quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

QUEM TEM MEDO DA POLÍCIA?

"Quem tem medo dos militares" foi o título que dei ao artigo de ontem, terça feira. Hoje troco apenas a útlima palavra da frase. Os recentes episódios envolvendo a estrutura das polícias civil e militar do Rio de Janeiro assustaram o Brasil. Quem diria que no auge da propaganda de combate aos narcotraficantes, patrocinada pelo governo estadual, com o apoio de Brasilia, um grande escândalo estava acontecendo? Pois é. Enquanto o cidadão assistia na TV as pirotécnicas incursões (ops!) dos policiais nos morros do RJ, outro tanto de policiais "trabalhava em silêncio", roubando armas, drogas, dinheiro e outros "pertences" não somente dos bandidos como também de moradores comuns das favelas invadidas. Nos bastidores do grande espetáculo montado para impressionar a população acontecia um outro show, um show vergonhoso. Agentes da polícia, pagos com o nosso dinheiro, se apropriavam do "patrimônio" dos meliantes (ops!) a quem deviam combater.
A situação é deveras complicada porque termina solapando as bases de uma coisa chamada confiança nas instituições públicas. Ora bolas, temos que convir que polícia é pra cuidar da ordem e garantir a segurança das pessoas. Quando esta mesma polícia se envolve com o crime, então como é que fica? Isso faz lembrar a frase de Jesus: "Se o sal perde o seu gosto, com o que haveremos de salgar? Não serve mais para nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens...!" Parafraseando o Mestre, então, dizemos: quando a polícia perde o seu objetivo, para que serve afinal? No momento em que a população perde a confiança numa instituição tão fundamental para o equilíbrio e a paz social como é a polícia, consequências muito danosas aparecem no horizonte.
É claro que existem políciais bons, honestos, corretos no cumprimento do seu dever. Ótimo!Mas se a "banda podre" não for extirpada rapidamente todo o corpo da instituição corre o risco de perder-se. Tomara, portanto, que os governantes tenham a coragem de fazer isto. Além do mais, a situação dos outros estados não deve ser assim tão diferente desta que encontramos no Rio. A corrupção e a bandidagem estão infiltradas nos aparelhos policiais, ninguém duvide. Resta saber, repito, se os nossos mandatários vão ter peito para enfrentar esta desastrosa (e mais do que perigosa) situação ou se apenas farão "caras e bocas" diante das cameras de TV, enrrolando mais uma vez o povo e deixando pra depois o que deveria ter sido resolvido antes de ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário