Este nosso Senado Federal é uma verdadeira piada (de péssimo gosto,por sinal). Os escândalos se sucedem e a casa frequenta com bastante assiduidade as páginas dos jornais agitando a cena política brasileira no que ela tem de mais tenebroso. Enquanto isso o "coronel" Sarney e sua gangue, perdão, seu grupo político, fazem cara de santinhos e querem posar na foto como se fossem grandes defensores da democracia, da ética, etc. e tal. Mas quem será que acredita realmente nisso?
Por falar em ética, a ultima piada (e das boas!) divulgadas pelo Senado foi a justamente a composição do seu "Conselho de Ética". Dos treze (este numero 13 lembra a você alguma coisa?) senadores indicados para o conselho, pelo menos oito, eu disse OITO, respondem a processos no STF, Supremo Tribunal Federal. É mole ou quer mais? O presidente é nada mais nada menos do que o Senador João Alberto, do PMDB do meu querido Maranhão. Quem é maranhense ou quem já viveu naquele estado e tem um mínimo de informação sabe quem é este senhor. Aliás, João Alberto já presidiu este mesmo Conselho de Ética e foi acusado de ter simplesmente arquivado inúmeras denúncias e processos. Ou seja, já mostrou a sua inoperância!
Existem muitos estudiosos e especialistas em ciência política que afirmam que a instituição Senado é absolutamente desnecessária. Trata-se de uma duplicidade legislativa sem sentido. No atual modelo brasileiro então, nem se fala! Comungo com este pensamento, sobretudo quando penso nas despesas milionárias que estes senhores e senhoras colocam todos os meses para nós os contribuintes pagarmos. É muito dinheiro! Ora bolas, se pelo menos o trabalho de suas excelências resultasse em algum benefício real para o país, tudo bem, ou menos mal. Acontece que nada disso acontece. Ou melhor, acontece sempre o pior! Por menos que a gente espere os senadores e senadoras sempre nos surpreendem fazendo menos ainda.
Não seria este o momento do Brasil se perguntar: para que queremos um Senado Federal? Qual o seu papel afinal? Mas é claro que ninguém do governo aqui em Brasília tem interesse em responder, nem muito menos em perguntar! E tudo continuará do jeito que sempre foi. O grande Sarney com o seu bigodão solene e seu terno alinhado seguirá como chefe supremo desta fábrica de piadas por nos sustentada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário