exemplo, construir uma mansão para a sua família, comprar um carro de luxo, empregar no serviço público os seus parentes e amigos mais chegados, comprar uma fazenda, beneficiar as suas empresas (algumas fantasmas, inclusive...), etc. Ou seja, projetos pessoais! A carreira política transformou-se na carreira da promoção pessoal, do sucesso individual econômico-financeiro do político e nada mais. Política com "P" maiúsculo é coisa do passado. E as exceções só confirmam a regra.
Por isso, ninguém espere que o PAC consiga alguma coisa não.PAC 1, PAC 2, PAC disso, PAC daquilo, tudo emPACado realmente.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

TRISTE BRASÍLIA

E o governador de Brasília, o Dr. Agnelo vai de mal a pior. Acabei de passar pelo principal terminal de transporte coletivo, que todo mundo conhece como a "rodoviária do plano piloto". Nenhuma das quatro escadas rolantes funciona! Elevadores idem! O povo, milhares de pessoas que precisam utilizar a estação, sofrem todos os dias, e quem mais sofre realmente são os portadores de necessidades especiais e os idosos (o que não é pouca gente). A Secretaria de Transportes finge-se de morta...
Ontem anoite ouvi no rádio mais uma propaganda do Sr. Governador. Faz-me rir!...  Tipo assim: "GDF inaugura estacionamento para 250 carros"... "todas as paradas de ônibus foram pintadas...",  "mais de 1000 licenças foram concedidas aos feirantes da feira do Guará"... Faltou acrescentar, dentre as "obras" do Dr. Agnelo, a pintura dos meios-fios com cal. Sim, como todo administrador incompetente que se preza, o nosso aqui também mandou pintar meio-fio pelas ruas da cidade. O asfalto é só buraco, uma tragédia, mas em compensação, o meio-fio foi todo pintado de novo! Aleluia!
E os a saúde pública? Esta nem se fala! Os hospitais não tem médicos nem enfermeiros, e quando tem, falta todo tipo de material, até gases e algodão para um simples curativo. As UT' is particulares cancelaram o contrato com o GDF por falta de pagamento... . O povo vive correndo pra lá e pra cá em busca de atendimento. É mole ou querem mais? Não queiram não porque tem, e tem muita, muita incompetência e burrice neste governo PeTista de Agnelo e Cia.
A Capital do Brasil vive dias de luto. Quem está de passagem pode até se enganar contemplando as belezas da arquitetura,mas os moradores da cidade, de modo particular quem necessita da infraestrutura dos serviços públicos, sabe muito bem que Brasília caminha para o desastre total. A eleição do Dr. Agnelo foi a escolha (difícil) entre o ruim e o menos ruim. O resultado porém, até agora pelo menos, é decepcionante.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

O SUJO FALANDO DO MAL LAVADO

E o Carlinhos Cachoeira entrou mudo e saiu calado da sala de audiências da Comissão Parlamentar de Inquérito ontem à tarde, aqui em Brasília.  Devidamente orientado pelo advogado, o grande Marcio Thomas Bastos, o corrupto mais famoso do Brasil nada falou. Então não foi desse vez que o couro comeu, a bomba estourou, a vaca foi pro brejo... Os senhores senadores e os ilustres deputados ficaram com a "cara de mamãe sacode" (como se dizia nos meus tempos de menino lá na Bahia). Muito foguete pra pouca (ou nenhuma) festa!...
O que de fato causou maior impacto foi a notícia de que o presidente da CPI mantém na folha de pagamento do seu gabinete uma funcionária fantasma, vejam só! Aliás, não se pode ver porque é fantasma... O que acontece, na verdade, é que tanto o Senado como a Câmara dos Deputados parecem mais um castelo mal assombrado do que qualquer outra coisa. E o que dizer das câmaras municipais e dos gabinetes oficiais por este país a fora? A minha sugestão neste caso é que se contrate os personagens daquele filme "Caça Fantasma" para fazer  uma varredura em todas as estruturas de governo, do Palácio do Planalto a mais humilde prefeitura do interior mais afastado.
Outra coisa: quem vai investigar aqueles que investigam? Sim, porque não se trata apenas do presidente. A imprensa já divulgou que boa parte dos membros desta comissão respondem a algum processo nos tribunais superiores.Desse jeito fica difícil realmente acreditar na lisura, na imparcialidade ou na honorabilidade (ops!) dessa turma.
E para recordar a recente briga entre dois pastores evangélicos muito famosos, um acusando o outro de roubo, mas nenhum dos dois conseguindo provar que de fato é honesto... aqui se trata do sujo falando do mal lavado

terça-feira, 22 de maio de 2012

AONDE VAMOS BOTAR TANTO CARRO?

Ontem, segunda feira, o Governo Federal anunciou mais um "pacote de bondades", ou seja, uma série de medidas visando desonerar a indústria automobilística (fábricas de carros, no popular...) e facilitar a compra de veículos novos. Com a crise econômica batendo à porta de todos os países do planeta terra praticamente, Dona Dilma toma lá suas precauções, afinal, caldo de galinha e prudência não fazem mal a ninguém...!
Ninguém, ao menos que seja doido varrido (!), deixará de apoiar medidas de incentivo à indústria nacional, sobretudo num momento delicado com o este que estamos vivendo. A preservação dos empregos garante o equilíbrio econômico do país, e deve ser a meta e a prioridade numero 01 de qualquer governo. Até aí, tudo bem, aplausos para a nossa amada Presidenta.
Mas, sem querer ser um tipo "estraga prazer", gostaria de levantar uma questão: aonde vamos botar tanto carro? Se não existem projetos consistentes de ampliação e melhoria do transporte público na grande maioria das cidades brasileiras, todas já entupidas de automóveis, como vamos encontrar uma saída? Até quando os centros urbanos irão suportar o acúmulo de veículos em circulação? Só em Brasília já temos mais de um  milhão de carros nas ruas! E cada dia chegam mais, e a partir de hoje, com todo este incentivo governamental, haverão de chegar mais e mais...!
Teria sido importante, fundamental mesmo, que além desse pacote de incentivo ao transporte individual, Dona Dilma tivesse lançado também um programa de mobilidade urbana. Mas, o leitor agora me dirá: mas ela já lançou semanas atrás este pacote! Sim, mas não foi de verdade. Foi apenas um "jogo de cena" para impressionar a FIFA, de olho na boa imagem do Brasil para a Copa do Mundo. Eu me refiro a programas que efetivamente possam realizar-se, isto é, máquinas e homens nas ruas trabalhando na construção de alternativas ao transporte de massa. Eu estou falando de trabalho, não de conversa fiada...!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

A REPUBLICA DA PIZZA

Meu Deus. que tempo feio! A segunda feira chegou com o céu escuro, e a Capital da República debaixo de uma densa névoa cor de chumbo. Tomara que isto não seja um sinal, um aviso, uma pequena amostra do que serão os dias que virão daqui pra frente... Dias de chumbo, longe do sol que tudo aquece e ilumina?
Bem,  se a semana que começa não for escura como parece que vai ser o dia de hoje, de uma coisa, no entanto, eu tenho certeza: no Congresso Nacional é que o sol da verdade não vai surgir. Digo isso porque as notícias não são, de fato, nada alvissareiras (ops!). A CPMI do Cachoeira, que tanta discussão já provocou, vai acabar em PIZZA. Os discursos inflamados do PT=PMDB (e demais comparsas) contra o Senador Demóstenes de repente, não mais que de repente, cessaram ou baixaram de tom.
O que foi que aconteceu, afinal? O que se sabe é que "no escurinho do cinema" reuniram-se os líderes partidários da base aliada e fecharam um acordo para que nenhum governador ou parlamentar fosse convocado para depor. Claro, se tal acerto não acontecesse, todos os partidos da base, inclusive o PT, estariam correndo o risco de serem incriminados. Então os líderes, que não são doidos nem nada, fizeram o que manda a velha tática política da sobrevivência: eu não mexo com você e você não mexe comigo! Trata-se aqui do famoso "acordo de cavalheiros", uma espécie de "jogo de compadres", como se diz na gíria futebolística (!). Ao fim e ao cabo, tudo tudo não vai dar em nada!..
E assim começamos mais uma semana com esse gosto horrivel de pizza requentada na boca...
Brasil, a República da pizza! Culpa dos cozinheiros? Não, a culpa é de quem botou esse pessoal pra tomar conta da nossa cozinha.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

ESPERAR CONTRA TODA ESPERANÇA

De volta a Capital Federal e pedindo desculpas pela ausência de ontem... Aqui também tá frio, mas só de madrugada. Quando o dia vai avançando e o sol se firmando, a temperatura  aumenta um pouco, apesar de que ontem o dia todo foi meio geladinho...
Bem, mas este não é um blog especializado em previsão do tempo não é mesmo?
A sexta feira conclui uma semana de trabalho bastante agitada politicamente. A "comissão da verdade", criada para investigar e passar a limpo os crimes da ditadura miliar, foi instalada, com direito a "choro e ranger de dentes". O choro ficou por conta da Presidenta, Dona Dilma, e o ranger de dentes esteve a cargo dos ministros militares que compareceram, por força da disciplina, a solenidade no Palácio do Planalto. A imagem bíblica a meu ver é muito apropriada para descrever o que se passou na referida cerimônia. Dona Dilma chorou de emoção, e os milicos de raiva...! Ah, que saudade dos velhos tempos em que a gente mandava, prendia, exilava, censurava, torturava e dizia a nação o que era certo e o que era errado!...
Também a partir desta semana, passou a valer a lei que obriga todos os setores governamentais, nos seus mais diversos níveis e instâncias, a abrir os seus "segredos", isto é, a serem transparentes em tudo  aquilo que  realizam, inclusive a declarar os salários dos seus agentes. Nada mais justo, mais democrático do que isto.
Então, amigos e amigas, tenho que reconhecer que estes dias foram dias de glória para o Brasil. Apesar dos pesares (e do meu pessimismo inveterado...), o saldo foi bastante positivo. Vamos esperar com esperança (ops!), ou "contra toda esperança", nas palavras do saudoso Dom Helder Câmara, gigante defensor dos direitos humanos, a quem tudo isso, de um modo ou de outro, faz homenagem afinal.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A ZORRA CONTINUA

Ainda em São Paulo, e com frio... mas sem chuva, pois o sol resolveu dar as caras por aqui na manhã desta quarta feira. 
E a polícia da capital paulista descobriu um  grande esquema de corrupção na administração da cidade. O diretor do órgão encarregado de fiscalizar e liberar grandes construções na Prefeitura ficou rico mui rapidamente, digamos. O homem coleciona dezenas e dezenas de imóveis, inclusive um apartamento por ele comprado "a preço de banana", como se dizia antigamente. Vejam só: um apê cujo valor de mercado era de um milhão e meio, foi vendido por apenas duzentos e oitenta e cinco mil reais. Assim é fácil! Mas agora se sabe que esta transação amigável tinha outros objetivos, ou seja, não foi nada mais nada menos do que um "acerto" entre o dono do imóvel e o gestor público a fim de que a prefeitura de SP liberasse uma isenção de impostos que estava parada há mais de cinco anos.
O problema da corrupção no Brasil, como se deduz desta simples notícia, não se restringe aos altos escalões. A corrupção começa nos andares de baixo, passa pelos andares intermediários até atingir a cobertura. Os sociólogos poderiam afirmar, portanto, que se trata de uma corrupção "sistêmica", isto é, uma corrupção que atinge o sistema como um todo. É a globalização nacional da roubalheira, enfim! Eu roubo, tu roubas, eles roubam, nos roubamos! E fica tudo por isso mesmo.
Chego, então, à conclusão de que precisamos instalar imediatamente uma espécie de CPI permanente no Brasil. Vamos fazer uma grande blitz nesta nação e investigar tudo e todos, de cima pra baixo e de baixo para cima. Alguém em dirá, porém, que existem vários organismos governamentais encarregados de fazer exatamente isso. Temos a CGU, Controladoria Geral da União, os Tribunais de Contas, as corregedorias, etc. Tudo bem! mas apesar disso a zorra continua na administração pública. É tanta esculhambação que ninguém dá conta de combater. E às vezes,s o que é pior, não querem combater...
Cadê aquela tal de faxina ética que a senhora prometeu Dona Dilma?

terça-feira, 15 de maio de 2012

O FIASCO BRASILEIRO

E cá estamos mais uma vez em São Paulo, curtindo um frio de mais ou menos 13 graus (uuuuuuuuiiiiiiii). Mas os paulistanos e as paulistanas agradecem aos céus por este frio e pela chuva fina que está caindo nesses dias porque, segundo eles (e elas...) daqui a pouco começa o tempo da secura e a poluição aumenta e sufoca.
Ao abrir os jornais hoje pela manhã (depois que consegui me livrar das cobertas e da cama bem quentinha...) me deparei com a notícia de que a FIFA considera como "crítica" a situação do Brasil com relação às obras em preparação a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. E é bom ressaltar oq ue todo mundo está vendo: as "obras" se referem apenas e tão somente a construção de estádios de futebol, porque outra coisa não existe. Ninguém ouve falar, por exemplo, de ampliação de aeroportos, terminais rodoviários, ampliação ou melhoria nas linhas de trens ou metrô, emfim, a chmada "mobilidade urbana". Recentemente Dona Dilma anunciou, com pompa e circunstância, aliás, a criação do "PAC da mobilidade urbana" destinando milhões e milhões para esse tipo de obra.
Quem quiser esperar que espere!... Eu, pra ser sincero, só espero e pago pra ver o FIASCO que vai ser estes eventos. E nada mais tenho a declarar, porque tudo já disse aqui em ocasiões anteriores e não quero ficar enchendo o precioso saco dos meus leitores e leitoras (que saco não possuem mas perdem a paciência do mesmo jeito...)
Outra manchete de hoje fala da decisão do Miistro Gilmar Mendes, do STF, liberando o chefão maior da corrupção, o Sr. Carlinhos Cachoeira de depor esta semana na comissão parlamentar de inquérito. Até aqui nenhuma novidade. Os nobres senadores e deputados vão ficar chupando o dedo por enquanto... No Brasil, quem tem grana pra pagar um advogado como Marcio Thomas Bastos dificlmente vai em cana. Cadeia foi feita para os TRES PÊS, ou seja, preto, puta e pobre. Alguem ainda tem duvida? 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

A INCOMPETÊNCIA DAS AUTORIDADES

O Brasil vai receber milhares de visitantes durante a "RIO + 20', a grande conferencia internacional sobre o meio ambiente, no próximo mês de julho. Trata-se de um evento da maior importância, e que coloca o Rio de Janeiro nas páginas dos principais jornais do mundo. Especialistas, ambientalistas de todas as cores e para todos os gostos (!), diplomatas e chefes de estado e de governo de uma centena de países deverão se fazer presentes.
Mas eis que de repente, não mais que de repente, os agentes públicos encarregados de organizar e dinamizar cada vez mais o nosso turismo, descobrem que os hotéis do Rio puxaram o preço de suas tarifas para as alturas, lá na estratosfera mesmo. O resultado, é claro, não se fez esperar muito: várias delegações estrangeiras cancelaram a sua participação no encontro, todo mundo assustado com o horror que são os preços do turismo em terras brasileiras. E aí foi o corre-corre que já estamos acostumados a ver: reunião pra lá, reunião pra cá, na tentativa de reverter a situação.
Esse fato serve para provar o que eu já escrevi neste modesto BLOG, ou seja, de que fazer turismo no Brasil é muito caro, caríssimo até. Hoje em dia é mais barato pegar um avião e ir passear na Europa, ou mesmo aqui perto, na Argentina, do que se aventurar pelo país a fora. Os hotéis, já que estamos falando sobre eles,  cobram preços salgados, e o atendimento nem sempre é de boa qualidade.
O Governo Federal criou o Ministério do Turismo e a essa altura a gente fica sem saber, de fato, para que serve. Todos nós sabemos da importância econômica da atividade turística no mundo moderno Parece, entretanto, que as autoridades brasileiras se acomodam vendo o bonde da história passar e nada fazem para consertar esse estado de coisas. 
De qualquer sorte, ninguém duvide, a Rio +20 e a Copa de 2014 haverão de jogar na nossa cara a burrice dos agentes de turismo (inclusive desse salafrários donos de hotéis...) e a incompetência das nossas autoridades.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

O BRASIL GROSSEIRO

E a semana termina bastante quente em Brasília, nem tanto pelo clima (fez frio a mair parte desta semana) mas pelas lutas político-ideológicas travadas nos bastidores do Congresso Nacional. A Comissão Parlamentar  começou a investigar a zorra do esquema "cachoeirano" (ops!), isto é, os esquemas de fraudes e corrupções as mais diversas do Sr. Carlos Cachoeira, sempre, é claro, em conluio com altas patentes de vários partidos, inclusive aqueles que formam a base aliada. Um dos alvos preferidos nesta semana foi o Procurador Geral da República, que não deixou por menos e acusou os petistas mensaleiros de estarem tentando encobrir os seus crimes jogado uma "cortina de fumaça", tendo em vista que o julgamento final do "mensalão" se aproxima a passos largos.
Bem minha gente, mas nada de política além disso, porque hoje é sexta feira, dia das nossas amenidades.
Quero falar um pouquinho sobre a falta de educação, a falta de um mínimo de gentileza entre nós. Se observarmos o dia a dia das pessoas, no trânsito, nos restaurantes, nos pontos de ônibus, e tantos outros lugares e situações, vamos perceber que a grosseria parece estar invadindo o nosso país. Raramente alguém lhe dá um bom dia, joga o lixo no lixo, estaciona o carro no lugar correto, pára na faixa de pedestre ou cede o assento a uma senhora mais idosa, por exemplo. Fila? Essa quase ninguém respeita mais. Todo mundo quer ter os "seus direitos" considerados como prioritários, esquecendo-se dos direitos dos outros. 
Na pequenas cidades talvez ainda seja possível conviver pacificamente com pessoas mais civilizadas. Porém, nas metrópoles, que se imaginam  "civilizadas" estamos chegando muto perto da barbárie mesmo! A lei que prevalece é a lei do mais forte, a lei de todos contra todos! Meu Deus!
Triste Brasil este Brasil malandro, deselegante e grosseirão. 

BOM FINAL DE SEMANA !
FUUUUUUUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

quinta-feira, 10 de maio de 2012

O MANGUE FEDERAL

Estivéssemos na velha Bahia, eu diria que Brasília, a Capital Federal, é um "mangue". E a palavra aqui não se refere ao mangue geográfico, quer dizer, aquela área de águas meio salgadas, meio doces, com uma vegetação bem específica, aonde proliferam os caranguejos e dezenas de outras espécies. 
Na Bahia de antigamente se usava o termo "mangue" para denominar, além do bioma natural, as casas de prostituição, os famosos "puteiros" que existiam na "Ladeira da Montanha" e no centro histórico abandonado. Por derivação ou por analogia, digamos assim, "mangue" também poderia significar um "estado de coisas" bem esculhambado. Dizer tipo assim: "isso aqui virou um mangue!"... era sinal de que a zorra era total mesmo...
Pois o Distrito Federal é um grande "mangue", certamente muito longe daquilo que os seus idealizadores e projetistas imaginaram um dia. Creio que o Presidente Juscelino deve estar se virando (de raiva) no túmulo a essa hora...  Brasília enquanto cidade-modelo é uma grande frustração.
Ontem os jornais daqui estamparam em suas manchetes a notícia de que 99% das moradias situadas no Lago Norte, uma das áreas mais valorizadas do DF, foram construídas em situação irregular, ou seja, invadindo terrenos de uso público. Com a conivência (no mínimo) dos órgãos do governo, gente graúda foi lá e meteu cerca, construiu piscina, churrasqueiras, quadras de esporte e outras mordomias para uso privado e  privativo, inclusive impedindo o acesso à beira do lago. Simples assim!
Este é apenas um pequeno exemplo do que é Brasília, a nossa Capital. Dizem até que a maioria dos terrenos são assim mesmo, "sem lenço e sem documento"... E o governo diz que não pode fazer nada. As justificativas para deixar tudo como está são as as mais diversas, e todas sem lógica e sem sentido.
O que me deixa chateado é que se se tratasse de um "zé povinho" qualquer, algum representante da nossa amada "Justiça" já teria emitido uma ordem de despejo, a polícia já teria invadido o local e as máquinas derrubado  toda parede que pela frente encontrasse.
É como diz o velho ditado "quem pode, pode!".
Vale tudo neste mangue federal em que vivemos! Vale sobretudo a lei do mais forte.

terça-feira, 8 de maio de 2012

A "JUSTIÇA" AMERICANA

Esses norteamericanos são uma piada mesmo! Na Base Militar de Guantânamo, que por incrível que pareça fica na Ilha de Cuba, bem debaixo dos bigodes do velho Fidel Castro, está acontecendo agora o "julgamento" de meia dúzia de gente envolvida no famoso ataque às Torres Gêmeas, em Nova Iorque (escrevo em português, de propósito, afinal estou no Brasil...). O julgamento entre aspas não passa de uma grande farsa, um jogo de cena pro mundo ver e pensar que, de fato, os Estados Unidos são leais aos seus princípios, digamos, "democráticos", e que os direitos humanos são respeitados em qualquer circunstância. 
E certamente haverá pessoas que acreditam nesta balela. Mas euzinho aqui não caio nesta armadilha não senhor. Um simples olhar para trás, um sobrevoo pelas páginas indeléveis (ops!) da história já seria suficiente
para provar que os americanos do norte jamais deram "prego sem estopa", ou "ponto sem nó"...! Muitos e muitos países da América Latina  -Brasil no meio - já sofreram interferência, quando não intervenção militar direta dos EUA. Sempre que os interesses econômico-políticos do Tio Sam foram contrariados, os seus tentáculos se estenderam sobre nós. E as desculpas, é claro, sempre foram as mais nobres e justas: defender a democracia, restaurar os direitos humanos, etc e tal.
Até os postes de Brasília sabem muito bem o que vai acontecer com os homens que estão sendo "julgados" em Guantânamo. Todo o mundo espera o que já se sabe. Daqui a alguns dias as suas almas voltarão para Alá, com passaporte americano...! ! E os seus corpos torturados serão jogados num lugar qualquer.
Deus, Jeová, Alá... nos livre desta "justiça" então!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

A HORA DE PAGAR A CONTA

Puta merda, que frioooooooooo!
Aqui em Brasília os termômetros marcaram nesta madrugada 12 graus! Para um nordestino que nem eu e outros milhares espalhados por estas cidades do entorno do Distrito Federal, isto significa muito. Ai que saudade do Piauí e daquele calorão de Teresina, a sua capital.
O leitor certamente estará pensando assim: brasileiro reclama de tudo...! E é verdade mesmo.
Mas a semana começa, e esta vai ser inteira e cheia de emoções, penso eu. 
Na França  a esquerda venceu com um tal de François Holande. Porém, os analistas dizem que a vitória se deve muito mais a insatisfação com os diversos cortes e apertos na economia do que propriamente com a questão ideológica. Aliás, é interessante perceber que não só no Brasil mas em todo o planeta, raramente o eleitor vota por um ideal e sim pelo que o partido e os seus candidatos fazem ou pretendem fazer com o bolso do povo.
Tudo bem, mas ninguém se engane: o novo presidente vai ter que se acertar com Dona Ângela, a chefona de bigode, aquela que dá as cartas na Alemanha e murro na mesa da União Européia. Será que os dois vão se entender? A verdade é que na Europa todo mundo tá no maior sufôco, e não vai ser o belo discurso do Sr. Holande que irá reverter a situação. A economia quebrou, e os governos não sabem o que fazer. Países como a Grécia, Portugal e Espanha, por exemplo, gastaram demais, estouraram a boca do balão, e agora, na hora de pagar a conta, querem sair de fininho...  É claro que todo mundo gosta de consumir,de gastar e até de esbanjar, sobretudo depois que inventaram este maldito cartão de crédito (!) O diabo é após algum tempo chega a fatura do dito cujo...
Vamos ver se o novo presidente francês vai conseguir ao menos enrrolar o dono da loja... e evitar o calote e a derrocada total.
UMA ÓTIMA SEMANA PARA TODOS VOCES !

sexta-feira, 4 de maio de 2012

O PAC DO MEIO FIO

Final de semana chegando e todo mundo querendo "sombra e água fresca". Aqui em Brasília, durante as madrugadas e no início das manhãs, faz um frio danado. O calor vai chegando de mansinho na hora do almoço fazendo com que o povo tenha que se livrar de um monte de agasalhos que trouxe de casa, em cima do corpo. Trata-se de um clima meio doido mesmo!
Esta semana foi meio cortada, seccionada pelo meio, devido ao feriado do "Dia do Trabalho". Mas nesse dia muita gente trabalhou, inclusive euzinho aqui. Bom para os políticos que trabalham quando querem e não precisam ficar dando satisfação a quem quer que seja.
Mas nesta "meia-semana" também  foi instalada a famosa CPMI, Comissão Parlamentar Mista, no Congresso Nacional, para investigar os "malfeitos" (só pra lembrar a nossa amabilíssima Presidenta Dilma...) do Sr. Carlos Cachoeira. Vamos ver no que é que vai dar tudo isso. A julgar pelos primeiros movimentos, parece que não existem assim muitos motivos de esperança não.
Em Brasília também um médico psicanalista esculhambou com uma atendente de recepção na porta de um cinema só porque a moça não permitiu que ele furasse a fila. E por ser negra, foi xingada pelo doutor! Na polícia, o covarde negou tudo. Mais uma prova de que a falta de educação anda solta por esse Brasil, especialmente quando se trata de pessoas de uma certa condição econômica. Esse pessoal acha que pode tudo!
E o Governador Agnelo do PT resolveu pintar todos os meios-fios da Capital Federal. As avenidas estão cheias de buracos, ou na melhor das hipóteses remendadas, parecendo mais uma colcha de retalhos. EM compensação, todo mundo agora vê o branco dos acostamentos. Grande obra Senhor Governador! Não sei se faz parte do "PAC da mobilidade", recentemente anunciado, mas de qualquer modo, parabéns! A cidade agradece!
Tenhamos todos um bom final de semana!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

O SERTÃO CONTINUA AO DEUS DARÁ !

E mais uma vez a seca invade o nordeste do Brasil com todo o seu rosário de lágrimas e sofrimentos. Dizem os especialistas que esta, porém, é a pior dos últimos quarenta anos pelo menos. A Bahia, por exemplo, já tem mais da metade do seu território comprometido por causa da estiagem e em muitos lugares falta água até pra beber. Mas não só a Bahia e sim toda a região será afetada mais dia menos dia.
Enquanto isso, a Senhora Presidenta, Dona Dilma, em recente visita a Aracaju, a bela capital de Sergipe, anunciou a criação do "Bolsa estiagem", para socorrer os miseráveis desse sertão a fora. A política do atual governo, portanto, não é assim tão diferente das velhas políticas públicas que foram usadas nos séculos passados. O apoio dos senhores de terra, os antigos coronéis, por outro lado, também é o mesmo. Aliás, as alianças políticas que formam a atual "base aliada" do governo no nordeste brasileiro encontram a sua explicação exatamente neste tipo de apoio. Sem tirar nem por! "Ficou tudo como antes no quartel de Abrantes...!
Até os postes de Brasília sabem que o problema da seca é perfeitamente equacionável (ops!) e existem soluções disponíveis no mercado há muito tempo, soluções estas que para serem implementadas precisariam de decisões políticas apenas. Entretanto, todo mundo sabe também que até hoje nenhum governo "de direita" ou  "de esquerda" teve a coragem de tomar estas decisões em favor do povo nordestino. O raciocínio da classe dirigente é bem lógico e muito simples:
pra que resolver ou amenizar o problema da seca se é justamente ela quem nos garante a sustentação eleitoral desde sempre?
A "solução" do secular problema para o DEM, PSDB, PCdo B, PT, PSB, PMDB e todo este saco de gato, passa pelo velho carro-pipa, distribuição de cestas-básicas e "bolsa estiagem". E assim o nordeste, o sertão, como disse o poeta Gilberto Gil "continua ao Deus dará"... "Mas se existe Jesus no firmamento isso aqui na terra tem que se acabar".
AMÉM !

quarta-feira, 2 de maio de 2012

OPERAÇÃO ABAFA, JAMAIS !

E de repente, não mais que de repente... uma imensa cachoeira se derramou sobre o Brasil assustando a classe política inteirinha. A CPMI, Comissão Parlamentar Mista de  Inquérito, que começa a funcionar efetivamente, segundo consta, nesta quarta feira, aqui em Brasília, promete escarafunchar (ops!) os bastidores de todas as negociatas havidas entre o malfeitor Carlos Cachoeira e vários próceres (ops!) da nação.
Mas a Capital Federal amanhece hoje sob o bombardeio das manchetes jornalísticas, e estas indicam que o Palácio do Planalto já começa a armar uma grande "operação abafa" na já citada comissão. Isso para mim não constitui nenhuma surpresa, muito pelo contrário, uma vez que se trata de uma reação mais do que esperada. O governo, incentivado pelo eterno guru LULA da Silva, botou lenha na fogueira, na tentativa de golpear o PSDB e o que sobrou da oposição. Ocorre que, toda CPMI ou CPI ou qualquer outra investigação por parte do Parlamento é sempre perigosa para o governo de plantão. Esta é uma constatação que conta com o aval de nove entre dez analistas políticos. Além disso, cá pra nós..., o grupo que está no poder (PT=PMDB), a chamada "base aliada", tem tanto rabo de palha que qualquer faísca no rabo do vizinho (e oponente) corre o sério risco de queima-lo também.
Todos nós, cidadãos e cidadãs esperamos que a CPMI exerça o seu papel de investigar e apontar os culpados. O Brasil não vai tolerar mais os disfarces, as desculpas, a sujeira jogada "discretamente" pra debaixo dos tapetes oficiais. Chega de mentiras, demagogias e falsidades! Se isto ocorrer, Dona Dilma perderá a popularidade e a credibilidade que possui até este momento. E não só isto, mas os brasileiros e brasileiras, já cansados, estafados mesmo, de tanta bandalheira e corrupção, sentir-se-ão (ops!) perdidos, "no mato sem cachorro", se coisa acontecer,
REZEMOS !

quinta-feira, 26 de abril de 2012

MAIS UM PAC DA DEMAGOGIA

E aqui em Brasília mais uma festa acontece no Palácio do Planalto para anunciar os mirabolantes planos do Governo Federal.. Desta vez se trata do PAC 2, o PAC da Mobilidade Urbana. O objetivo, em tese, seria prover as grandes cidades brasileiras de modernos sistemas de transporte coletivo, como o metrô,por exemplo, visando a Copa do Mundo. 
Ao longo da cerimônia festiva, é claro, não faltaram os belos discursos e as promessas de sempre. Gente engravatada, a imprensa, os puxa-sacos oficiais e o beija-mão costumeiro. Milhões e milhões de reais foram anunciados com muita pompa debaixo dos aplausos das autoridades convidadas. Belo cenário para mais um ato demagógico que todos nós sabemos, não vai dar em nada!
A Copa se aproxima rápida e perigosamente. Como diria aquele velho locutor esportivo: " O tempo passa e o placar avança"... Enquanto isso... bem, enquanto isso ninguém vê obra nenhuma em lugar nenhum, a não ser os estádios milionários ( superfaturados... pra variar). Ninguém vê construção de novas linhas de metrô, terminais de ônibus, ampliação de aeroportos, novas avenidas, hotéis, etc. Parece até que nada de mais vai acontecer em 2014.
Então Dona Dilma anuncia o PAC 2 e espera que nós brasileiros acreditemos realmente que alguma coisa vai acontecer nos próximos anos. Isto sem contar que o PAC 1 anda emperradíssimo, com menos da metade das obras concluídas pelo Brasil a fora. Mas o dinheiro público, nosso rico dinheirinho, este sim, já foi "concluído", digo, consumido pelas empreiteiras e pelos "Cachoeiras" e todos os "laranjas" da vida.. 
Parece chato insistir nisso, mas quero continuar a bater na mesma tecla: não haverá nada de grande sobras nesta Copa do Mundo. O mais certo mesmo é que a improvisação, os "puxadinhos" (vejam o que estão fazendo em alguns aeroportos neste momento) e  o chamado "jeitinho brasileiro" (horrível) vão prevalecer na última hora. Mas evidentemente tudo isso não deixará de beneficiar os políticos, as grandes empresas e as elites de ontem, de hoje e de sempre. Quem perde sempre é o povo, e isto até os tolos sabem.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS

Aqui em Brasília, Capital do Brasil, os alunos da rede pública de ensino estão sem aulas há quase dois meses. Eu disse DOIS MESES! Os professores reclamam que o Dr. Agnelo, Governador do Distrito Federal, faz pouco caso das suas reivindicações e não dialoga com a categoria. Aliás, diga-se a bem da verdade, professor  é uma categoria "sem categoria"..., uma classe desprestigiada infelizmente. Nem mesmo o tal do "piso nacional" que eleva os salários para pouco mais de mil reais (o que é uma droga de salário ainda) é respeitado e muitos governadores, inclusive do glorioso PT, querem derrubá-lo. Acham que professor está ganhando muito bem.
Nesses dias eu ouvi na Rádio Câmara que um deputado (não me lembro mais o nome de sua excelência) está defendendo um projeto de lei que obrigaria todos os parlamentares e os membros do Poder Executivo a matricularem os seus filhos na escola pública.
Ora bolas, acho que alguém andou copiando numa sessão espírita qualquer uma ideia que eu tinha na cabeça. Ando convencido da necessidade de ver esta lei imperar no Brasil. Sim, porque como diziam os antigos, "pimenta nos olhos dos outros é refresco"...  Os nossos políticos matriculam os seus filhos nos melhores colégios e não sabem (nem querem saber) como é que vai a escola pública. Para quê?  Uma vez garantido o futuro dos MEUS filhos, o eleitor que se dane!
É muito fácil fazer promessas demagógicas e proferir belos discursos dizendo que a educação é prioridade nacional. O diabo é botar na prática tudo isso. Na hora de liberar as verbas necessárias é que agente vê quem mente e quem fala a verdade. Se os políticos tivessem de fato a obrigação legal de matricular a sua prole (ops!) nas escolas do governo, quem sabe a distancia entre a teoria e a prática poderia diminuir.... E eu começaria pelo Dr Agnelo. Talvez neste momento, vendo seus filhos sem aula, em casa o dia todo, com o ano escolar ameaçado, sua excelência  não tomaria providências?
VAMOS APOIAR ESTE PROJETO?
FILHO DE POLÍTICO NA ESCOLA PÚBLICA JÁ !

terça-feira, 24 de abril de 2012

O FIO DE ESPERANÇA QUE NOS RESTA

Neste momento tão difícil da vida pública brasileira, com escândalos que explodem a cada minuto, faz falta um homem ou uma mulher que nos faça enxergar  um fio de esperança que seja. Em meio a tanta desgraça, tanta roubalheira, tanta corrupção, quando o sujeito honesto sente às vezes até vergonha de sê-lo.... , como diria o grande baiano Rui Barbosa, é mais do que urgente acreditar em alguém.
O discurso do Ministro Ayres Brito, ao tomar posse na Presidência do STF, o Supremo Tribunal Federal, semana passada, talvez seja este fio de esperança, uma pequena luz que se acende no final desse tenebroso túnel político chamado Brasil. As palavras do jurista, ao comparar-se a garça que mesmo dançando na lama não se deixa elamear...ou se contaminar... com a sujeira, tem muito a nos dizer. O Presidente do STF fez uso de uma parábola, um inteligente recurso de retórica para dizer o é preciso ser dito, sem dize-lo textualmente. Parafraseando Jesus Cristo: "Quem tem ouvidos para ouvir que ouça!"..., ou na versão popular: "para bom entendedor meia palavra basta". 
Então, a parábola de Ayres Brito pode servir de referência para refletirmos o contexto atual. A Justiça deve jugar com imparcialidade, mantendo-se o mais longe possível do grande mar de lama que invadiu quase todas as camadas da vida pública nacional. A preservação da dignidade, da honestidade e da  honradez é o mínimo que os cidadãos e as cidadãs deste país esperam do Poder Judiciário. Qualquer coisa mal feita, qualquer passo em falso, qualquer deslize ético colocaria mais lenha na fogueira e o Judiciário cairia em descrédito. As consequências seriam fatais porque apagaria de vez aquele fio de esperança que ainda insiste em aparecer no horizonte.
Parabéns ao novo Presidente da nossa corte suprema. A ele vamos dar um voto de confiança. Que Deus o proteja e lhe dê coragem para garantir a sobrevivência deste fio de esperança no Brasil, este Brasil tão grande e tão bonito, mas também tão cheio de políticos pequenos e feios por dentro.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

FAZ-ME RIR !

