Mas eu já expressei aqui neste blog a minha opinião, ou seja, Brasília deveria ser escrita no plural "as Brasílias". Sim, porque quem não conhece, ou apenasmente (ops!) viu nas revistas ou na TV, ou quem conhece apenas o chamado "Plano Piloto", o centro da Capital, engana-se redondamente (ops!) pensando estar EM Brasília, quando, de fato, está numa DAS Brasílias por aqui existentes. E o turista chega, visita a Esplanada dos Minitérios, os Palácios, o Congresso Nacional, a Catedral, o Memorial JK, etc. e volta pra casa alegre e contente achando que "conheceu" Brasília ou "esteve" em Brasília. Ledo engano!
Explico-me: há outras "Brasílias" escondidas, disfarçadas, bem longe do glamour (ops!) do centro do poder. É o chamado "entorno", já no Estado de Goias, as "cidades satélites" das fronteiras do DF, mas ainda sob a sua jurisdição. Aí vive (sobrevive) o povo trabalhador, que rala todo santo dia para manter com dignidade as suas famílias. Aí está a peãozada que pula da cama antes do sol nascer e pega o seu "navio negreiro", as sucatas que por aqui chamam de "ônibus coletivo" e corre pro trabalho, quase sempre sem nem tomar café. Longe, bem longe se esconde o povão, talvez, quem sabe, para que os poderosos não tenham que vê-lo o tempo todo, mas somente durante o expediente de trabalho. Pobre nasceu pra ralar e se lascar mesmo não é?
Termino a semana, então, prestando esta minha pequena e singela homenagem ao povo trabalhador "das Brasílias", ou melhor, da verdadeira Cidade de Brasília, a Brasília das pessoas honestas e sinceras, gente que arranca o pão de cada dia com o suor do seu rosto. Esta sim, merece o aplauso dos brasileiros, porque nos faz acreditar que nem só de roubalheiras e falcatruas vive a Capital do País.
UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA PARA VOCES !
Nenhum comentário:
Postar um comentário