sexta-feira, 28 de outubro de 2011

BRASÍLIA NÃO É BRASÍLIA

Sexta feira e eu estou viajando pelo norte do Brasil. Mudança de ares faz bem...! A semana em Brasilia foi pesada mesmo. Aliás, que me perdoem os nativos desta cidade, a capital federal, mas Brasilia é uma cidade meio triste e pesada. Parece que as obras arquitetônicas que foram reconhecidas como patrimonio cultural da humanidade são bonitas de se ver em fotografias, mas de perto não impresionam tanto. Sei lá, talvez seja uma simples questão de gosto estético, que como todos os gostos... não se discute...  cada qual tem o seu.
Mas Brasilia na verdade não é Brasilia, ou pelo menos não é somente Brasilia, esta que todo mundo conhece, que nem o Corcovado, o Elevador Lacerda, em Salvador da Bahia. Sim meus amores, Brasilia é o povão que mora em Ceilandia, Gama, Aguas Lindas, Sobradinho, Planaltina e mil e um lugares do chamado "entorno", o grande anel que cerca o Distrito Federal. E todo esse povo vive em função do serviço publico ou do comercio. Milhares de pessoas que lutam pela sobrevivencia a sombra do poder.
Entao Brasilia neste sentido também é a cara do Brasil, com todas as suas disparidades sociais. Tem gente fina, gente rica, e gente pobre, gente trabalhadora, gente esquecida. Tem hospitais sofisticados pra quem pode pagar, e tem hospitais publicos caindo aos pedaços, pra que vive de teimoso que é. Tem escolas excelentes para os "filhinhos de papai" e tem escolas do governo pra consolidar a ignorancia da pobreza. Tem largas avenidas pra quem anda de carro e tem sucatas andantes (onibus) pra peaozada se espremer que nem sardinha enlatada.
E olha que estou escrevendo essa cronica longe de Brasilia! Talvez olhando de fora seja melhor  mesmo. A distancia crítica no ajuda a ver com mais propriedade e argúcia (ops!). Porém, não quero que voces pensem que euestou falando mal da cidade que me acolheu acerca de um ano atrás. Não é nada disso, por favor! Cada cidade (e eu já morei em várias cidades brasileiras, grande e pequenas) tem lá suas características, seus defeitos e suas qualidades. De Brasilia, então, os defeitos eu já localizei. As qualidades ainda estou a procura.
Um bom final de semana pra todo voces!
E obrigado pela companhia !

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

NARIZ EMPINADO

E o ENRROLANDO SILVA se foi!
O diabo é que o Palácio do Planalto dá sinais de que o Ministério do Esporte vai continuar com o PCdo B, ou seja, as moscas serão trocadas mas a m.... seguirá sendo a mesma! E aqui eu peço perdão aos leitores e leitoras pelo meu, digamos, exagero vocabular (ops!).
Bem, e por falar em perdão, o que eu vejo nesse e em outros tantos escândalos de corrupção, é que em nenhum momento, repito, em nenhum momento, o partido e os  políticos surpreendidos no exercício da roubalheira oficial veem a público para dizer: erramos! Ou pelo menos para tentar esclarecer com um mínimo de humildade a situação. Nenhum líder mostra a cara e declara que sim, que houve algo que, de fato, merece reprovação, que a direção partidária não concorda com isso, etc. Pelo contrário, mantem-se a impáfia (ops!), a soberba, o nariz empinado o tempo todo, até que, mais dia menos dia, a casa cai e alguém resolve puxar a descarga. Então, meus senhores e minhas senhoras, é m.... pra todo lado! Perdão novamente pelo uso desta vulgaridade...
A descrença com relação a classe política, na verdade, não é um fenômeno exclusivo do Brasil. Em várias partes do planeta os cidadãos e cidadãs que sustentam o estado com o suor do seu rosto, estão a reclamar. Parece que a cada dia cresce mais esta onda de insatisfação mundo a fora. E as chamadas "redes sociais"  estão dando a maior força no sentido de mobilizar as pessoas, sobretudo os jovens. Ruas e praças estão cheias de gente protestando contra as sacanagens dos políticos. Aqui mesmo em Brasília, debaixo da minha janela, no começo da Esplanada dos Ministérios, passam quase que diariamente centenas e às vezes milhares de pessoas levando bandeiras de protesto contra alguma coisa, mas em qualquer que seja a "coisa", a classe política sempre está metida.
De qualquer maneira, seja lá como for, as mudanças de que o Brasil necessita passam obrigatoriamente pelas  urnas. Enquanto o voto for uma moeda de troca, nada mudará. Enquanto houver currais eleitorais e voto de cabresto, tudo continuará como antes. Se o eleitor não se conscientizar de que em suas mãos está boa parte do destino desta nação, seguiremos sendo assaltados, estuprados, violentados por uma cambada de salafrários (ops!) que se escondem debaixo de siglas partidárias. 
Tenho dito!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O POVO É O VERDADEIRO HERÓI !

O sol voltou a brilhar na Capital da República, finalmente! Mas ontem a noite, tomando banho debaixo do chuveiro meio frio meio quente, fiquei ouvindo a Rádio Senado e o discurso do Senador Eduardo Braga, ex-governador do Amazonas. Ele falava emocionado e parece que derramava até lágrimas (de crocodilo?...) referindo-se a inauguração de uma ponte sobre o Rio Negro, em Manaus, obra de mais de 1 bilhão de reais, em solenidade que contou com as ilustres presenças da Presidenta Dilma e do ex-quase-futuro- Presidente Lula da Silva, nosso mestre e nosso guia poderoso, amém, aleluia!.
Primeiro eu fiquei me perguntando: quanto será que sobrou para o bolso do Senador E.B. nessa história toda? Por simples e despojado amor por sua terra eu penso que não foi. Depois, uma  outra perguntinha "inofensiva":  que diabos o Lula estava fazendo por lá? Tudo bem que a obra teve início durante a sua gestão, mas se não aprendi errado nas aulas de Direito Administrativo, nos dois únicos anos em que alisei os bancos da faculdade de Direito, a administração pública é impessoal, isto é, o agente (ainda que seja o mais alto mandatário (ops!) da República) não pode chamar para si os méritos de nenhuma ação. A ação é feita em nome da coletividade! Por isso a administração, como o próprio nome já diz, é PÚBLICA, e não privada, ora bolas!
Mas no Brasil temos esse (péssimo) costume de privatizar o público e de fazer propaganda pessoal como se o dinheiro da obra saísse do próprio bolso, ou seja, de cumprimentar os outros com chapéu alheio, como diziam os antigos. Os governantes fazem tudo para dar a impressão de que estão  sendo sacrificados no altar do povo, como se fossem verdadeiros heróis, quando na verdade nada mais fazem (e quando fazem!) do que cumprir com as suas obrigações, mínimas, às vezes. E o pior é que o nosso povo, o verdadeiro herói da história, é quem paga a conta (e o pato muitas vezes!) e vai para as praças aplaudir esses mentecaptos (ops!).
Mas não se preocupem que isso tudo pode ser apenas o começo de novos capítulos... O Lula se prepara para voltar. Aliás, nem se sabe se de fato ele chegou a sair mesmo de cena. Deus que nos proteja!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

QUE SAUDADE DOS COMUNISTAS DO PASSADO

Existirá, porventura, ainda, um comunista honesto? Digo isto porque agora o PCdo B aparece na TV com este discurso todo bonitinho (mas ordinário, como diria o saudoso Nelson Rodrigues) achando que os cidadãos e cidadãs deste país vão engolir. Os "camaradas" apelam para a tradição do seu partido, os fortes vínculos (ops!) com a classe operária, as lutas contra a ditadura, etc e tal. Dizem que a ideologia é a mesma, os objetivos são idênticos e que nada mudou. Será que nada mudou mesmo? 
Além disso, o PCdo B bate forte na mídia  e chama os grandes veículos de "direitistas". Só faltou dizer que são os gringos, os agentes da CIA comandados pelo Pentágono, que estão querendo derrubar o governo brasileiro, este governo "de esquerda" e "popular"  por excelência. Apelam também para os escândalos do governo FHC, como se isto pudesse aliviar a culpabilidade (ops!) de quem está no poder hoje em dia. É como se nas entrelinhas estivessem querendo dizer assim: "tudo bem, nós roubamos, mas a direita roubou mais do que nós!"...
Mas, como explicar, meus ilustres "camaradas", porque foi que o PCdo B cresceu 300% desde o início do governo Lula da Silva? Que milagre foi esse, uma vez que comunista que é comunista sempre se declara ateu? Este crescimento repentino certamente não foi por causa da bela cor dos olhos dos seus líderes, nem muito menos por simples simpatia popular ao "programa" do partido. Teve dinheiro sim, muito dinheiro envolvido neste processo "natural" de inchamento do partido. E o "esporteduto", como a mídia "direitista" tem chamado, foi o grande responsável. Alguém ainda tem dúvida?
Ai, que saudade dos meus velhos, bons e honestos (quem sabe, ao menos nas intenções) comunistas do passado. Que saudade daqueles discursos inflamados contra a burguesia nojenta, das passeatas, do quebra-quebra que havia de vez em quando. Que saudade do tempo em que a gente sabia o que era "direita" e o que era "esquerda". Que saudade daquela esperança tão forte e tão bonita que pulsava nos nossos corações juvenis!
Dá até vontade de chorar...!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

FAXINA GERAL, AMPLA E IRRESTRITA !

A semana começa com tempo fechado em Brasília. E eu aqui não me refiro somente a climatologia (ops!) não. O tempo na Esplanada dos Ministérios está realmente fechado, sobretudo no Ministério do Esporte, onde a qualquer momento chegará a notícia da demissão "voluntária" do Sr. Orlando Silva. Como todos os outros ministros e altos dirigentes do Governo flagrados "com a boca na botija",ou seja, metendo a faca na bolsa da viúva, isto é, surrupiando o nosso rico dinheirinho... - se é que me explico- o Orlando esbravejou pra lá e pra cá jurando santa inocência, mas não vai dar pra segurar por muito tempo não. Se não existem provas cabais (ops!) contra ele, no mínimo o quase-ex-Ministro foi conivente com a roubalheira que se estabeleceu debaixo do seu nariz. Só mesmo um idiota poderia negar isso.
Entretanto, é bom que se faça justiça. E fazer justiça neste caso seria estender as investigações a TODOS os ministérios, empresas estatais, autarquias, fundações, cortes judiciais, etc. e fazer, de fato, uma faxina geral, ampla e irrestrita. Sim, porque até o pessoal que vende lanche nos calçadões da Esplanada sabe muito bem que o que aconteceu no Turismo,  nos Transportes, no Esporte, etc. é uma prática comum no governo. E não apenas neste mas em todos os anteriores. A sorte, porém, esteve do lado de Lula da Silva, entendendo-se por "sorte", dentre outras coisas, o "Programa Bolsa Família", que encobriu a bandalheira generalizada que foi a sua gestão.
Fazer uma  faxina desse tipo, ampla, geral e irrestrita, no entanto, equivaleria a um golpe de estado. Não sei se o país suportaria, depois de tantos anos (séculos?) de uma prática de corrupção que já foi quase que incorporada a própria cultura verde-amarela botar no banco dos réus velhos caciques políticos, líderes-donos de partidos, ministros do Judiciário, etc,. e tal.
O problema maior do Brasil neste momento é a crise ética. E queira Deus que a inflação pare de subir, caso contrário, desconfio que nem o "Bolsa Família" será capaz de segurar o povão. De barriga cheia ninguém (ou quase) ninguém reclama. Os políticos podem roubar o que quiserem. Agora, na hora em que o cidadão chega em casa e não tem nada pra colocar no prato, aí então a coisa muda de figura e  "o bicho pega" direitinho! 
Deus tome conta de Dona Dilma (e de nós também, sobretudo)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A GENTE VAI LEVANDO

Mais um dia de chuva e muito frio na Capital Federal. O povo bota mil peças de roupa sobre o corpo e vai à luta. Os nordestinos, que são maioria por aqui, digamos que não são muito chegados ao clima gelado, mas se acostumam com tudo nesta vida. O sofrimento, a necessidade de sobreviver e o amor pela vida fazem milagres realmente.
Passei agora pela chamada "Rodoviária do Plano Piloto", por onde passam, aliás, milhares de pessoas dos estamentos sociais (ops!) mais baixos, ou das "classes mais humildes da sociedade", como se dizia ingenuamente no passado que já vai longe. Ali na rodoviária, que na verdade é um grande terminal urbano idealizado nas origens de Brasília e atualmente maltratado, a gente cruza com a peãozada mesmo. Ali está o povo que vem do entorno de Brasília, lugares tão longes, bem perto do fim do mundo. As multidões chegam de ônibus, todos lotados, sujos e mal conservados, verdadeiras sucatas que aqui no Distrito Federal proliferam sob as fuças dos governantes.  Na rodoviária corre apressado pra lá e pra cá o povão que trabalha, que rala de sol a sol (ou de chuva em chuva...), os benditos eleitores, tão cortejados pelos políticos em época de eleição e dos quais eles (os políticos) rapidamente se esquecem depois que elas (as eleições)  passam.
Bem minha gente, mas hoje é sexta feira, e malgrado (ops!) o frio e a chuva, estamos felizes porque chegamos vivos a mais um final de semana. Sim, viver no Brasil é sempre viver "perigosamente", equilibrando-se na gangorra da inflação que está subindo... Por isso cada semana é mais ma etapa vencida, uma vitória parcial conquistada, afinal. E nós brasileiros felizmente temos este sentimento de esperança dentro do peito. Somos o povo mais otimista do planeta, sem dúvida! E o famoso "jeitinho brasileiro" pode ser interpretado também positivamente, por que não? Por pior que seja o estado atual das coisas, há sempre uma piada a ser feita, um sorriso maroto estampado na cara, uma cervejinha no boteco da esquina, uma conversa fiada com os vizinhos... E como dizia o grande Chico Buarque "a gente vai levando..."
Bom final de semana pra todos voces! Quem tá no frio se proteja, quem tá no sol se bronzeie e aproveite!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

DEPUTADO, PROCURE UM OCULISTA !

Faz um frio medonho no começo desta manhã de horário de verão aqui em Brasília. E o Sr. Orlando Silva, quase-ex Ministro dos Esportes, continua na geladeira. Se bem que (e apesar de) a famigerada "base aliada" do governo, seguindo as orientações do Palácio do Planalto, fez todo esforço do mundo para tentar blinda-lo dos ataques da fraca oposição na Câmara e no Senado. Isso já era esperado.
Aliás, está se tornando uma rotina no governo da Dona Dilma, pois o ritual é sempre o mesmo, ou seja, a imprensa levanta a acusação, o Ministério Público (que na maioria das vezes parece dormir um sono eterno...) corre atrás do prejuízo, o Ministro acusado faz juras e mais juras de santa inocência e então vai ao Congresso "prestar esclarecimentos". Fosse um "João ninguém", ia mesmo era pra delegacia tomar cacete e dizer o que sabia e o que não sabia (!), mas como se trata de uma " excelência"... tudo bem!
Mas no caso da "visita" do quase-ex Ministro Orlando aos senhores deputados e senadores, o que me chamou a atenção foi a intervenção de um deputado do PMDB, delegado licenciado da Polícia Federal, que declarou em alto e bom som "não ver nos olhos do Ministro dos Esportes o olhar de alguém que tivesse recebido propina", etc. Com o seu "profundo" e "científico" conhecimento do crime, o deputado isentou de culpa o depoente. Está liberado, sentenciou! Olha minha gente, não sei se essa história é pra rir ou pra chorar. Será que o delegado estava usando óculos escuros e por isso mesmo enxergava pouco? Ainda não operou a catarata? Também não sei quem é mais ridículo, se o delegado ou se sou eu que ainda acredito na boa fé de pelo menos uma meia dúzia de políticos do nosso Brasil. Francamente!
A verdade é que, "olhando nos olhos", quero crer, sobrará pouca gente na Esplanada dos Ministérios hoje em dia. E são poucos os dirigentes públicos que teriam coragem realmente de "olhar nos olhos" dos cidadãos e cidadãs desse país. Morreriam de vergonha, pois nada teriam a dizer, pois muito pouco ou quase nada  fazem em favor do povo.
E por fim  uma sugestão para este deputado "experiente" no reconhecimento de criminosos e delinquentes: marque uma consulta urgente com o seu oculista!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O ESPORTE DA ROUBALHEIRA

O céu amanheceu triste, cor de chumbo, aqui em Brasília.
E por falar em chumbo (e grosso), tudo indica que o Excelentíssimo Sr. Ministro dos Esportes, Orlando Silva (nada a ver com o famoso cantor-seresteiro do passado...) já não poderá desfrutar do camarote "Vip", ou até mesmo da tradicional "Tribuna de Honra" (geralmente ocupada por homens sem honra alguma, diga-se de passagem...) durante a Copa do Mundo de 2014. O dito cujo foi pego "com a boca na botija", isto é, roubando descaradamente os cofres da viúva, ou seja, e locupletando (ops!) do dinheiro público. Então, mais um ministro terá sua cabeça cortada nos próximos dias. E os motivos são os de sempre. 
Na verdade, o que a revista VEJA denunciou em suas páginas o povo brasileiro já sabe. Ora faça-me o favor! Ministérios como o da pesca, turismo, integração nacional, cidades, igualdade racial, esportes, etc. foi o "jeitinho brasileiro" que o nosso grande guru, LULA da Silva, encontrou para acomodar essas quadrilhas de políticos que o PT prefere chamar de "base aliada" do  governo. Quem observar direitinho, vai perceber que essas estruturas foram criadas para não fazer nada mesmo. Aliás, todas esses ministérios não passam de escritórios centrais dos partidos com a única finalidade de arrecadar dinheiro e desvia-lo para as cúpulas partidárias (ops!) e seus militantes de alto cacife. São verdadeiros matadouros onde se sacrifica a "vaca" milionária chamada  verba pública em favor de determinados grupos (máfias) políticos. O escândalo patrocinado pelo Sr. Orlando é apenas um pequeno exemplo.
Mas a pergunta que eu continuo fazendo é esta: por que é que Dona Dilma não faz uma reforma administrativa e acaba logo com essa farra de ministérios? Será que em nome disso que os PeTistas costumam chamar de "governabilidade" o Brasil deve continuar assistindo a tantos escândalos de corrupção e roubalheira sem poder fazer nada? A Presidenta e todos nós estamos condenados para sempre a termos que suportar todo este peso? Continuaremos a pagar impostos e a sacrificar nossas vidas, a vida dos nossos filhos para que esse bando de ladrões dê o seu apoio ao governo?

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

OS POLÍTICOS SAFADOS QUE SE CUIDEM

Na quarta feira da semana que se foi, milhares de brasileiros e brasileiras foram às ruas para protestar contra a corrupção, esta peste que assola o país. Apesar do apoio muito tímido por parte da grande mídia em geral, as manifestações chamaram a atenção para o fato de que é preciso urgentemente mobilizar as pessoas, os cidadãos e cidadãs, pois não se pode continuar assistindo assim, de braços cruzados, a este triste show de roubalheira que permanece em cartaz nos palcos deste nosso Brasil varonil. Aliás, lembrei-me agora do famoso "espetáculo do crescimento" e do seu garoto-propaganda (ops! que esse  termo já nem se usa mais..), LULA da Silva. Hoje o que se vê na verdade é o "espetáculo da corrupção".
Mas a coisa que me chama particularmente a atenção neste movimento é que ele prescinde (ops!) das estruturas partidárias. De fato, aqui no Brasil se repete o que aconteceu recentemente no Egito, só para citar um exemplo. Em Brasília, ao longo da passeata, debaixo de chuva, alguns agentes "infiltrados" com bandeiras de partidos (inclusive do PT e de outros partidos da famigerada "base aliada", foram vaiados e convidados a se retirar. Mesmo os partidos pequenos, aqueles da esquerda tão radical quanto superada como o PSOL e o PSTU, não foram considerados de forma nenhuma.
Outro fato interessante e singular  a ser destacado é que a mobilização popular não foi convocada através dos métodos, digamos assim, tradicionais ou ortodoxos (ops!) e sim com o apoio das chamadas "redes sociais". Incrível! Não houve distribuição de panfletos, colocação de cartazes ou anúncios nos jornais e revistas, carros de som, etc. Isso tudo parece mesmo coisa do passado...! As novas formas de comunicação tiraram de casa as multidões revoltosas. E ninguém tenha dúvida de que daqui para frente vai ser assim. É claro que  prever exatamente o que vai acontecer o futuro não se pode, embora muita gente ainda esteja tentando (e enganando os trouxas...). Mas tudo leva a crer que essas novas tecnologias poderão ser a maneira definitivamente mais rápida e mais prática de levantar a poeira da cidadania empurrando os políticos e seus esquemas superados para fora do jogo. Sim, tem algo de novo no ar. E os políticos safados que se cuidem!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O RALY DO CORONEL

Um oficial da Polícia Militar, comandante de um batalhão aqui em Brasília, resolveu participar de um "raly". Até aí tudo bem, nada de mais. Acontece que o carro, desses 4X4 que custam uma pequena fortuna, pertence ao batalhão, ou seja, o supra citado comandante queria fazer sucesso e pousar de atleta rodando pelas estradas esburacadas e desafiando a natureza a bordo de um veiculo do governo. E o combustível certamente seria custeado (ops!) também pelo erário (ops!) público. A sorte (nossa) foi que alguém desconfiou do carro todo "adesivado" para o raly e denunciou ao "Correio Braziliense". Palmas para quem denunciou e para o jornal também pela coragem de publicar.
Voces se recordam do velho coronel Sarney, amigo do Lula desde criancinha,  que recentemente usou um helicóptero do Governo do Maranhão para se deslocar até sua ilha particular?. Depois que foi pego "com a boca na botija", ou seja, com  a bunda no banco do aparelho voador (ops!), declarou em alto e bom som, pra todo mundo ouvir, que isso faz parte da "liturgia do cargo" e que ele, na qualidade de Presidente do Congresso Nacional, tinha direito a essas e outras mordomias oficiais.  O caudilho maranhense quase que dizia assim: "não é que eu queira não, mas como sou um homem importantíssimo para o Brasil, sou obrigado a aceitar esse tratamento diferenciado".
Já comentei aqui neste blog a questão da desfarçatez (ops!) e mesmo da cara-de-pau com que os nossos dirigentes, em qualquer que seja o escalão, usam as coisas públicas como se privadas fossem. Este é o caso do coronel da PM de Brasília. O que este coronel fez foi apenas repetir um comportamento anti-ético (e muitas vezes criminoso) que desde Pedro Álvares Cabral é praticado nessas terras tupiniquins. O conceito que se formou ao longo dos séculos neste país é este: quem toma conta das coisas que pertencem ao estado pode usar e abusar delas, inclusive para uso privado, familiar, etc.  
Agora voces poderiam me perguntar: e daí? O Sarney, o coronel e tantos mais, serão punidos por se apropriarem da coisa pública e usarem em benefício próprio? É claro que não! Enquanto o Brasil for o país do "jeitinho", das "confrarias" e das "bases aliadas", nada vai ser apurado, e ser for apurado o resultado será o arquivamento. E se houver CPI acabará em pizza, que é o prato que os nossos parlamentares mais gostam. 

terça-feira, 11 de outubro de 2011

SINDICALISMO COMO PROFISSÃO

A greve continua. Grande parte dos funcionários dos Correios e dos bancos, sobretudo os oficiais, ainda estão de braços cruzados. Patrões e empregados conversam de lá, conversam de cá, mas não chegam a um acordo. a Justiça Trabalhista, com a sua morosidade de sempre, marca audiências e nada se resolve. Enquanto isso, pra variar, o povão sofre nas filas imensas que se formam todos os dias nas lotéricas. Quem quiser pagar contas ou fazer depósitos, por exemplo na Caixa Econômica Federal (êta banco vagabundo esse!), tem que enfrentar a maratona de ficar uma ou duas horas na fila. E ainda bem que existem as casas lotéricas!
Ninguém duvida das razões nem questiona o direito que todo trabalhador tem de fazer greve. Mas quando se trata de serviços essenciais como é o caso dos Correios, dos bancos, do  transporte público, dos serviços de saúde, da segurança, etc. trabalhadores e patrões deveriam tentar esgotar todas as possibilidades de diálogo e de consertação (ops!) para evitar que o País fosse prejudicado. Sim, porque ao contrário do que pensam os sindicalistas, com a greve todo mundo perde, mas quem perde mais é o povão, uma vez que a corda quebra sempre do lado mais fraco, é claro. 
No momento em que se fala tanto de reforma politica, talvez fosse oportuno discutir também o papel dos  sindicatos. Não dá mais pra aceitar a forma como se faz sindicalismo no Brasil. Virou uma farra! Ser diretor de sindicato hoje em dia é uma profissão, e muito bem remunerada por sinal. Recolhe-se um dia de salário de cada trabalhador, sindicalizado ou não, e nunca se sabe aonde vai parar tanto dinheiro. Então, parece que organizar a  greve, fazer greve é a função principal. É como se a greve fosse o motivo pelo qual existe o sindicato "da categoria". Fora disso não se pensa em mais nada.
Repito, não sou contra a greve enquanto direito legítimo do povo trabalhador. Porém, sou contra uma certa "banalização da greve" que acontece nos dias atuais.  A greve historicamente sempre foi o último dos últimos recursos, quando se esgotavam todas as possibilidades de diálogo. Fazer greve no início das negociações não é justo. Se os sindicatos existem apenas e tão somente para isto, aí então é preciso pensar numa profunda reforma. O povo trabalhador quer ganhar salário justo e quer ver a ampliação dos seus direitos, coisas que nem sempre esse tipo de greve banal consegue. Muito menos o sindicalismo como profissão.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ASSALARIADOS DO BRASIL, REZAI !

A semana começa com o refresco de uma chuva fina que cai mansinha mansinha sobre a Capital Federal. Mas ao contrário destas águas de outubro, a inflação parece que não vem assim tão mansa não. O povo já está sentindo na pele (no bolso) as consequências do monstro inflacionário que sempre assustou os brasileiros, como de resto os habitantes todos do planeta. Todo mundo tem medo da alta dos preços porque isto representa, é claro,  uma ameaça a sua própria sobrevivência. Viver é o mais importante! E por pior que seja o "estado atual das coisas", a verdade é que ninguém quer "bater as botas", não é mesmo?
Na "Folha de São Paulo" deste domingo, 09 de outubro, leio com atenção a matéria principal "Inflação cai neste mês, afirma presidente do BC". Segundo o Dr. Tombini, a inflação será tombada (!). Sim, porque a maldita já atingiu a marca dos 7,3% de dezembro até agora, o maior índice em sies anos. Em resumo, "o bicho tá pegando"... pro lado de Dona Dilma. Meu Deus do céu! Será que a "batata quente" vai cair mesmo na mão da Presidenta? Os bons vento que sopraram durante o governo Lula empurraram o barco pra frente, mas agora começam a aparecer no horizonte nuvens escuras e o vento ameaça soprar ao contrário...Isso tudo apesar do discurso triunfalista de Dona Dilma durante esta sua última viagem internacional. A baixinha pintou e bordou em cima da desgraceira em que hoje se encontram vários países da Europa.  Talvez ao voltar pra casa ela seja obrigada a moderar um pouco esse discurso.
Enquanto os políticos cuidam dos seus próprios quintais e os governantes traçam planos mirabolantes (ops!) nos gabinetes acarpetados aqui de Brasília, o custo de vida vai subindo, subindo... Mas o Dr. Tombini afirmou que essa tormenta não vai muito longe não. Aliás, foi sempre assim na história do Brasil: os tecnocratas juram de pés juntos que a inflação não sobe, que os preços vão cair, que isso e que aquilo... O chefe da Nação e do Estado comparece à televisão para tranquilizar a população, etc. Porém, a realidade mostrada nas prateleiras dos supermercados (que se chamam "gôndolas".. não sei porque) atira na cara do povo a verdade nua e crua: os preços sobem, disparam de  um  dia pro outro.  
Eu já comecei a rezar, e muito! Assalariados do Brasil, fazei o mesmo, já!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

BABAQUICES

Mais uma semana vai embora das nossas vidas. E o Steve (Jobs), o gênio que reinventou o celular, o tablet (computador de mão) e o  jeito de ouvir música, já não está mais (entre nós). Como diz o ditado popular-otimista, "passou desta para melhor", supondo, evidentemente, que a vida presente é muito boa, mas "no andar de cima" é ainda superior (perdão pela redundância...) qualitativamente falando (ops!).
O cantor Marrone, da ex-quase-famosa dupla breganeja (!) "Bruno & Marrone" esculhambou com as mulheres brasileiras durante a realização de um show (de quinta categoria, aliás) nos Estates of America. O dito cujo desacatou o mulheril mostrando assim que esse negócio de parecer "bonzinho" perante a grande mídia só vale quando se está em terra pátria, ou seja, por aqui, palavras doces e beijinhos para conquistar o público, mas lá fora solta-se o verbo! Eu particularmente achei foi bom! Vamos ver se agora as brasileiras tomam vergonha e não aplaudem mais esses babacas.
E por falar em babaca, tem um famoso (e bota famoso nisso) adolescente fazendo um "tur" pelo Brasil e amealhando (ops!), é lógico, alguns "trocados". Eu sinceramente ainda não sei o que é que esse garoto tem de mais. Será o corte de cabelo? Trata-se de um grande talento mesmo? Pura babaquice! Ora, mais babaca ainda é quem se dispõe a passar noites ao realento, aguardando na fila a hora do show desse pilantrinha. Fala sério galera! Nada a ver! Se bem que hoje em dia o sucesso pode acontecer por qualquer bobagem, qualquer idiotice e até por descuido. Mulheres gostosas fazem sucesso quando mostram a bunda na TV e nas revistas. E tem também a seção de pseudo-humor, do tipo "Pânico" e "CQC", cuja graça é esculhambar com todo mundo o tempo todo. Que falta nos faz a inteligência da turma do "Casseta e Planeta" !
Mas hoje é sexta feira, e o sol voltou a dar as caras aqui em Brasília depois de dois dias com alguma chuva e um  friozinho gostoso pra dormir.
Recomendo o filme "Homem do futuro", com o meu conterrâneo Wagner Moura, o maior ator brasileiro na atualidade. Tudo o que ele faz é bom. E tem a grande qualidade (rara hoje em dia) de não ser exibicionista nem "midiático" ou deslumbrado. Wagner é uma joia rara no atual cenário de pobreza artística.
Bom final de semana pra voces!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

QUEM PODE, Ipod

Morreu o JOBS, criador do Ipod e por aí vai. O câncer, doença que iguala ricos e pobres, o levou. JOBS se foi, mas deixou a sua marca indelével (ops!) sobre a face/facebook da terra, terra que nunca mais será a mesma depois de suas fantásticas invenções. Este realmente foi "o cara", o homem que nos fez saltar para o futuro, um futuro já presente no agora de tantas máquinas maravilhosas literalmente ao alcance das mãos.
Enquanto  isso Dona Dilma faz seu passeio pela Europa.. Ela pode com o seu Ipod ! E quem está podendo (e muito) é a FIFA que agora quer meter goela abaixo do povo brasileiro uma série de exigências absurdas, como por exemplo a revogação de leis que concedem meia entrada nos estádios de futebol para estudantes e pessoas idosas. 
Aí eu pergunto respeitosamente aos senhores e as senhoras, pode uma coisa dessas? Ipod? Pode não! O que esse pessoal deseja mesmo é aumentar o faturamento da Copa do Mundo, montanhas de dinheiro que depois serão consumidas pela máfia do futebol mundial que se esconde por detrás dessa instituição chamada  FIFA. Na verdade a FIFA é apenas uma espécie de nome-fantasia, empresa-laranja criada para bancar a máfia e seus crimes, que por sinal, sempre ficaram impunes. Isso vale também para o Brasil com a sua CBF Confederação Brasileira de Futebol, braço verde-amarelo da máfia internacional que é comandada a anos e anos pelo Sr. Ricardo Teixeira. Esse é outro que pode!
Olha meu povo, por via das dúvidas, eu já botei minhas barbas de molho (embora não as tenha...). Tô doido que chegue logo 2014 pra ver como é que tudo isso vai ficar. Será que Dona Dilma e os nossos administradores vão rasgar a Constituição assim , na cara de pau mesmo? Os parlamentares haverão de permitir tal absurdo? E o povo, reagirá? Diante do impasse entre o governo brasileiro e a FIFA, quem vencerá a queda de braço? Dona Dilma, dando uma de machona (leva jeito...), vai mostrar, de fato, que quem manda e quem pode é ela e não a máfia futebolística (ops!) internacional? Estas e outras perguntas anseiam (ops!) por uma resposta. Quem viver verá ! E ao contrário do JOBS que se foi, eu quero estar ainda por aqui só pra ver o final eletrizante dessa história. Se Deus quiser e o meu dinheiro suficiente for pra comprar, vou acompanhar tudo pelo meu Ipod. 
Quem pode pode, quem não pode se sacode (e alisa a barba do bode)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

BRASÍLIA FEDE

De volta a Brasília fui recebido por uma chuva maneirinha maneirinha, água fina e gostosa, dessas que a gente fica doido pra se molhar. Seja muito bem vinda, oh chuva de outubro, primavera mais do que feliz para o povo desta terra estorricada pelo sol inclemente que tudo devora. Agora sim, podemos respirar mais e melhor.
Sobre as nuvens, voando de volta pra cá, deparei-me com uma reportagem da VEJA a respeito das falcatruas do velho cacique ("dono" do Maranhão..) e as suas estreitas ligações com o Poder Judiciáro brasileiro. Apesar de conhecer este senhor faz muitos anos, confesso que me surpreendo ainda com a sua capacidade de penetrar em todas as esferas do poder e conquistar para o seu grupo (melhor seria dizer "quadrilha"...) tudo qanto deseja. Ele quer, ele manda, e todo mundo obedece. Que segredos macabros este Sarney esconde só Deus sabe! Um dia saberemos, se vivos estivermos até lá, é claro. O que todo mundo está careca de saber neste país é que entra ano e sai ano, entra governo, sai governo, nasce o papa, morre o papa, desce o dólar, sobe o dólar, ministro entra, ministro sai, economia com inflação ou sem ela, o diabo do homem permanece de pé com o seu bigodão! Vade retro !!!
E o mais engraçado (e triste) da reportagem é o relato de que numa festa de casamento (gostaria de saber quem foi o padre... ou o bispo que presidiu a cerimonia...)do filho do Ex-ministro do STF, Sepulveda Pertence, que por mera coincidência é o presidente de uma tal de "Comissão de ética pública", montada pelo Palácio do Planalto, os convivas foram brindados com um regalo: frascos de lança-perfume para melhorar a "qualidade" da diversão. Fosse na minha c asa ou na sua, a essa altura do campeonato estaríamos mofando no xilindró, na cadeia nojenta de uma delegacia qualquer. Isso é que eu chamo de "ética pública"... o resto é resto.
A sem-vergonhice das nossas elites não tem tamanho realmente. Meus amigos e minhas amigas, vou dizer uma coisa pra vosmecês: Brasília fede, fede pra caramba! Tanto asim que eu vou sair agora pra comprar uma máscara e me postar diante do Congresso Nacional em sina de protesto. Antes porém, vou solicitar dos três poderes (como aprendi incentemente na escola), Executivo, Legislativo e Judiciário, que me paguem um gordo salário. E por favor não se esqueçam de trazer também o meu frasco de lança-perfume pra que eu possa me divertir um pouco nas horas de tedio.