quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O POVO É O VERDADEIRO HERÓI !

O sol voltou a brilhar na Capital da República, finalmente! Mas ontem a noite, tomando banho debaixo do chuveiro meio frio meio quente, fiquei ouvindo a Rádio Senado e o discurso do Senador Eduardo Braga, ex-governador do Amazonas. Ele falava emocionado e parece que derramava até lágrimas (de crocodilo?...) referindo-se a inauguração de uma ponte sobre o Rio Negro, em Manaus, obra de mais de 1 bilhão de reais, em solenidade que contou com as ilustres presenças da Presidenta Dilma e do ex-quase-futuro- Presidente Lula da Silva, nosso mestre e nosso guia poderoso, amém, aleluia!.
Primeiro eu fiquei me perguntando: quanto será que sobrou para o bolso do Senador E.B. nessa história toda? Por simples e despojado amor por sua terra eu penso que não foi. Depois, uma  outra perguntinha "inofensiva":  que diabos o Lula estava fazendo por lá? Tudo bem que a obra teve início durante a sua gestão, mas se não aprendi errado nas aulas de Direito Administrativo, nos dois únicos anos em que alisei os bancos da faculdade de Direito, a administração pública é impessoal, isto é, o agente (ainda que seja o mais alto mandatário (ops!) da República) não pode chamar para si os méritos de nenhuma ação. A ação é feita em nome da coletividade! Por isso a administração, como o próprio nome já diz, é PÚBLICA, e não privada, ora bolas!
Mas no Brasil temos esse (péssimo) costume de privatizar o público e de fazer propaganda pessoal como se o dinheiro da obra saísse do próprio bolso, ou seja, de cumprimentar os outros com chapéu alheio, como diziam os antigos. Os governantes fazem tudo para dar a impressão de que estão  sendo sacrificados no altar do povo, como se fossem verdadeiros heróis, quando na verdade nada mais fazem (e quando fazem!) do que cumprir com as suas obrigações, mínimas, às vezes. E o pior é que o nosso povo, o verdadeiro herói da história, é quem paga a conta (e o pato muitas vezes!) e vai para as praças aplaudir esses mentecaptos (ops!).
Mas não se preocupem que isso tudo pode ser apenas o começo de novos capítulos... O Lula se prepara para voltar. Aliás, nem se sabe se de fato ele chegou a sair mesmo de cena. Deus que nos proteja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário