segunda-feira, 13 de junho de 2011

VIVA SANTO ANTONIO !

                   Estou em Salvador, na Bahia de Todos os Santos, dentre os quais não me incluo certamente, apesar de nela ter nascido e vivido até os 25 anos de idade.
                   Hoje é dia de Santo Antonio, de Lisboa ou de Pádua, coisa, aliás, que para nós baianos nenhum importância tem porque ele é festejado de igual forma. E o mais interessante é que na Bahia o santo é mais celebrado "em particular", isto é, sem grandes apoios da Igreja oficial. Claro que existem grandes igrejas e centenas de capelas dedicadas a Santo Antonio, mas é sobretudo no meio do povão, nas casas da periferia que se reverencia este frade milagroso.
                 Assim é que hoje fui acordado pelo pipocar de fogos em louvor a Antonio. Daqui a pouco vou celebrar também na Igreja de Santo Antonio da Barra, um dos lugares mais lindos que Salvador tem para mostrar ao mundo. A Igreja mais parece uma capela, erguida sobre um monte, debruçando-se sobre as águas da Baia de Todos os Santos.
               Ali na Barra a gente vê todo o sincretismo religioso da Bahia, pois o povo do candomblé fica na porta da Igreja saudando a multidão dos devotos, fazendo suas rezas, cantando e dançando, abençoando as pessoas com banho de pipoca ou de plantas do seu ritual. Tudo hoje é muito democrático, ninguém briga nem discute, pois Santo Antonio merece ser louvado por todo mundo, independente de qual seja o sue credo. 
              Santo Antonio destacou-se pelo amor aos pobres, este mesmo povo lascado que hoje o reverencia e pede a sua proteção. E pobres ainda existem, e muitos aqui em Salvador da Bahia. É só andar pelas ruas principais da cidade, nem precisa ir aos bairros fincados lá no fim do mundo. A capital da Bahia hoje é uma cidade suja, quebrada, abandonada, vítima de um prefeito incompetente. Toda vez que retorno a minha terra fico triste ao ver que o seu rosto está desfigurado. Graças a Deus (e a Santo Antonio...) as pessoas que nos visitam ficam tão encantados pela beleza das nossas praias e da geografia da cidade que fazem "vistas grossas" ao caldeirão de miséria que se encontra em cada esquina. E depois tem a ginga, a graça, o sorriso e o bom humor do povo também. Isso tudo faz a diferença!
             Que Santo antonio nos proteja e nos livre desse prefeito e devolva a Bahia o que ela perdeu nestes ultimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário