terça-feira, 26 de julho de 2011

A IMPRENSA, ESPERANÇA DO BRASIL

                "O Estado de São Paulo" sempre foi um jornal odiado pelo pessoal da esquerda no Brasil. O "Estadão", como era chamado aí pelas décadas de 50 e 60, de modo especial, de fato, tornou-se uma espécie de porta-voz das elites brasileiras e atacava sem dó e sem piedade tudo o que tivesse uma certa coloração, digamos assim, "comunista" (quando ainda havia!). 
                        Os tempos mudaram, não sei se pra pior ou pra melhor, mas de qualquer maneira ouso afirmar que o velho "Estadão" cumpre hoje um papel importante no cenário político nacional. Que me perdoem os esquerdistas recalcitrantes (ops!), pois não pretendo com este pequeno comentário deixar transparecer nenhum preconceito contra as esquerdas, mesmo porque ainda (!) conservo em mim a ideologia socialista, embora eu as tenha reciclado, acrescente-se a bem da verdade. Acredito que não apenas este jornal, mas a imprensa brasileira de uma forma geral tem exercido uma tarefa mais do que importante, eu diria até mesmo fundamental para que o povo mantenha viva a chama da esperança, esperança em dias melhores ou de que nem tudo está perdido. 
                  Sim, a imprensa nos dias atuais é talvez a única garantia real  de que este país ainda tem chance de ser uma democracia. Ao denunciar quase que diariamente as falcatruas, as maracutaias, os esquemas de corrupção, a roubalheira generalizada que assola o Brasil tal qual uma peste, os nossos veículos de comunicação tornaram-se sem dúvida nenhuma os baluartes na defesa dos valores democráticos que constituem o chamado "estado de direito". Uma vez que já não se pode confiar muito na Justiça e o Ministério Público, a quem caberia realmente defender os direitos do cidadão, nem sempre cumpre satisfatoriamente o seu papel constitucional, sobrou para a imprensa a tarefa de zelar pela moralidade pública neste país.
                     Diante disso, então, viva o "Estadão", viva a "Folha", viva (não se espantem...) a Veja, e vivam todos os nossos bravos jornalistas que jogam duro em cima dessa corja de PeTistas, PM debistas (!), PR zistas e os demais canalhas aliados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário