A semana começa com uma mancha preta (sem preconceito...) sobre o mar do Brasil. O fato é que a empresa petroleira americana Chevron, fez uma autêntica "cagada" na chamada Bacia de Campos, no litoral do Rio de Janeiro, derramando óleo e devastando a biodiversidade de grande parte da região. Os prejuízos são incalculáveis. E o pior, e o mais triste, é que as medidas tomadas pela empresa para tentar remediar o problema foram simplesmente ridículas, Por exemplo, a técnica obsoleta de jatear areia sobre a mancha de óleo traz como resultado a morte de tudo (ou quase tudo) o que existe no fundo do mar.
Depois, e somente depois, que a imprensa "botou a boca no trombone" foi que os órgãos governamentais se mexeram. Fala sério minha gente! Agora a Polícia Federal abriu inquérito para apurar as responsabilidades, o IBAMA pretende aplicar pesadas multas e até os nobres deputados em Brasília querem abrir uma CPI para investigar o caso. Enquanto isso a mancha vai avançando por cima e por baixo do nosso lindo mar. A natureza chora e os gringos dão de ombros e fazem de conta que está tudo bem, que foi apenas um "erro de cálculo", nada mais.
Não quero que ninguém pense que sou um cara preconceituoso, uma espécie de "americanofóbico" (ops!). Entretanto, não posso conter a minha indignação quando vejo que os filhos e filhas do Tio Sam ainda possuem a mesma mentalidade de antigamente, isto é, de pensar que o Brasil é uma "república das bananas", uma terra de ninguém. Quem não se lembra do acidente com o aivão da Gol na Amazônia, derrubado criminosamente por um jatinho conduzido por dois pilotos americanos? Dezenas de vidas se perderam! No meio da noite os gringos desligaram os aparelhos do avião, pensando, talvez, que pelo simples fato de estarem no espaço aéreo de um país subdesenvolvido, sem regras, sem leis, sem nada, eles, os donos do mundo, estavam isentos de obedecer até mesmo aqueles procedimentos básicos da aviação. E qual foi o resultado do processo judicial? Até agora, nada vezes nada! Só conversa mole pra boi (brasileiro) dormir!
A julgar por esses fatos, me parece que a pretensão do ex-quase-futuro Presidente LULA da Silva de projetar o Brasil como um grande país (a oitava economia do mundo!) está comprometida. Enquanto não nos dermos ao respeito, os gringos não nos respeitarão também!
Nenhum comentário:
Postar um comentário