Talvez o fato político mais importante destes últimos dias, depois da visita do Obama, foi o lançamento de um novo partido, o PSD, tendo à frente o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kasab, ex-DEM. A "festa" foi em Salvador, onde o Vice Governador do Estado, Oto Alencar, juntamente com um bom grupo de prefeitos e vereadores baianos, também aderiu a esta nova agremiação política.
Tudo bem. Mas a questão que se coloca (e que preocupa muito, por sinal) é que as oposições pouco a pouco vão se desfigurando e perdendo a sua força no Brasil. Daqui a um tempo vai ser difícil encontrar neste país quem queira dizer qualquer coisa contra o "sistema" PT=PMDB. Vai ficar todo mundo de boquinha fechada, e naturalmente "comendo" no prato do governo e "mamando nas tetas da viúva", aquela que nós sustentamos. Os petistas aprenderam muito rapidamente, por sinal, o que significa ter uma "boquinha" na Esplanada dos Ministérios e seus arredores... Seus "professores", as velhas raposas do PMDB, estão todos contentes com este rendimento "escolar".
O Kasab parece que se cansou de ficar sempre do lado de fora, de não ser convidado a participar do "esquema" federal. Na verdade ele está pouco se importando se o DEM vai morrer ou não. O prefeito não quer ser contra o governo porque não tem competência nem caráter oposicionista. Ora bolas, no lado das "boquinhas" tudo é mais fácil. Então é muito simples, funda-se um partido sem cor, sem bandeira, sem porra nenhuma a não ser o desejo, o afã de chegar junto de quem tem a poderosa caneta das nomeações e a brilhante chave dos cofres da nação. Aliás nem podemos chamar o "novo" PSD de partido propriamente dito. Não passa de uma farsa, como a grande maioria dos partidos políticos brasileiros. Isso explica tudo meus senhores e minhas senhoras! Não existe ideologia mais neste país. Todos querem abocanhar sua parte no espólio da "viúva".
Meu medo é de que estejamos caminhando para consolidar este "sistema", o sistema de um partido só: o PIP, Partido do Interesse Próprio. Nada mais triste!
Nenhum comentário:
Postar um comentário