terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O PÃO E O CIRCO DA COPA

Antes de sair de casa agora a pouco, leio o comentário de um jornalista esportivo acerca da relação entre o Sr. Ricardo Teixeira, presidente vitalício (?) da CBF, a Confederação Brasileira de Futebol, e LULA, o mentor da Copa no Brasil. No início do seu primeiro mandato, o petista prometia varrer todas as sujeiras do nosso futebol (mais sujo do que pau de galinheiro...). Algum tempo depois, mas não muito, eis que o Ricardo (ou será Rei-cardo?) podia ser visto tomando litros e mais litros do mais legítimo e puro  "12 anos" nos jardins do Alvorada. Amigos amigos, negócios a parte,como diz o velho ditado? Acho que não. Muito pelo contrário, tudo leva a crer que "debaixo desse angu tem carne".. e muita!
Olha minha gente, eu acho que esse negócio da Copa do Mundo 2014 deveria ter sido amplamente discutida. Acontece que o nosso ex-quase-futuro Presidente da República, LULA da Silva, julgando-se, talvez, "dono" do Brasil, tomou a decisão sozinho, ou seja, ele e Deus (ou ele será o próprio Deus de barba e tudo?...). E desde então não se falou mais nada sobre o assunto. A própria imprensa ficou de bico fechado, não questionou, não escarafunchou (ops!) os bastidores para ver o que de fato estava acontecendo e porque foi assim e não assado. Pronto, o povo brasileiro  teve que engolir goela abaixo a decisão do nosso comandante supremo. PT saudações...! E tome-lhe discursos patrióticos efusivos, promessas de emprego para milhões de pessoas, torrentes de vantagens para a classe trabalhadora, benefícios em profusão! Acredite quem quiser!
Já estamos assistindo a partida de 2011 e daqui da minha janela dá pra ver duas coisas: o novo estádio de Brasília e a rodoviária, espécie de terminal urbano de ônibus. O primeiro cresce do chão a cada dia e é bonito de se ver. O segundo continua entregue literalmente às baratas e aos ratos, a coisa mais feia do mundo!. Não há sequer a promessa de que além do estádio para esta cidade que não tem sequer um time de futebol verdadeiramente profissional, outra coisa vá ser feita.
Chegou a infeliz conclusão de que  talvez o ex-jogador Ronaldo, agora integrante da comissão (ou será quadrilha?..) oficial da Copa, tenha razão: futebol precisa mesmo é de estádios e não de hospitais, transporte, escolas para o povo, etc. Isso é bobagem! Vamos de pão e circo mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário