quarta-feira, 16 de maio de 2012

A ZORRA CONTINUA

Ainda em São Paulo, e com frio... mas sem chuva, pois o sol resolveu dar as caras por aqui na manhã desta quarta feira. 
E a polícia da capital paulista descobriu um  grande esquema de corrupção na administração da cidade. O diretor do órgão encarregado de fiscalizar e liberar grandes construções na Prefeitura ficou rico mui rapidamente, digamos. O homem coleciona dezenas e dezenas de imóveis, inclusive um apartamento por ele comprado "a preço de banana", como se dizia antigamente. Vejam só: um apê cujo valor de mercado era de um milhão e meio, foi vendido por apenas duzentos e oitenta e cinco mil reais. Assim é fácil! Mas agora se sabe que esta transação amigável tinha outros objetivos, ou seja, não foi nada mais nada menos do que um "acerto" entre o dono do imóvel e o gestor público a fim de que a prefeitura de SP liberasse uma isenção de impostos que estava parada há mais de cinco anos.
O problema da corrupção no Brasil, como se deduz desta simples notícia, não se restringe aos altos escalões. A corrupção começa nos andares de baixo, passa pelos andares intermediários até atingir a cobertura. Os sociólogos poderiam afirmar, portanto, que se trata de uma corrupção "sistêmica", isto é, uma corrupção que atinge o sistema como um todo. É a globalização nacional da roubalheira, enfim! Eu roubo, tu roubas, eles roubam, nos roubamos! E fica tudo por isso mesmo.
Chego, então, à conclusão de que precisamos instalar imediatamente uma espécie de CPI permanente no Brasil. Vamos fazer uma grande blitz nesta nação e investigar tudo e todos, de cima pra baixo e de baixo para cima. Alguém em dirá, porém, que existem vários organismos governamentais encarregados de fazer exatamente isso. Temos a CGU, Controladoria Geral da União, os Tribunais de Contas, as corregedorias, etc. Tudo bem! mas apesar disso a zorra continua na administração pública. É tanta esculhambação que ninguém dá conta de combater. E às vezes,s o que é pior, não querem combater...
Cadê aquela tal de faxina ética que a senhora prometeu Dona Dilma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário