Na quarta feira da semana que se foi, milhares de brasileiros e brasileiras foram às ruas para protestar contra a corrupção, esta peste que assola o país. Apesar do apoio muito tímido por parte da grande mídia em geral, as manifestações chamaram a atenção para o fato de que é preciso urgentemente mobilizar as pessoas, os cidadãos e cidadãs, pois não se pode continuar assistindo assim, de braços cruzados, a este triste show de roubalheira que permanece em cartaz nos palcos deste nosso Brasil varonil. Aliás, lembrei-me agora do famoso "espetáculo do crescimento" e do seu garoto-propaganda (ops! que esse termo já nem se usa mais..), LULA da Silva. Hoje o que se vê na verdade é o "espetáculo da corrupção".
Mas a coisa que me chama particularmente a atenção neste movimento é que ele prescinde (ops!) das estruturas partidárias. De fato, aqui no Brasil se repete o que aconteceu recentemente no Egito, só para citar um exemplo. Em Brasília, ao longo da passeata, debaixo de chuva, alguns agentes "infiltrados" com bandeiras de partidos (inclusive do PT e de outros partidos da famigerada "base aliada", foram vaiados e convidados a se retirar. Mesmo os partidos pequenos, aqueles da esquerda tão radical quanto superada como o PSOL e o PSTU, não foram considerados de forma nenhuma.
Outro fato interessante e singular a ser destacado é que a mobilização popular não foi convocada através dos métodos, digamos assim, tradicionais ou ortodoxos (ops!) e sim com o apoio das chamadas "redes sociais". Incrível! Não houve distribuição de panfletos, colocação de cartazes ou anúncios nos jornais e revistas, carros de som, etc. Isso tudo parece mesmo coisa do passado...! As novas formas de comunicação tiraram de casa as multidões revoltosas. E ninguém tenha dúvida de que daqui para frente vai ser assim. É claro que prever exatamente o que vai acontecer o futuro não se pode, embora muita gente ainda esteja tentando (e enganando os trouxas...). Mas tudo leva a crer que essas novas tecnologias poderão ser a maneira definitivamente mais rápida e mais prática de levantar a poeira da cidadania empurrando os políticos e seus esquemas superados para fora do jogo. Sim, tem algo de novo no ar. E os políticos safados que se cuidem!
Olá Plutarco
ResponderExcluirVocè sempre, com comentários nota 1000
Parabéns rapaz. Tenho muito orgulho de fazer parte da sua Lista de amigos
Um beijo no seu coração
Angelica