E aqui estamos, pela Graça de Deus e insistência nossa. Tudo bem! Começamos a semana um tanto quanto indignados com a manchete do "Correio Brasiliense" desta segunda feira: "Brasil em festa". O assunto (ainda) era a visita do Presidente dos Estados Unidos que aconteceu neste final de semana. O jornal, em tom quase bajulador, diga-se de passagem, enaltece de maneira especial o discurso de Obama no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Em nenhum momento, porém, fala dos protestos silenciosos que ocorreram em várias partes do Brasil.
Uma dessas manifestações tinha pouca gente, mas o seu significado era muito grande. Os parentes e amigos dos mortos naquele acidente com o avião da GOL derrubado por um jatinho que seguia em direção aos EEUU, vestidos de preto, traziam cartazes pedindo a devida punição para os pilotos americanos, responsáveis pela tragédia. Para quem não sabe, esses "caras" ainda não foram levados a julgamento e vivem "numa boa", como se nada tivesse acontecido. Por outro lado a justiça brasileira também não parece estar assim tão interessada no assunto não. E todo mundo sabe, inclusive os americanos, que os pilotos do "Legacy" foram os causadores do acidente. Como dizia minha avó, "quem morreu foi quem perdeu a vida"..
Sincera e honestamente não estamos enxergando motivos para essa euforia do "Correio" e de outros tantos jornais. Que vantagens trouxe a visita de Obama para nós? O que foi que mudou efetivamente? Os Estados Unidos, historicamente, ajudaram o Brasil em quê? Neste momento o que podemos esperar do "Tio Sam"? Quem precisa mais de quem? Encerrada a seção dos "rapa-pés" e "beija-mãos", depois que a banda parar de tocar o que vai sobrar de tudo isso?
Mas a visita do Presidente deixou para a crônica dos fatos pitorescos deste nosso país um episódio marcante: a segurança de Obama tentou revistar um grupo de Ministros de Estado, inclusive o Sr. Edsom Lobão. Perguntas que não querem calar: 1) Será que quando a Dona Dilma for visitar a Casa Branca nossos seguranças vão poder fazer a mesma coisa com o pessoal de lá? 2) A tarefa de revistar o Lobão deveria ter sido feita a muito tempo, mas não pelos americanos e sim pela PF brasileira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário