E a Igreja pisou na bola! Manchete do jornal "Folha de São Paulo" anuncia que vinte e cinco religiosos, inclusive o Sr. Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani, viajaram de graça no avião da Força Aérea Brasileira, semana passada, para assistir a posse do novo Arcebispo de Campo Grande.
Bom, em primeiro lugar, temos que considerar que o ato em si não constitui crime algum, uma vez que a legislação permite que qualquer cidadão brasileiro faça o mesmo, desde que devidamente autorizado pela FAB e de acordo com as regras estabelecidas pela Aeronáutica. O famoso CAN, Correio Aéreo Nacional, transporta muita gente de graça para todo canto do país, e faz isso desde os anos 50, se não estou enganado. É uma espécie de "carona" de luxo.
Apesar de não ter cometido nenhum crime, francamente, não pega bem para a Igreja Católica (ou outra qualquer) usar este tipo de serviço, ainda mais no momento em que estouram escândalos de corrupção por todo lado. E a imprensa, quase sempre de má vontade, aproveita para investigar o assunto e bater pesado nos católicos, sobretudo em função das posições que a Igreja tem assumido com relação a temas como aborto, homossexualismo, etc. É uma espécie de vingança mesmo. Então, para que fornecer gratuitamente mais munição? Esses padres (e o Bispo) não poderiam ter comprado as suas passagens normalmente, como qualquer cidadão ou cidadã? Será que a economia de alguns trocados valeu a pena?
Esse caso me faz bater mais uma vez numa tecla que eu tenho batido faz muito tempo: a Igreja, em geral, não tem uma boa assessoria de imprensa. Prevalece ainda o amadorismo, o "achismo" de gente amadora que se acha muito competente para opinar sobre aquilo que não conhece. Os bispos quase sempre são muito mal assessorados e cometem esse e outros tipos de "mancadas" que poderiam ser evitadas com um pouco mais de prudência e a utilização de estratégias corretas de comunicação. Queira Deus um dia os pastores da Igreja Católica compreendam isso.
ATENÇÃO !
A partir de amanhã, 15 de julho, estaremos "FORA DO AR", por motivo de viagem
(e descanso, que ninguém é de ferro).
Voltaremos no dia 25, se Deus permitir (e voces deixarem!)
Grande abraço !
Nenhum comentário:
Postar um comentário