Alguém já disse que às vezes a mentira repetida e repetida como se verdade fosse, acaba sendo considerada verdade mesmo.
No programa da Ana Maria Brega (quero dizer, Braga....), semana passada, o ex-jogador Sócrates, com a cara mais limpa desse mundo (ainda não tinha bebido naquele dia...) , disse que não é um alcoólatra, e que a bebida é apenas e tão somente um "companheiro" que o ajudou a vencer a timidez (!). E realmente, não existe timidez que resista a um "goró", umas "canjibrinas", a três ou quatro doses da "mardita", e seja lá que diabo de nome se dê às bebidas alcoólicas. Para o Dr. Sócrates, que esteve com o pé na cova um dia desses, tudo parece normal.
Mas existem muitas outras mentiras nesse País do faz de conta. O Governo afirma que o Brasil estará prontinho da silva para receber e sediar a próxima Copa do Mundo. Enquanto isso, o Sr. Ministro da Educação, apesar dos últimos índices do ENEM apontarem para a existência de uma profunda crise no Ensino Médio, veio a público declarar que não é nada disso, e que houve até melhoria neste setor. O velho cacique maranhense José Sarney recentemente usou um helicóptero do Governo do Maranhão para se descolar até a sua ilha particular. A sua querida filhinha Roseana não achou nada de errado nisso: "meu pai tem direito!", afirmou sorridente.
E não é só entre os famosos e no meio político que a mentira aparece bem vestida e ricamente ornamentada com penduricalhos de verdade: também o Judiciário assim se comporta. Nesses dias uma Ministra do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, não viu nenhuma irregularidade no processo de criação do novo partido do Prefeito Gilberto Kassab, de São Paulo. Entretanto, todo mundo sabe ("salta aos olhos", como se dizia antigamente) que esta nova agremiação política (ops!) nasceu de uma jogada de grandes maracutaias, inclusive com a "viva" participação de enormes cemitérios por esse Brasil a fora. É mole ou querem mais?
Assim, de mentira em mentira vai vivendo a imponente nação brasileira! As elites sobrevivem na base da cara-de-pau mesmo. E já nem ligam para o que pensa ou deixa de pensar a opinião pública. Verdade é aquilo que eles declaram frente às câmeras de TV. Que seja uma estupidez, pouco importa! Que seja uma mentira descarada, e daí? Quem está "por cima da carne seca" é quem passa o atestado de veracidade a qualquer coisa. Nós, os pobres mortais aqui embaixo temos que acatar docilmente, e nos convencermos de que a mentira, afinal, está apenas na nossa cabeça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário