O dia amanheceu triste aqui em Brasilia porque o tempo fechou. E eu não me refiro somente a briga do PMDB com o PT em busca de maiores fatias de poder não. Falo do clima mesmo. Céu cor de chumbo, vento forte e um pouco de frio também. Para complicar ainda mais as coisas -segundo a velha teoria de que "nada existe de tão ruim que não possa ser piorado um pouco mais"- temos o "horário de verão", que nos obriga a acordar antes das galinhas mais madrugadoras. Paciência!
As chuvas na região serrana do Rio são o principal assunto dos jornais hoje em todo o Brasil. Quase 300 pessoas já morreram soterradas ou afogadas mesmo. A situação é caótica e revela o que todos os brasileiros já estão carecas de saber: não existem projetos de prevenção contra estas catástrofes. Então, todos os anos a gente assiste o mesmo filme na TV e lê as mesmas manchetes nos jornais. Ano passado, por exemplo, em Angra dos Reis, mais de uma centena de moradores e turistas perderam a vida por causa dos deslizamentos de terra. O governo prometeu ajuda financeira para construir um sistema de proteção das encostas. Resultado, até agora, um ano depois, menos da metade desse dinheiro chegou e as obras prosseguem a passos de cágado. A "burrocracia" é o que mais atrapalha. Parece que a grana só costuma chegar rápido quando o seu destino é o bolso de certos políticos!...
Podem me chamar de maluco, pessimista, maquiavélico e coisa e tal, mas eu tenho a impressão de que para certos governantes esses desastres são um prato cheio. Hoje mesmo a nossa Presidente Dilma vai pegar um helicóptero e vai sobrevoar as regiões atingidas. Logo após essa "inspeção", certamente ela, o Sr. Governador, os senhores prefeitos, deputados, vereadores, etc. pousarão para as lentes dos fotógrafos e cinegrafistas. Prometerão mundos e fundos! Todo mundo vai fazer cara de tristeza. Alguém até derramará uma lágrima (de crocodilo...) pelos mortos e desaparecidos. Depois disso, quem vai "desaparecer" serão eles (e elas), os políticos. Aguardem para 2012 um novo capítulo dessa mesma (e triste) novela.
Fala sério, isto é ou não é uma palhaçada?
Nenhum comentário:
Postar um comentário