sexta-feira, 20 de maio de 2011

DONA LAURA NA ACADEMIA

           Viajar todos os dias de ônibus no Brasil é triste, mas ao mesmo tempo é divertido também. Digamos que tem lá suas compensações. Ontem Dona Laura (favor não confundir com a Lady Laura do Roberto...), que trabalha na nossa casa faz muitos anos, me contou um pouco das peripécias diárias que vive. Ela mora em Planaltina de Goiás, cidade do chamado "entorno de Brasília". O povo aqui chama o ônibus de "navio negreiro", por causa do sofrimento e da humilhação que seus passageiros têm que aguentar ao ir e vir de casa pro trabalho e do trabalho pra casa, que fora isso ninguém gosta mais de sair.
       Quem não conhece a Capital Federal pode até imaginar que por aqui as coisas caminham bem. Vamos dizer, então, que caminham bem, bem mal! Lembram-se do Sr. Wagner Canhedo, aquele mesmo da VASP, que deixou milhares de ex-empregados na rua da amargura? Pois é, o WC (bem merece estas iniciais...) conseguiu afundar a VASP mas continua muito rico, já que é dono de um grande grupo, a VIPLAN, que possui várias empresas de transporte urbano no DF. Mas o detalhe é que a maioria da frota é sucateada. Dizem que ele comprou algumas dezenas de carros velhos em Goiânia,  mandou "maquiar" as carrocerias e jogou na rua como se novos fossem.
        entra a história de Dona Laura. Segundo ela, os ônibus vivem quebrando e deixando o povo no meio do tempo, com a cara de besta pra cima. Depois de enfrentar filas kilométricas (!), a pessoa, com muita sorte, algum dia consegue achar uma cadeira pra sentar. Ah que bom! Afinal, a distâncias são enormes e tudo é muito longe aqui em Brasília. Mas de acordo com o depoimento de Dona Laura, em cuja palavra confiamos plenamente, a "lata velha" sacode tanto que os bancos se transformam em cadeiras de balanço. O sujeito, é claro, tem que fazer um esforço enorme com os braços e as pernas pra não cair no chão do corredor e passar vergonha. É aí que entram as compensações de que falávamos no início desta crônica. Ora Dona Laura, se for assim tá bom! Pelo menos a senhora economiza a mensalidade da academia porque já chega em casa devidamente "malhada"! A passagem nesse ônibus devia ser até mais cara, em virtude do "bônus" oferecido pela empresa.
      Um dia a Igreja ainda vai canonizar todo esse nosso povão!
     E vamos rir minha gente, porque às vezes a vontade que temos é de chorar mesmo!.
       Bom final de semana pra todo mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário