Hoje, não vou falar de política, embora este seja o meu assunto predileto. Vou comentar brevemente, como sempre, aliás, uma matéria que li ontem na "Folha de São Paulo". Na Capital da Argentina já existem cerca de 50 Km de ciclovias e agora a Prefeitura começou a desenvolver um projeto muito interessante para incentivar ainda mais a população de Buenos Aires a usar este veículo de locomoção. Trata-se de uma rede de postos aonde o cidadão e a cidadã podem tomar por empréstimo uma bicicleta e sair pedalando pela cidade. A iniciativa não é inédita porque na Europa, por exemplo, o uso da bicicleta nos grandes centros urbanos já existe e recebe todo o apoio do governo. Isto sem falar da China e da Índia, cuja população se desloca basicamente com o uso deste meio de transporte.
No Brasil, a bicicleta é muito usada no interior, em trajetos curtos, mas nas capitais e cidades maiores a preferência é pelo carro mesmo. O resultado disso são os congestionamentos gigantescos, a poluição e o estresse nosso de cada dia. Por outro lado, não existem grandes projetos para beneficiar o transporte público, o que incentiva cada vez mais a utilização do automóvel. Além do mais, o transporte coletivo, na maioria das metrópoles brasileiras é de péssima qualidade. Quem pega ônibus todo dia sabe do que eu estou falando aqui. As pessoas realmente não têm opção, e quem possui uma certa condição financeira, ainda que com muito sacrifício às vezes, decide pela compra de um carro.
Eu quero ter vida e saúde para ver como é que vamos ficar daqui a uns 20 ou 30 anos. Quase todas as nossas capitais estão abarrotadas de veículos e ninguém fala em mudar esta situação. A indústria automobilística, é lógico, quer vender sempre mais e mais. Enquanto vivemos espremidos nos engarrafamentos cotidianos, nossa saúde se desgasta, a poluição só aumenta e não se vê os governos tomarem nenhuma providência. Estão esperando que o desastre aconteça, que as cidades fiquem engessadas, paralisadas completamente.
Infelizmente no Brasil, como diz o velho ditado, a gente só fecha a porta depois de roubado! Tomara que o ladrão venha de carro e pegue um engarrafamento no caminho...
Nenhum comentário:
Postar um comentário