Existirá, porventura, ainda, um comunista honesto? Digo isto porque agora o PCdo B aparece na TV com este discurso todo bonitinho (mas ordinário, como diria o saudoso Nelson Rodrigues) achando que os cidadãos e cidadãs deste país vão engolir. Os "camaradas" apelam para a tradição do seu partido, os fortes vínculos (ops!) com a classe operária, as lutas contra a ditadura, etc e tal. Dizem que a ideologia é a mesma, os objetivos são idênticos e que nada mudou. Será que nada mudou mesmo?
Além disso, o PCdo B bate forte na mídia e chama os grandes veículos de "direitistas". Só faltou dizer que são os gringos, os agentes da CIA comandados pelo Pentágono, que estão querendo derrubar o governo brasileiro, este governo "de esquerda" e "popular" por excelência. Apelam também para os escândalos do governo FHC, como se isto pudesse aliviar a culpabilidade (ops!) de quem está no poder hoje em dia. É como se nas entrelinhas estivessem querendo dizer assim: "tudo bem, nós roubamos, mas a direita roubou mais do que nós!"...
Mas, como explicar, meus ilustres "camaradas", porque foi que o PCdo B cresceu 300% desde o início do governo Lula da Silva? Que milagre foi esse, uma vez que comunista que é comunista sempre se declara ateu? Este crescimento repentino certamente não foi por causa da bela cor dos olhos dos seus líderes, nem muito menos por simples simpatia popular ao "programa" do partido. Teve dinheiro sim, muito dinheiro envolvido neste processo "natural" de inchamento do partido. E o "esporteduto", como a mídia "direitista" tem chamado, foi o grande responsável. Alguém ainda tem dúvida?
Ai, que saudade dos meus velhos, bons e honestos (quem sabe, ao menos nas intenções) comunistas do passado. Que saudade daqueles discursos inflamados contra a burguesia nojenta, das passeatas, do quebra-quebra que havia de vez em quando. Que saudade do tempo em que a gente sabia o que era "direita" e o que era "esquerda". Que saudade daquela esperança tão forte e tão bonita que pulsava nos nossos corações juvenis!
Dá até vontade de chorar...!
Nenhum comentário:
Postar um comentário