A Secretária de Estado americana, Sra. Clinton, durante a sua visita ao Brasil  semana passada, declarou que Dona Dilma é um,a referência mundial em termos de combate a corrupção.  Descontadas os elogios protocolares, naturais em qualquer visita importante, é bom salientar que a numero dois da política do grande chefe Obama enganou-se redondamente. Na verdade, a nossa amada presidenta não fez nada além do que "correr atrás do prejuízo", depois que a grande imprensa denunciou os "mal feitos" dos seus excelentíssimos ministros.
Tudo bem, mas o que eu acho engraçado, hilário mesmo, é a reação dos pseudo-intelectuais do Partido dos Trabalhadores. Sim, eu disse pseudo-intelectuais, porque os verdadeiros intelectuais, os homens e as mulheres de pensamento, as pessoas que ajudaram a gestar um modelo socialista para o Brasil dentro do PT, foram embora faz um bom tempo! A honestidade intelectual e o compromisso com as mudanças,mudanças estas que não aconteceram nem haverão acontecer, obrigaram esta gente a abandonar o barco.
E quem ficou afinal? Ficaram os comissionados, os puxa-sacos de ocasião,  aqueles petistas que nunca tiveram qualquer tipo de compromisso real com o projeto político do então partido socialista e popular. Para estas pessoas a vida mudou, inclusive em termos de rendimentos financeiros, pois cada um e cada uma pegou a sua parte na herança ou no espólio do governo. 
Outro dia me deparei com um texto de um desses pseudo-intelectuais, tão insignificante, aliás, que nem vale a pena citar-lhe o nome. Pois bem, o aqui  não citado petista criticava a imprensa brasileira acusando-a de "direitista", "burguesa" e outras coisas mais. Toda a nossa mídia está contra o povo e  a serviço da direita conservadora, etc. Enfim, o velho discurso dos anos 60 e 70 que o PT tão bem manipulava. Segundo o articulista, então, é urgente decretar o "controle social" da mídia, como queria o ex-ministro das comunicações, o Sr. Franklin Martins, teleguiado pelo nosso mestre LULA da Silva.
O que há de engraçado nesse discurso é a falta total de noção dos companheiros petistas. Eles agem como se tudo estivesse andando normalmente, ou seja, como se de fato tivéssemos, hoje, graças ao governo "socialista do PT, um país justo, igualitário, com reforma agrária, educação e saúde de qualidade, etc. e tal Esses loucos querem nos fazer acreditar que a corrupção, o banditismo que tomou conta de Brasília, sob o comando muitas vezes do próprio PT,  não passa de um movimento "de direita" para desestabilizar o governo do povo....
Faz-me rir...

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O PAÍS QUE LÊ POUCO

Hoje é sexta feira, dia mais do que esperado por muita gente que trabalha "de sol a sol" e às vezes na chuva também.E graças a Deus, nem só de falcatruas, ladroagens e corrupção vive a nossa cinquentenária Esplanada dos Ministérios. Termina no próximo domingo, 22 de abril, a Bienal do Livro de Brasília. A grande festa literária está fazendo a festa de milhares de crianças, jovens e adultos que visitam diariamente a exposição e assistem as palestras e shows os mais variados. Uma beleza realmente!
Uma das questões, ou a principal delas, talvez, que está sendo levantada pela Bienal é o fato de que
Uma das questões, ou a principal delas, talvez, que está sendo levantada pela Bienal é o fato de que no Brasil lê-se pouco, muito pouco mesmo. Os índices de leitura da nossa população são extremamente baixos, até mesmo irrelevantes quando comparados aos países desenvolvidos, e até mesmo os chamados "países em desenvolvimento", segundo o jargão dos economistas.  Estamos atrás de muitas nações menores e mais pobres do que nós! Isso não deixa de ser vergonhoso.
Mas agora eu pergunto:
Mas agora eu pergunto: como incentivar a leitura se a gente entra numa livraria e se depara com um livrinho que custa 30, 40, 50 reais? Quem se arrisca a meter a mão no bolso para comprar um livro por esse preço? De certa forma, então, o livro no Brasil virou artigo de luxo, um privilégio para pouca gente. O cidadão comum, o assalariado, não tem condições de adquirir esse produto. Além do mais, vale lembrar que talvez este cidadão nem sequer sinta vontade de entrar numa livraria. Primeiro porque temos poucas lojas de livros, e essas poucas se concentram nas grandes cidades. Bibliotecas públicas? Nem pensar! Governo nenhum se interessa por elas. Não dão votos!... Depois disso, o nosso sistema educacional publico, decididamente caduco e esclerosado, não incentiva a leitura desde a infância, e quem não aprende a gostar de ler quando criança, como é que vai gostar quando chegar a fase adulta?Precisamos de políticas públicas que articulem a parte econômica com a educação, ou seja, menos impostos, mais incentivo a produção de livros a baixo custo, e ao mesmo tempo novos modelos de educação que estimulem o hábito da leitura de todas as formas possíveis.
Um país que não lê, não se entende, não conhece nada nem ninguém,  não se encontra consigo mesmo, não caminha para frente, não vive, vegeta!

BOM FINAL DE SEMANA PRA TODOS VOCÊS !