segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O OTIMISMO DE DONA DILMA

Durante o tradicional "café da manhã de fim de ano" oferecido aos jornalistas que fazem a cobertura do Palácio do Planalto,aqui em Brasília, Dona Dilma anunciou com um largo sorriso de que o ano de 2012 "será melhor". Depois de falar sobre diversos temas, a  Presidenta assegurou que o povo brasileiro não precisa ficar assim tão preocupado porque o seu governo (dela) tem o controle da situação. Apesar da crise econômica mundial, quando se vê países ricos de pires na mão, o Brasil segue incólume (ops!) a sua carreira em direção ao pódio aonde se encontram as grandes nações.
Olha minha gente, nunca fui um cara pessimista, muito pelo contrário, ando sempre de cabeça erguida, mirando com esperança o amanhã.que vem vindo. Entretanto, malgrado (ops!) este meu espírito otimista, devo confessar a voces que mas a frase dita pela Chefe do Executivo me deixou preocupado. Tenho medo quando os governantes começam a dizer que tudo vai indo "as mil maravilhas". Desconfio seriamente das intenções de quem vive propagandeando sucessos ainda por vir. Será que virão mesmo? Pelo sim pelo não, o mais provável é que o esperado não aconteça e fiquemos todos chupando o dedo....
Chego a esta conclusão pelo simples fato de que Dona Dilma também disse aos jornalistas que haverá aperto e mais aperto, a começar pelo salário do funcionalismo público federal. Até mesmo o Judiciário, cujo poder de pressão é bem maior do que as demais categorias de servidores,  ficará sem aumento. Pelo menos foi isso que a Presidenta expressou e expressou claramente. Agora é pagar pra ver! Mas, se haverá aperto e o cofre da viúva  será vigiado dia e noite, como é que podemos esperar um ano de 2012 melhor? A gente só aperta o cinto, só faz economias drásticas quando a situação também é dramática, complicada e exige, por isso mesmo, severidade nos gastos. Se está tudo bem, para que economizar então?
Queira Deus eu esteja enganado e Dona Dilma esteja certa no que disse. Com certeza vou dar a minha mão a palmatória sem problema. Tomara que a inflação que já começa a mostrar acara não se instale de novo no Brasil. Oxalá tenhamos um ano de avanços em todos os setores, apesar da crise lá fora. Em suma, não acredito, mas REZO muito para que o meu otimismo volte a reinar e a evolução dos fatos daqui para frente me convença de que este modesto escriba estava errado mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário