Chove bastante em Brasília nos primeiros desta semana. E sobre o Palácio do Planalto uma chuva de problemas. Parece que o estilo curto e grosso (e bote grossura nisso..!) da Ministra Ideli Salvati, encarregada de negociar com o "nobres" deputados e senadores, não está nada agradando. Pelo contrário, o governo só tem tomado porrada. Também pudera, quem dá muita porrada tem que levar algumas, não é certo? E do jeito que vai, isto é, pelo andar da carruagem, a xerife do Planalto ainda vai ter muita dor de cabeça.
Essa coisa da relação Executivo-Legislativo, ao menos no nosso sistema presidencialista, é uma briga de gato e rato. Às vezes o gato se finge de morto para dar o golpe na hora certa. Mas o rato, por sua vez, é muito esperto e sabe se safar no momento exato em que sua vida corre perigo. O governo tem a caneta das nomeações e chave do cofre da "viúva", mas os congressistas tem as leis que eventualmente podem perturbar a paz dos governantes. E assim, fica um ameaçando o outro, um fazendo cara feia para o outro, que nem gato e rato. Mas às vezes também não acontece absolutamente nada,e fica o dito por não dito. E até se abraçam nas solenidades oficiais, como se eternos amigos fossem...
Aquilo que o PT chama de "governabilidade" dá nisso que estamos assistindo agora. Em busca de cargos importantes na estrutura do governo, os partidos da base aliada (nem sempre tão aliada assim...) se esquecem do país, das necessidades reais do país. Isso vale não apenas para o PMDB, o PR, o PSB, mas também para os petistas que por força de sua própria história de luta deveriam seguir outros caminhos, caminhos de seriedade e dignidade no trato do bem público.
Na verdade, tudo isto não passa de um jogo político de interesses menores, mesquinhos até. Aliás, de uns tempos para cá, o Brasil vive uma crise terrível, uma crise ética. Nunca se viu tanta roubalheira, tanta corrupção. A política com "P" maiúsculo parece coisa do passado, de um passado remoto, quando ainda tínhamos a alegre esperança de que o Partido dos Trabalhadores fosse um pouco diferente de todos os demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário