terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

DONA DILMA E O NORDESTE

Dona Dilma esteve ontem, segunda feira, em Aracaju (SE), participando do Encontro de Governadores do Nordeste. Esta região,aliás, foi responsável em grande parte pela vitória eleitoral da Presidenta. A sua presença foi considerada assim como uma espécie de "agradecimento aos nordestinos" pelos votos recebidos, muito embora todo mundo saiba que no início de seu governo os presidentes gostem de dar um "tapinha nas costas", uma espécie de afago,talvez um "incentivo moral" aos mandatários do nordeste, recem-eleitos como ele (no caso, ela). Digo "incentivo moral" porque todo mundo sabe também que o "dim-dim", a "bufunfa", o "arame farpado", o "money", a grana não rola durante o evento. Promessas, tudo bem, mas dinheiro que é bom, nada! Suas excelências saem de lá como entraram,ou seja, de bolsos vazios. Não os deles, é lógico, mas os do estado.
Não quero aqui antecipar nada. Somente o tempo, como diziam os antigos, é "senhor da razão". Então vamos esperar pra ver o que é que acontece. Pode acontecer tudo, inclusive nada, como diz a canção.Talvez o governo de Dona Dilma possa ser até melhor do que o de Lula, nordestino da gema. A mulher é muito mais sensível, outra coisa também que todo mundo sabe (ou deveria saber porque sente isto no dia a dia). Dessa forma não podemos perder a esperança.
Os grandes projetos, como por exemplo, a transposição do Rio São Francisco, foram hiper-divulgados pelo governo anterior. Lula tinha orgulho de falar desta obra que, segundo ele, iria ser a redenção do nordeste. Na verdade a obra foi muito questionada em virtude das consequencias que trará no futuro. O ex-presidente, entretanto, não deu ouvidos a ninguém, a não ser, talvez, ao agronegócio, um dos setores mais beneficiados com certeza. Diversos setores da sociedade civil, além da Igreja, tentaram dialogar mas Lula foi irredutível e a obra saiu do papel,embora a essa altura ninguém saiba se vai chegar ao seu final.
As taxas de crescimento da região nordeste ano passado foram superiores a média nacional. Isso  porém não quer dizer que o povo esteja tão bem assim. Embora os imensos bolsões de pobreza tenham diminuido nos últimos tempos, ainda existe muita miséria por lá. Falta muito para o nordeste alcançar níveis sociais e econômicos toleráveis. Saúde, educação, moradia, emprego, etc. são metas um tanto quanto distantes no horizonte ensolarado da região.
Como nordestino também eu espero que Dona Dilma possa honrar os milhões de votos que recebeu do povo nordestino, povo cansado de tantas promessas, enrolado por tantos políticos-coronéis e que a séculos e séculos espera por uma autentica libertação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário