terça-feira, 10 de maio de 2011

O INTERESSE DAS ELITES

Diz o velho ditado que "brasileiro deixa tudo para a última hora". Com relação a Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos, previstos para acontecer em 2016, no Rio de Janeiro, o dito se confirma. Excetuando-se alguns estádios de futebol, cujas obras já começaram, não se vê nenhuma grande construção sendo erguida nesse país.
O que o grande público desconhece muitas vezes, porém, é que essa coisa de "deixar para a última hora" é de extrema importância em se tratando de fazer crescer o lucro das empreiteiras e, consequentemente, de alguns políticos e executivos do governo também. Um exemplo disso foram os Jogos Pan-americanos que aconteceram no RJ anos atrás. A obra foi orçada inicialmente em 300 milhões, mas devido aos atrasos no cronograma saltou para 3 bilhões de reais. Eu disse 3 bilhões! Agora façamos um pequeno esforço de imaginação para sabermos quanto vai custar aos cofres da "viúva" a Copa e as Olimpíadas... Continuemos a imaginar de quanto será a "comissão" a ser embolsada por essas quadrilhas que tem "prerrogativas parlamentares". E a galera dos ministérios, estão nem se fala!...
Se a minha memória não me deixa na mão mais uma vez, acredito que o assunto "empreiteiras" nunca foi discutido seriamente no Brasil. Já faz algum tempo a Câmara dos Deputados constituiu uma CPI para investigar a sua atuação, mas o resultado foi pífio (ops!), ou seja, não deu em nada. Entretanto, qualquer cidadão ou cidadã que possua ao menos 10% de massa cinzenta no cérebro, ao examinar a relação dos doadores de dinheiro para campanhas políticas descobrirá que são elas, as empreiteiras, as campeãs. É lógico que assim seja, uma vez que as grandes obras, de onde brotam minas de dinheiro, são as obras públicas. E no caminho às vezes duro e penoso para chegar a essas minas existem os "facilitadores". Como dizia minha vó, "uma mão lava a outra", nada mais natural, portanto. 
Tenho certeza de que apesar da demora o Brasil vai construir e construir muito até a chegada desses dois grandes eventos esportivos internacionais. Sim, porque existem interesses maiores nisso tudo. Os políticos, os executivos de Brasília, as elites governamentais e os empreiteiros precisam ganhar dinheiro. Com certeza não haverão de perder uma oportunidade como essa. De boba essa  gente não tem nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário