Eu tô pior do que os parlamentares brasileiros em termos de frequência ao trabalho. É verdade! Enquanto os nobres senadores e deputados voltaram ao batente (se é que em batente eles pegam...) semana passada, eu estou retornando a labuta somente hoje, vejam, só! Tem procedência, portanto, as muitas reclamações dos assíduos leitores e leitoras deste humilde blog.
Bem, justificar eu não vou porque justificativas eu não as tenho. Então, melhor deixar pra lá e tocar o barco pra f rente, porque pra frente é que se anda, e se navega também.
A semana começa aqui em Brasília com a alegre notícia de que finalmente o Governo do Distrito Federal (GDF) vai realizar uma licitação para a exploração do transporte público. A julgar pelas contundentes (ops!) declarações do Sr. Governador, o povo de Brasília vai poder contar com uma frota de ônibus 100% renovada., inclusive com ar-condicionado e outros itens de conforto e segurança também. Será proibido o monopólio arranjado em surdina pelas empresas, ou seja, haverá mais transparência na gestão do transporte.
Tudo bem, louvado seja Deus! Resta saber, no entanto, se as empresas de ônibus que hoje prestam um péssimo serviço à população e apesar disso ganham milhões e milhões às custas do sofrimento dos usuários vão se conformar com isto. Haverá algum desembargador ou ministro de algum tribunal superior "de plantão" para fornecer uma liminar suspendendo esta licitação do GDF? O processo vai rolar de gaveta em gaveta por anos e anos? A população aflita vai ter eque esperar pela sensibilidade de suas excelências? Os conchavos, as maracutaias em todas as instâncias e em todos os três poderes conseguirão vencer esta guerra contra a maioria do povo que precisa pegar ônibus para trabalhar e viver?
Estas perguntas eu me faço agora não porque sou um pessimista inveterado (ops!), ou pelo simples gosto de querer botar gosto ruim na comida quando ela parece saborosa aos olhos de todo mundo. Não! Mas acontece que o "peso dos anos" (!) me faz desconfiar de tudo que o governo (qualquer governo) faz. Sou uma espécie de gato bem escaldado, sempre com medo de água fria...
Queira Deus eu esteja enganado e a água não seja quente, mas fria mesmo. O povo das Brasílias merece um transporte coletivo de qualidade. Mais do que isso, o povo tem direito a ser tratado com respeito e dignidade e não como se tratam os bois e as vacas nos currais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário