E como dizia o poeta Giberto Gil, "O Rio de Janeiro continua lindo". Escrevo estas linhas (agora não mais se escreve, digita-se!) diretamente do Bairro do Botafogo, depois de f azer o meu cooper na praia do mesmo nome. Portanto, senhoras e senhores, agora estou com o cooper feito (ops!). Existiria por acaso cenário mais perfeito para uma corrida senão este cartão postal da enseada de Botafogo com o Pão de Açúcar ao fundo, etc. e tal?
A gente corre e nem se lembra de cansar!
O "Rock in Rio" domina a cidade, mas não toda a cidade: o Rio é maior! Tem praia, teatro, música, cinema e diversão para todos os gostos (e bolsos também). Aqui a vida, assim como eu, acorda bem cedo e corre, corre muito! O Rio é um coração gigante que pulsa forte todo dia e o dia todo. Existe um "astral", um clima diferente, um "sei lá o quê", um troço esquisito (e gostoso) que não se vê geralmente em outros lugares, a não ser em Salvador, irmã siamesa daqui desta cidade. Não é a tôa que entre as duas sempre existiu (e existirá até o fim dos tempos) uma certa rivalidade. Quem é a mais bela? Qual das duas tem o povo mais alegre e cortês (ops!) ? E a pergunta que até hoje ninguem respondeu corretamente: aonde foi que o samba nasceu, na Bahia ou no Rio de Janeiro? Muitas cabeças pensantes perderam noites e mais noites de sono debruçadas sobre pilhas gigantestcas de papel e rios de tinta já correram para dissertar (ops!) sobre o tema, mas a verdade verdadeira é que até a presente data ninguém conseguiu finalizar a questão e o debate.
Persiste a dúvida cruel pairando sobre os ares da velha Bahia e sobre a Cidade que de tão Maravilhosa que é, segue em frente sem se importar muito com isso. O importante é sambar! E o baiano descarado aceita, convida pra tomar "uma" e a discussão acaba em samba, suor e cerveja (com muita mulher pelo meio também, é óbvio).
Bom final de semana para voces que talvez não tenham tido a mesma sorte que eu de estar aqui. Mas pra tudo tem um jeito nesta vida. Em assim sendo, prometo que no final da tarde, comtemplando o azul do mar, haverei de tomar um choop em Ipanema com forma singela de homenagear os meus amigos e amigas que estão em Brasília de modo especial (ô cidade triste meu Deus!...).
Viva o Rio ! Viva a Bahia ! Viva a alegria de estar vivo! Enquanto houver o mar, o sol, o céu, a brisa, e um pouco de saúde, esperança temos que ter!
PS.- E um pouco de cerveja gelada também, que ninguém é de ferro, ora bolas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário