sábado, 19 de março de 2011

OBAMA CHEGOU, E DAÍ?

Excepcionalmente escrevemos hoje, sábado, para falar do assunto principal (e bota principal nisso) do final de semana. Esta também é uma forma de "compensar" os nossos queridos leitores e leitoras, uma vez que falhamos bastante ao longo desta semana que está acabando. Digamos que isto seja um "bonus"...
O Obama chegou minha gente! Milhares de milicos, um aparato fenomenal de segurança foi montado pra receber o presidente dos EEUU. Além de ruas e avenidas, até bares e igrejas foram fechadas para nã "perturbar" o mandatário mais importante do mundo. O que nos parece engraçado (pra não dizer triste) é que quando se trata de proteger a população em geral, esta gente que não dispõe de carro oficial nem nada, a polícia some de vista. Na rodoviária aqui de Brasilia, por exemplo, aos domingos ninguem procure um policial porque não tem nem pra remédio.
Mas o que haverá por detrás dos belos e emocionantes discursos que Dona DIlma e Obama vão fazer hoje e amanhã? Que repercussão terá este falatório? Mudarão as relações entre Brasil e Estados Unidos daqui pra frente? Tudo indica que não. O tempo vai passar e os confetes se dissiparão. O "beija-mão" ficará na memória das autoridades sempre desejosas por dez minutos de fama... Além disso nada mais! A questão do protecionismo americano com relação aos produtos agrícolas que exportamos para lá, por exemplo, continuará sem solução. O etanol (combustível) sofre muito com essa sobretaxa imposta pelos ianques.  Lembremo-nos também que na terra do Tio Sam as coisas não estão assim tão bem não. O desemprego é grande, maior do que o nosso e economia ainda não saiu da crise.
Por uma questao de boa educação, o povo brasileiro vai receber o presidente americano. Tudo bem. Mas não venham com delírios nem sonhos de babaca. Obama não é nenhum santinho e sabe muito bem o que quer. Nós também sabemos, faz tempo... Apesar de tudo, o império ainda é império e sua fome de poder ainda é a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário