Meus amigos e minhas amigas, com todo respeito, mas cá pra nós, o povo brasileiro é muito mal educado voces não acham? São mal educados os nordestinos, os sulistas, os brancos, os negros, os pobres e a maior parte da classe endinheirada também. A gente percebe isto mais claramente quando passa a conhecer outros países. A impressão é de que estamos num outro planeta! E eu não estou falando aqui somente da Europa ou dos Estados Unidos não. A Colombia, por exemplo, é uma terra aonde não se vê lixo nas ruas ou entulhos de todo tipo jogados em terrenos baldios. Aliás, por lá não existe essa figura do "terreno baldio" não. Essa é uma invenção tupiniquim, é produto "Made in Brazil" !
Com a temporada das chamadas "chuvas de verão" aumenta a incidência da dengue e esta doença é consequência pura e simplesmente da nossa secular falta de educação. Digo secular porque vem desde os tempos do Brasil Colônia, graças a cultura portuguesa da sujeira assumida. Por aqui as pessoas jogam lixo no meio da rua com enorme tranquilidade, como se fosse a coisa mais natural do mundo. No quintal coloca-se todo tipo de porcaria e o terreno mais parece um lixão doméstico (!). Somos gente ou somos ratos afinal?
Outro dia eu estava observando as pessoas que entram nos restaurantes e sem a menor cerimônia pegam o seu prato de comida sem antes lavar as mãos. A maioria parece ter se esquecido desta que é uma regra básica não apenas da boa educação, mas de higiene mesmo. Acho incrível isto! Será que em casa, quando criança, ninguém aprendeu a regra da limpeza?
A dengue (e outras tantas doenças) não poderá ser erradicada se as pessoas continuarem agindo dessa forma. Os orgãos do governo até que se esforçam, mas este esforço será totalmente em vão se não houver a colaboração de todo mundo, especialmente dos famosos "Sugismundos" que vivem por aí. As pessoas procuram o posto médico para se consultar achando que assim resolvem o problema. Mas enquanto isso lá na sua casa a sujeira e a falta de higiene continuam reinando. Não adianta! É preciso tomar consciência de que o problema é de higiene, falta de educação, descaso para com a saúde minha e dos outros, saúde que depende de uma coisa chamada limpeza!
Nenhum comentário:
Postar um comentário