Ainda estou no Rio de Janeiro, mas nem mesmo as belezas estonteantes (ops!) desta "Cidade maravilhosa" me impedem de olhar a desgraceira em que se transformou a nossa política.
Então, abro os jornais de manhã bem cedo e vejo que a cachoeira (de denúncias) continua jorrando... Foi criada uma CPI em Brasília para investigar as ligações do Sr. Cachoeira, chefe do crime organizado em Goiás, com líderes políticos e administradores públicos não só de Goiás mas do Brasil inteiro, ao que parece. O contraventor,antes conhecido apenas nas altas rodas sociais da República, mas agora um "líder de audiência" na mídia de todo o país, parece que vai levar de roldão (ops!) muita gente grande. Isto se a CPI for pra valer, o que niguém pode assegurar a essa altura do campeonato. Pode ser que tudo não passe de um "fogo de palha", uma coisa que se faz hoje a amanhã logo se olvida.
O que me chama a atenção é a desfarçatez (ops!) e o cinismo que continuam a caracterizar o cenário político brasileiro. Sobre a defarçatez e o cinismo, creio eu, estão assentadas as bases da nossa vida política, e não é de hoje. Todos posam de "homens probos", dignos, honestos, sérios... e todos querem o melhor para o país. Os discursos são lindos e comoventes. Mas de vez em quando as máscaras caem e o que fica é ara de monstro, a verdadeira face. A pele de cordeiro se desmancha e o lobo feroz se apresenta de verdade.
Sabem de uma coisa? Eu sonho com o dia em que todas as máscaras sejam retiradas. Sim, porque o caso do Sr. Cachoeira é apenas um pequeno exemplo, uma espécie de "amostra grátis" das artimanhas, dos conluios e das inpumeras maracutaias que certamente existem de norte a sul do Brasil. O senador Demóstenes Torres, dessa forma, não pode ser condenado sozinho porque a fila em que ele entrou é enorme. Esta fila se instala desde muito tempo na porta dos chefes do crime organizado, dos empreteiros, dos banqueiros, etc. Ela percorre a Esplanada dos Ministérios, passa pelo Congresso Nacional e entra solenemente na praça dos três poderes.
Portanto, não é Demóstenes e Cachoeira que estão a merecer uma CPI, é o Brasil que precisa de uma enorme, de uma gigantesca Comissão de Inquerito, pra que seja passado a limpo.
Então as máscaras todas cairão e a farsa se acabará!
Nenhum comentário:
Postar um comentário