sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MORRAM DE INVEJA !

E como dizia o poeta Giberto Gil, "O Rio de Janeiro continua lindo". Escrevo estas linhas (agora não mais se escreve, digita-se!) diretamente do Bairro do Botafogo, depois de f azer o meu cooper na praia do mesmo nome. Portanto, senhoras e senhores, agora estou com o cooper feito (ops!). Existiria por acaso cenário mais perfeito para uma corrida senão este cartão postal da enseada de Botafogo com o Pão de Açúcar ao fundo, etc. e tal?
A gente corre e nem se lembra de cansar!
O "Rock in Rio" domina a cidade, mas não toda a cidade: o Rio é maior! Tem praia, teatro, música, cinema e diversão para todos os gostos (e bolsos também). Aqui a vida, assim como eu, acorda bem cedo e corre, corre muito! O Rio é um coração gigante que pulsa forte todo dia e o dia todo. Existe um "astral", um clima diferente, um "sei lá o quê", um troço esquisito (e gostoso) que não se vê geralmente em outros lugares, a não ser em Salvador, irmã siamesa daqui desta cidade. Não é a tôa que entre as duas sempre existiu (e existirá até o fim dos tempos) uma certa rivalidade. Quem é a mais bela? Qual das duas tem o povo mais alegre e cortês (ops!) ? E a pergunta que até hoje ninguem respondeu corretamente: aonde foi que o samba nasceu,  na Bahia ou no Rio de Janeiro? Muitas cabeças pensantes perderam noites e mais noites de sono debruçadas sobre pilhas gigantestcas de papel e rios de tinta já correram para dissertar (ops!) sobre o tema, mas a verdade verdadeira é que até a presente data ninguém conseguiu finalizar a questão e o debate.
Persiste a dúvida cruel pairando sobre os ares da velha Bahia e sobre a Cidade que de tão Maravilhosa que é, segue em frente sem se importar muito com isso. O importante é sambar! E o baiano descarado aceita, convida pra tomar "uma" e a discussão acaba em samba, suor e cerveja (com muita mulher pelo meio também, é óbvio).
Bom final de semana para voces que talvez não tenham tido a mesma sorte que eu de estar aqui. Mas pra tudo  tem um jeito nesta vida. Em assim sendo, prometo que no final da tarde, comtemplando o azul do mar, haverei de tomar um choop em Ipanema com forma singela de homenagear os meus amigos e amigas que estão em Brasília de modo especial (ô cidade triste meu Deus!...).
Viva o Rio ! Viva a Bahia ! Viva a alegria de estar vivo! Enquanto houver o mar, o sol, o céu, a brisa, e um pouco de saúde, esperança temos que ter!
PS.- E um pouco de cerveja gelada também, que ninguém é de ferro, ora bolas!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

BANDIDOS DE PRETO

O STF, Supremo Tribunal Federal, vai dizer hoje, aqui em Brasília, se o CNJ, Conselho Nacional de Justiça, pode ou não pode processar e punir magistrados corruptos ou bandidos (ou as duas coisas juntas, visto que são bem parecidas...). A ação foi movida justamente por quem deveria zelar pelo bom nome da classe, a AMB, Associação dos Magistrados Brasileiros. Esta associação defende a tese de que o CNJ não tem competência para tal exercício, já que existem as chamadas "corregedorias" em todos os tribunais de  justiça do País. Isto significa dizer que os Meretíssimos (ops!) Juizes devem ser julgados apenas e tão somente pelos seus próprios pares, seus colegas de profissão (e às vezes de picaretagem também). Mas todo mundo sabe que essas corregedorias gostam muito de engavetar processos. E tudo dá em nada!
Esta semana a Presidente do CNJ, Ministra Eliane Calmon, fez uma declaração muito forte sobre este assunto. Ela falou que se o STF retirar os poderes do CNJ estará fatalmente ajudando a desmoralizar ainda mais o Judiciário, pois muitos juízes cometem crimes e se escondem atrás da toga (aquela roupa preta feia e fora de moda usada pelos meretissimos...). 
Concordo em gênero, numero e grau com a Ministra! A criação do CNJ foi uma das maiores conquistas da nossa cidadania. Se não resolveu de uma vez por todas o problema da corrupção no Poder Judiciário, pelo menos é uma promessa e uma esperança de que alguma coisa pode e deve ser feita para retirar de cena esses homens e mulheres que deveriam defender o Direito e a  Justiça, e no entanto só defendem mesmo são os seus interesses mesquinhos e criminosos não raras vezes.
Vou ficar daqui rezando e torcendo para que suas excelências do STF não permitam que o Judiciário continue sendo avacalhado. Toda força , todo apoio e  todo prestigio ao CNJ. Abaixo a esculhambação solene dos nossos "togados" (ops pra terminar!)

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A MENTIRA QUE PARECE VERDADE

Alguém já disse que às vezes a mentira repetida e repetida como se verdade fosse, acaba sendo considerada verdade mesmo.
No programa da Ana Maria Brega (quero dizer, Braga....), semana passada, o ex-jogador Sócrates, com a cara mais limpa desse mundo (ainda não tinha bebido naquele dia...) , disse que não é um alcoólatra, e que a bebida é apenas e tão somente um "companheiro" que o ajudou a vencer a timidez (!). E realmente, não existe timidez que resista a um "goró", umas "canjibrinas", a três ou quatro doses da "mardita", e seja lá que diabo de nome se dê às bebidas alcoólicas. Para o Dr. Sócrates, que esteve com o pé na cova um dia desses, tudo parece normal.
Mas existem muitas outras mentiras nesse País do faz de conta. O Governo afirma que o Brasil estará prontinho da silva para receber e sediar a próxima Copa do Mundo. Enquanto isso, o Sr. Ministro da Educação, apesar dos últimos índices do ENEM apontarem para a existência de uma profunda crise no Ensino Médio, veio a público declarar que não é nada disso, e que houve até melhoria neste setor. O velho cacique maranhense José Sarney recentemente usou um helicóptero do Governo do Maranhão para se descolar até a sua ilha particular. A sua querida filhinha Roseana não achou nada de errado nisso: "meu pai tem direito!", afirmou sorridente.
E não é só entre os famosos e no meio político que a mentira aparece bem vestida e ricamente ornamentada com penduricalhos de verdade: também o Judiciário assim se comporta. Nesses dias uma Ministra do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, não viu nenhuma irregularidade no processo de criação do novo partido do Prefeito Gilberto Kassab, de São Paulo. Entretanto, todo mundo sabe ("salta aos olhos", como se dizia antigamente)  que esta nova agremiação política (ops!) nasceu de uma jogada de grandes maracutaias, inclusive com a "viva" participação de enormes cemitérios por esse Brasil a fora. É mole ou querem mais?
Assim, de mentira em mentira vai vivendo a imponente nação brasileira! As elites sobrevivem na base da cara-de-pau mesmo. E já nem ligam para o que pensa ou deixa de pensar a opinião pública. Verdade é aquilo que eles declaram frente às câmeras de TV. Que seja uma estupidez, pouco importa! Que seja uma mentira descarada, e daí? Quem está "por cima da carne seca" é quem passa o atestado de veracidade a qualquer coisa. Nós, os pobres mortais aqui embaixo temos que acatar docilmente, e nos convencermos de que a mentira, afinal, está apenas na nossa cabeça.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

IMUNDICE GOVERNAMENTAL

A segunda feira apareceu cinzenta na janela do meu quarto, aqui em Brasília. Ontem caiu por descuido uns pingos de chuva e o povo que reside na Capital do Brasil fez festa nas ruas. Acho que foi muita festa pra pouca chuva, mas tudo bem, que seja!. E que venha logo uma chuva torrencial, mas, claro, sem exageros porque assim como toda e qualquer cidade deste País, Brasília também não tem estrutura física para suportar grandes volumes de água. Se chover muito vira um caldo!
Brasília, na verdade, aliás, não tem condições de suportar nada, muito menos  uma Copa do Mundo, como pretende o Sr Governador Agnelo Queiróz, que está torrando alguns milhões na construção de um grande estádio. E reparem que Brasília praticamente não tem futebol! Será mais um "elefante branco", uma obra milionária e inútil, uma idiotice e sobretudo uma falta de respeito para com o povo sofrido desta pobre cidade.
O que me chama a atenção (e me causa revolta também) é a esta falta de sensibilidade dos nossos governantes da esquerda festiva. Chegando ao poder, aquela turma que protestava, que gritava nas ruas, que promovia greves e metia o malho no governo, simplesmente muda o seu discurso. E fica o dito por não dito! O Dr. Agnelo, por exemplo, vem da luta sindical, mas acomodou-se de tal maneira que hoje repete as velhas fórmulas da política mais tradicional, política feita de ações demagógicas e eleitoreiras como esta da abertura da Copa em Brasília. Todo mundo sabe que é uma causa perdida, isto é, que a festa de abertura não vai ser aqui, mas mesmo assim o Governo do Distrito Federal, mas conhecido como "GDF" , não se importa de gastar rios de dinheiro, pois o que importa mesmo é aparecer na grande mídia. Construir escolas, hospitais, redes de esgoto, melhorar o transporte público sem dúvida não dá muito IBOPE...
Pobre Brasília, sem chuva e sem governo competente! Triste Brasília seca de sensibilidade política!
Água, queremos água, água para matar o calor e também para lavar tanta imundice governamental!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O CHOPP DA MORTE...

Final de semana chegando (e o fim do ano também). Sexta feira é o dia preferido da galera que gosta de sair do trabalho (ou do emprego, que é uma coisa bem diferente...) para tomar "umas e outras", o tradicional chopinho de fim de tarde, começo da noite. 
Mas acontece que tem muita gente que invade a noite bebendo, tomando todas e mais algumas. Posteriormente (ops!) saem por aí dirigindo, e muito provavelmente pondo em risco a vida das pessoas.
Todo final de semana é a mesma coisa: acidentes provocados por motoristas embriagados, pessoas que perdem a vida num piscar de olhos, na curva da esquina, em cima dos passeios, na faixa de pedestre. Parece que a coisa está ficando tão comum e corriqueira que as autoridades já nem ligam mais. Também nós, cidadãos e cidadãs desse País, nos acomodamos e passamos a achar que tudo não passa de uma "fatalidade" e que não há muito a fazer. É como se nossos olhos e ouvidos se fechassem a dura realidade que nos cerca (e nos atropela e mata!).
O diabo é que a nossa legislação de trânsito é extremamente condescendente (ops!) com quem pratica infrações e até mesmo crimes dirigindo automóveis. Não faz muito tempo a lei foi alterada e colocou-se a perda da carteira de habilitação como punição máxima para os infratores. Campanhas educativas através da mídia também são feitas de vez em quando ("Se for dirigir não beba", etc.) Entretanto, a julgar pelas últimas estatísticas, parece que a coisa não melhorou muito não. O sujeito bebe, bebe e bebe, atropela e mata e nada acontece. Na maior cara de pau, vai pra casa, depois de pagar uma fiança. Com bafômetro ou sem bafômetro! E se este tal sujeito é um sujeito rico e bem relacionado.. aí é que não acontece nada mesmo.
Então minha gente, nada de mais em reunir os colegas de trabalho (ou de emprego... para os felizardos...) para jogar conversa fora e tomar aquele chopp gelado hoje. Porém, sejamos responsáveis com a nossa vida e a vida dos outros também.
BOM FINAL DE SEMANA !
(E guarde o meu chopp que eu já estou chegando por aí...)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A COMISSÂO DAS MEIAS-VERDADES

Ontem, aqui em Brasília, a Câmara dos Deputados aprovou a lei que cria a chamada "Comissão da Verdade", cuja finalidade precípua (ops!) é investigar os crimes cometidos ao longo dos 40 anos em que o Brasil foi assolado pelas ditaduras., a partir de Getulio Vargas chegando até o golpe de 64. Esta comissão terá apenas e tão somente dois anos para apurar as denúncias e não poderá pedir a punição de ninguém, quer dizer, de nenhum dos torturadores e assassinos. 
Esta lei, que ainda terá que passar pelo crivo do Senado, atende a  uma antiga reivindicação das famílias que tiveram seus parentes mortos pelas forças militares e por um ou outro movimento de extrema direita no Brasil. 
Ouvindo esta semana uma entrevista da Deputada Federal Luiza Erundina (pela qual alimento um profundo respeito, aliás) cheguei às mesmas conclusões as quais ela chegou,  isto é, dois anos não serão suficientes para tão grande e espinhosa  empreitada. Depois, se a comissão não terá poderes para aplicar nenhuma punição aos culpados (coisa que na maioria dos países aconteceu tranquilamente), o seu trabalho poderá resultar em nada ou muito pouco. O que é certo mesmo é que haverá muito bate-boca com as altas patentes militares, sobretudo aqueles que já estão em casa de pijama vociferando (ops!) contra os membros da comissão.  Em resumo, muita propaganda, muito "tra-lá-lá" e de concreto mesmo só a laje dos cemitérios aonde repousam (defunto gosta de descansar...e não tem hora pra acordar...) a galera que lutou contra a ditadura. E olhe lá, porque a maioria dos mortos ainda não se sabe em ponto deste País se encontram! Teve gente que simplesmente sumiu, escafedeu-se, desapareceu de uma hora pra outra sem deixar vestígios. Mas os militares sabem muito bem aonde largaram esses cadáveres.
Então meus amigos e minhas amigas, o que se prevê é que o Brasil dará mais um grande exemplo de excentricidade ao mundo: uma "Comissão de Meias-verdades". É o tal do "jeitinho brasileiro", nossa "qualidade" mais conhecida internacionalmente.  A nossa fama de sermos um nação singular, cheia de mistérios e esquisitices com certeza vai crescer. 
Que os mortos sigam descansando em paz, seja nos cemitérios, seja numa lixeira qualquer! A história um dia lhes fará justiça e mostrará a verdade verdadeira.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PROFESSOR MERECE RESPEITO

Todo mundo que ganhar bem, é lógico. Agora são os magistrados, os juízes, desembargadores, ministros, procuradores, etc. que reivindicam nada mais nada menos do  que 14,75% de aumento salarial. Acham que estão ganhando pouco. Será mesmo? E o que dizer então, por exemplo, dos professores, dos médicos, dos policiais e outras categorias profissionais desse País? 
Em Minas Gerais, que nunca foi um estado pobre, diga-se de passagem, os professores estão em greve a mais de três meses! E o Sr. Governador insiste em negar o pagamento do mínimo do mínimo que seria o piso nacional estabelecido em lei. Como em tantos outros lugares, aliás, o governo mineiro (e bem mineiro...) coloca um monte de penduricalhos no contra-cheque do funcionário, mas o salário-base mesmo é uma miséria. Depois, quando o sujeito se aposenta, não leva nada dessas gratificações e morre na miséria, como um cachorro sem dono. 
Não sou contra a magistratura. Os "homens (e as mulheres) de preto" devem mesmo ganhar um bom salário, além de todas as garantias previstas na Constituição. Isso não se discute. Agora, é preciso verificar a conjuntura nacional para não cairmos no fosso escuro da discriminação, mais do que já caímos. As discrepâncias (ops!) salariais no Brasil são enormes, são escandalosas. Tem pouca gente ganhando milhões e milhares ganhando tostões. 
Quem é mais importante, o juiz ou o professor? Boa pergunta, não? Como tudo (ou quase tudo) é relativo neste mundo, eu diria que ambos são fundamentais para o bom desenvolvimento da sociedade. Mas aí alguém poderia argumentar o seguinte: sem o professor não existiria o juiz, ou melhor, não existira profissional nenhum! O professor está na base mesmo da formação social e em todas as sociedades ele (ela) sempre teve um lugar de destaque e sempre mereceu o maior respeito.
Que os magistrados consigam (como tudo indica) aumentar seus vencimentos e ter um padrão de vida ainda melhor do que já possuem, ótimo! Mas também não vamos esquecer o fato de que o professor, assim como o juiz, merece respeito e precisa urgentemente ter a sua dignidade resgatada. Se Minas Gerais não quer pagar o que deve por lei, o STF Supremo Tribunal Federal deve intervir imediatamente. Vamos acabar com essa pouca-vergonha! Professor exige respeito, mesmo porque sem ele (e ela) o Brasil continuará descendo a ladeira e confirmando a desgraça de um sistema educacional tido e havido como um dos piores do mundo civilizado.
Portanto, todo apoio aos professores mineiros!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A SAÍDA É O VOTO

Agora tá tudo explicado! 
A saúde pública neste País vai de mal a pior simplesmente porque as verbas que os governos deveriam investir não investem. E ainda querem criar um novo imposto (ou coisa que o valha) para financiar o que os impostos atuais (sempre mais altos) já financiam. Pode uma coisa dessa?


A "mídia golpista"
como querem chamar agora os PeTralhas, publicou a seguinte notícia: praticamente todos os estados brasileiros, inclusive os mais ricos, não obedecem a lei no que diz repeito ao percentual obrigatório de gastos com a saúde. O Rio Grande do Sul, por exemplo, só destinou 5% do seu orçamento para a saúde pública! Porém, o que diz a lei é que todos deveriam aplicar pelo menos 12%, o que, convenhamos, ainda é muito pouco. Mas nem isso! Além do mais, muitos estados empurram para o orçamento da saúde outros tipos de gastos que não têm nada a ver. Até aluguel de ônibus para levar crianças ao zoológico é considerado gasto (gato?) com a saúde. Assim também é demais também !
Então,o que é que está explicado? 
Tá explicado porque é que as filas de miseráveis nos hospitais e postos de saúde nunca terminam, assim como aquele monte de gente moribunda (ops!) nos corredores nunca vai sair de lá, e também a falta de médicos e enfermeiros, falta de comida e até de esparadrapo. A explicação é simples (e ridícula ao mesmo tempo...) falta dinheiro, grana, "tutu", "money".... "garangau", o que diabo de nome voce queira dar ao seu bel (ops!) prazer. E o PT responde com a mesma resposta de todo e qualquer governo de direita/reacionário: não temos recursos suficientes! PORRA ! Mas pra aumentar os salários desta cambada de senadores, deputados, comissionados, apadrinhados, etc e tal a grana sempre aparece de algum lugar, como se algum mistério existisse por detrás dos cofres da viúva.
Só temos uma saída: o VOTO! 
Se quisermos saúde e educação de qualidade, transporte decente , etc etc. temos que acabar com essa história de votar "por amizade", porque um amigo me pediu, ou simplesmente porque recebi uma promessa de emprego, material de construção, um lote de terra, uma cesta básica, e por aí vai. Isso é burrice porque a conta a gente é obrigado a pagar (e caro) mais tarde, quando nosso "benfeitor" for empossado e der uma "banana" pra nós!.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CHEGA DE DEMAGOGIA E PALHAÇADA

Segunda feira e nada de chuva em Brasília! Tudo seco, poeirento e esquisito. Em compensação temos, ou melhor, teremos um grande estádio de futebol para a Copa do Mundo de 2014. A obra é tocada dia e noite sem parar por centenas de trabalhadores e segundo afirma a propaganda oficial do Governo do Distrito Federal (GDF) mais de 40% do seu projeto já está pronto. 
Por outro lado, mas ficando do mesmo lado, ou seja, o lado da demagogia governamental, essa peste que assola o nosso país, também tivemos uma festança por aqui na última sexta. Vários artistas da "Axé Music" baixaram no Planalto Central para cantar suas baboseiras para a multidão encantada. O mega-show foi "de grátis" (como se diz na Bahia) e serviu para comemorar a marca dos 1.000 dias que ainda faltam para a abertura da Copa. Não sei se temos muito a comemorar, mas foi esse o discurso do GDF.
O que me causa indignação em primeiro lugar, meus senhores e minhas senhoras, é que Brasília simplesmente não tem futebol. Fazer estádio grande (e caro) no DF é como instalar fábrica de ar-condicionado no Alasca (!) Pra que? Digam-me, pra que? Depois, todo(a) cidadão(ã) brasiliense sabe que nesta Capital Federal a assistência médica é uma droga, as escolas públicas estão caindo aos pedaços e o transporte coletivo é um dos piores do Brasil. Só quem mora aqui sabe que Brasília é uma m... e que aqueles dois pratos, um virado pra baixo e outro pra cima no prédio do Congresso Nacional muito bem poderiam representar dois "pinicos" gigantes (ops!). M... para dentro da Câmara e do Senado... M... derramada para a cidade inteira. É m... pra dentro e m... pra fora! Misericórdia, quanta m... !
Com certeza o Sr. Governador Agnelo Queiróz não vai ler esta crônica, mas se eu pudesse falar com Deus (digo, com o Governador), pediria humildemente que ele parasse de vez com essa  história de Copa do Mundo. Excelência, por favor, acorde: temos coisas muitíssimo mais importantes a serem feitas imediatamente em Brasília! Chega de demagogia e palhaçada! Vamos trabalhar naquilo que o povo realmente precisa, saúde, educação, transporte de qualidade, respeito e dignidade já !

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

VIVA DOM PAULO EVARISTO ARNS

Dom Paulo Evaristo Arns faz 90 anos de idade! Alegria no céu e na terra também. Um grande homem, um franciscano autêntico, uma joia rara nesta Igreja de Deus tão carente de bispos e padres verdadeiramente  profetas.
E só para refrescar a memória dos mais velhos ou para esclarecer a cabeça dos mais novos, Dom Paulo, antigo Arcebispo de São Paulo, lutou com unhas e dentes contra a ditadura e foi graças a sua coragem que muitos presos políticos ganharam a liberdade. Quando tudo parecia perdido, quando as trevas da ditadura, quando os horrores das perseguições, das prisões e das torturas sufocavam o Brasil  o Cardeal Arns levantou-se de sua cátedra e tomou a iniciativa de gritar "basta!". Não ligou nem para as autoridades de Roma, sempre muito cautelosas (e covardes às vezes...). Dom Paulo simboliza toda uma corrente de solidariedade com os pequenos de Deus e, enfim, com todas as pessoas, católicas ou não, que com a luta dos empobrecidos se identificavam.
Vivemos hoje um tempo de acomodações e também de tristezas. O PT ganhou as eleições mais uma vez, a militância política entregou-se ao conforto burocrático das esferas do poder estatal, os líderes sindicais foram cooptados (ops!) pelas verbas oriundas (ops de novo!) dos cofres da viúva, os movimentos sociais deram marcha ré... Que lástima! A impressão que se tem é que o marasmo tomou conta de tudo. Até as passeatas, as greves, etc. ficaram mais amenas...! E a juventude "cara pintada" escondeu-se em algum lugar do passado.
É justamente neste cenário meio desolador que a figura de um homem  como Dom Paulo resplandece. Ele nos convida (nos convoca) a deixarmos de lado este comodismo, esta apatia política e a nos engajarmos nas lutas pela democracia e pela justiça social. Vamos para a oposição! Abaixo a corrupção, a troca descarada de cargos por apoio político no Congresso. Mais saúde e educação para o nosso povo! Abaixo a compra de votos, ainda que seja através do "Bolsa família" e tantos programas assistencialistas de L ula e Cia ltda. Trabalho, terra e pão para todos! 
Viva Dom Paulo Evaristo, luz que nos guia neste difícil caminho da história brasileira.
A luta continua minha gente!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PEDRO NO (VAIS EMBORA) !

Caiu mais um ministro! O Sr. Pedro Novais (vais embora...), pegou o boné e se pirulitou antes que o caldo quente entornasse de vez sobre sua cabecinha. E mais uma vez não foi a vassoura da faxina prometida por  Dona Dilma que provocou a queda não. De novo, novamente, foi a imprensa "golpista", como dizem os PeTralhas no poder, que detonou o vetusto (ops!) senhor empoeirado no Ministério do Turismo. Graças ao trabalho investigativo do jornal "Folha de São Paulo", as denúncias vieram a público e a situação do ministro ficou feia pra burro. E como burro ele (o ministro) não é, mais que depressa resolveu pedir as contas, muito embora as suas contas (particulares, sobretudo) já estivessem todas pagas pelo erário (ops!) público, quer dizer, pelo nosso rico dinheirinho.
Ora bolas, sua excelencia nada mais fez do que seguir à risca os ensinamentos do seu padrinho político, o Senador Sarney, velha raposa da política brasileira. Não foi Sarney que outro dia passeiou de helicóptero do Governo do Maranhão e disse que aquilo era "normal"? Certamente os pecados do ex-ministro não devem ser assim tão grandes, aja visto que gente muito maior do que ele no cenário do poder faz pior! Trata-se de um dos costumes mais antigos existentes na política desse país, ou seja, o uso da coisa pública em benefício particular, como se privada fosse (e aqui eu uso "privada" também no sentido de latrina, lugar de fazer  o numero 1 e onumero 2...).
Tudo bem, já vai tarde! Bom seria que a Presidenta aproveitasse o ensejo (ops!) e fechasse o Minsiterio do Turismo, repartição que já provou não servir para nada, a não ser para abrigar apadrinhados da base aliada cujo unico objetivo é meter a mão na bolsa da viúva!
Palmas para a "imprensa golpista" que de qualquer maneira ainda nos ajuda a melhorar ou a sanear um pouco o Brasil dessa raça miserável e sangue-suga. Se isso é "golpe da burguesia", desejo que toda semana tenhamos um! Uma vez que as instituições (Tribunais de Contas, Ministerio Público, etc.) encarregadas de promover o combate a corrupção não podem fazer esse trabalho, que a midia faça e faça logo!  
da mais "natr

terça-feira, 13 de setembro de 2011

TEMPESTADE VERGONHOSA

Saiu o resultado do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, relativo ao ano de 2010. As escolas públicas mais uma vez demonstraram a sua incapacidade em termos de formação intelectual, o que não é absolutamente nenhuma novidade. Costuma-se dizer que os números não mentem jamais, e estes apontam na direção de uma queda expressiva no rendimento dos alunos matriculados em escolas do governo, principalmente nas esferas estadual e municipal. Só para citar um exemplo, a proporção de escolas públicas no grupo de elite (as 10% melhores, ou seja, quase 2.000 escolas) sofreu leve queda entre 2009 e 2010, de 8,4% para 7,9%. De cada 10 escolas melhor colocadas, apenas 02 são públicas.
Aí o Sr. Ministro da Educação abre a boca e o sorriso na frente das câmeras e microfones globais querendo despistar, tentando engabelar mais uma vez a população com discursos evasivos (ops!) de que a educação no Brasil "não pode ter piorado" (sic) de um ano pra outro. Claro, uma coisa que já era excessivamente ruim não tem como piorar ainda mais. O Professor Fernando Hadad tem toda razão! Esta declaração só serve para confirmar a derrocada, a chegada ao fundo mais fundo do poço mesmo! Jesus salvai-nos ! E esse homem, o "queridinho de Lula", quer ser prefeito de São Paulo ano que vem.
Enquanto os políticos e governantes desse país não decidirem virar o jogo, a educação pública vai continuar como está, ou seja, em queda livre. Não adianta fazer promessas e muito menos discursos e falatórios demagógicos. Educação de qualidade se faz com trabalho, com competência, com profissionalismo, e sobretudo com muito amor. Educação se faz com investimentos. Simples assim! Investimentos na melhoria das condições de trabalho do professor (salário digno inclusive...), investimentos nas estruturas físicas das escolas, investimentos em projetos pedagógicos criativos, investimentos em políticas públicas compatíveis com a realidade social dos alunos, investimentos, trabalho, investimentos! Não há segredos nem mistérios quando o assunto é educação: o que se planta um dia se colhe! Aliás, é justamente isto o que o resultado do ENEM e de outras avaliações sempre nos mostram. O Brasil ao longo da sua história vem descuidando, vem até, eu diria, menosprezando a escola pública, vem plantando descaradamente o vento da incompetência em matéria de educação. 
Agora, então, nada mais justo do que colhermos essa tempestade vergonhosa.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

DONA DILMA FALOU BEM !

Confesso a vocês que gostei da entrevista que Dona Dilma concedeu ontem a noite ao programa "Fantástico", da Rede Globo. Simples, cordial e quero crer que também sincera. A verdade é que a essa altura do campeonato (da vida), com uma relativa bagagem de experiência no campo do radiojornalismo político, que sempre foi a minha área de atuação, me vejo assim calejado nessa coisa de discurso de parlamentares, administradores públicos, governantes e afins. Sempre fico com de orelha em pé e com ele (o pé) atrás. De fato, não se pode brincar com essa turma. Todo cuidado é pouco quando se trata de dar ouvidos a falação dos políticos.
Mas, como dizia, gostei do bate-papo da Presidenta com a repórter Patricia Poeta, que por sinal conduziu com muito profissionalismo a entrevista, o que, aliás, em se tratando da Globo não é nenhuma novidade. Dona Dilma falou um pouco sobre a sua rotina diária e criticou até a falta de funcionalidade casa aonde mora (o Palácio da Alvorada), o que sem dúvida é uma grande verdade. Além disso, a "Chefe do Executivo" (como se dizia tempos atrás...) deu uma declaração a meu ver bastante forte acerca da saúde pública no Brasil afirmando com todas as letras que o Governo investe muito pouco neste setor. Ficamos a dever inclusive a Argentina. Se isto não é novidade pra ninguém, pelo menos a Presidenta reconheceu publicamente o fato, vergonhoso por sinal. Outro assunto: a corrupção. Dona Dilma foi enfática (ops!) ao dizer que "faxina é coisa que termina em poucas horas, mas que corrupção é algo que precisa ser combatido todos os dias". Concordo plenamente! O diabo é saber quem vai amarrar o sino no rabo do gato! Será ela, a Presidenta em pessoa?
Por tudo o que disse, e principalmente pela sinceridade que eu pude sentir nas suas palavras, começo a semana com renovada esperança. Alguma coisa vai mudar. Oxalá sejamos surpreendidos positivamente  mais tarde, antes que Lula da Silva resolva voltar ao poder, se é que dele algum dia se afastou (!).  Rezemos, então!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ABAIXO A CORRUPÇÃO !

Ontem aqui em Brasília eu vivi um momento lindo. Primeiramente fui assitir o desfile oficial do 7 de setembro e confesso que me decepcionei. Muita gente na Esplanada dos Ministérios para ver centenas de soldados marchando com uma má vontade incrível. Tive a nítida impressão de que as nossas Forças Armadas agora, na verdade, são forças "desanimadas" (!). 
Antes de terminar o desfile atravessei a esplanada e juntei-me aos manifestantes da passeata contra a corrupção. Que beleza! Milhares de pessoas, sobretudo jovens, com vassouras e baldes d'água, faixas e cartazes protestando contra essa pouca-vergonha em que se transformou a política no Brasil. A caminhada foi pacífica, mas muito determinada. Aliás, foi a primeira vez que eu presenciei uma manifestação realmente forte aqui na Capital do País, porque toda semana tem protesto, mas quase sempre com cara de passeio turístico. Pena que Dona Dilma, nossa Presidenta,  não viu, mas com certeza tomou conhecimento e talvez não tenha ficado assim muito satisfeita não. Paciência! 
Aposto que hoje os PeTistas, de costas para o povo, vão dizer que tudo isso é obra da oposição em conluio com a "mídia golpista". Os caciques do partido certamente tentarão desmoralizar o evento ou diminuir a sua importância. Para os governantes de plantão está tudo bem, e se algo não está assim tão bem é por culpa da "direita" com o apoio da imprensa burguesa. Mas, será que alguém acredita mesmo nesse discurso do PT? Por caso o nosso povo é tão idiota assim?
Eu desejo do fundo do meu coração de brasileiro que mais e mais movimentos como esse que aconteceu ontem em Brasília e em outros lugares, se espalhem, se multipliquem. Vamos pra rua galera! Chega de enganação! Abaixo a corrupção! Punição severa para esses bandidos! Por um Brasil livre dessa podridão em que se transformou o governo PT=PMDB !

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A CENSURA DO PT

O PT realizou neste ultimo final de semana, aqui em Brasília, o seu congresso anual. Os caciques do partido se fizeram presentes e presente também estava uma multidão de militantes, todos (ou quase todos) empoleirados nas centenas de cargos comissionados do Governo Federal, é claro. Sim, aquele pessoal que fazia greve, que ia pra rua agitar a bandeira vermelha com uma estrela branca no meio, agora vive nos gabinetes do Planalto curtindo as mordomias naturais do poder. Apesar do marketing oficial petista querer mostrar uma militância aguerrida e sintonizada com os velhos princípios ideológicos, a verdade nua e crua é que tudo isso é página virada na história do Brasil. Ninguém quer mais saber de militância. E nem precisa! O PT é governo e o osso do poder não vai  querer largar nunca mais!
Mas, tudo bem ,deixa isso pra lá. O que me chamou a atenção foi um dos pontos do documento final do supra referido e aludido congresso petista. O partido voltou a bater na tecla do chamado "controle social da mídia", que nada mais é do que uma censura disfarçada e bem disfarçada. O objetivo é controlar o jornalismo que se pratica neste país e que nem sempre agrada aos poderosos de plantão. No seu governo, Lula por várias criticou a imprensa e fez ameaças. Agora os chefes do PT voltaram a falar em uma tal de "mídia golpista", como se ainda estivéssemos vivendo no regime militar ou talvez num ambiente ameaçado por golpes de estado. Isso é ridículo! Mas cabe perfeitamente na farsa que os petistas querem apresentar a nação brasileira. Lembram-se do "espetáculo do crescimento"?  Bonito, não? Mas será que alguém acreditou naquela besteira? 
Com esse discurso ideológico, o PT quer passar para os cidadãos a imagem de uma coisa que ele já não é (se é que um dia foi!): um partido democrático, aberto ao diálogo, diálogo que pressupõe o livre exercício da expressão do pensamento! Jornalista amordaçado é coisa de ditadura ou de bandidos travestidos de políticos e governantes.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

"NÓS SOFRE MAS NÓS GOZA!"

Sexta feira, o nosso dia de falar sobre "amenidades". E foi nesta semana que saiu uma pesquisa sobre o IDH, o "Índice de Desenvolvimento  Humano" das cidades brasileiras. Foram escolhidas, de acordo com este critério, as 10 melhores cidades para se viver hoje em dia. No entanto, a surpresa da notícia foi que a Região Nordeste não aparece na lista. Foram simplesmente excluídas capitais importantes como Salvador, Recife e Fortaleza. Nenhuma delas satisfaz quando o quesito é o "bem viver".
O IDH é construído a partir de elementos como saúde, educação, transporte, etc. Trata-se de um sistema de aferição (ops!) utilizado no mundo inteiro para medir a qualidade de vida. Claro está que uma cidade cuja rede hospitalar, por exemplo, é precária, aparecerá muito mal no seu IDH. Sem saúde não há desenvolvimento humano, isso todo mundo está careca de saber! Então, se o conjunto daquelas coisas básicas que as pessoas precisam para sobreviver com um mínimo de dignidade é deficitário ou simplesmente não existe, como é possível falar em progresso e bem estar? 
Não sei se  isto serve de  consolo, mas de qualquer modo acredito que o IAE, "Índice de Alegria Espontânea" que todo nordestino (inclusive eu...) traz estampado na cara, é altíssimo e coloca o povo do nordeste em primeiro lugar no cenário nacional e até internacional. Por acaso existe um povo mais alegre, mais espontâneo, mais festeiro nesse país e nesse mundo? Penso que não!
O célebre escritor e pesquisador Euclides da Cunha dizia que "o sertanejo é antes de tudo um forte". Parafraseando (ops!) Euclides eu diria que "o nordestino é antes de tudo um festeiro". E é justamente esta característica, esta singularidade que nos permitiu sobreviver a tantos séculos de escravidão, de coronelismo político e de exclusão social. Apesar de tudo e de todos, o povo nordestino continua de cabeça erguida, pulando o frevo em Recife, o carnaval em Salvador, dançando quadrilha em Campina Grande, o Boi no Maranhão, e se banhando nos mares maravilhosos desta terra querida. 
Enfim, "Nós sofre mas nós goza!"
Um bom final de  semana pra voces!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ARRUME ESTA BAGUNÇA DONA DILMA !

Com essa história de economia de dinheiro, cortes de gastos para aumentar a sobra de grana para pagamento dos juros da nossa (eterna) dívida, o Governo da Dona Dilma tira de novo do armário o fantasma da CPMF -ou qualquer imposto semelhante- a fim de financiar as despesas com a saúde pública. As velhas conversas tomam conta dos bastidores do Palácio do Planalto, do Congresso e arredores. E não adianta disfarçar ou jogar para a platéia porque na realidade o que os tecnocratas desejam mesmo é a ressurreição do famigerado imposto. Os  políticos, por sua vez, teleguiados pelos caciques dos partidos da "base" (sem base), se dispõem a justificar, sabe-se lá como, a criação e a legalização de qualquer coisa que o governo invente. Para este fim eles (e elas) estão na Câmara e no Senado, como se vacas (e bois) de presépio fossem, ou seja, apenas para balançarem docemente as cabeças.
Mas o povo brasileiro não é bobo não! O cidadão comum sabe muito bem que a carga de impostos já é grande demais. Só faltam inventar um imposto sobre o ar que respiramos! Da água que consumimos ao palito de fósforo, tudo neste país paga imposto. E o pior é que ninguém vê os benefícios, o retorno desta dinheirama toda. Aonde estão os hospitais, as escolas, as rodovias, o saneamento básico, etc.? Dos três meses de trabalho que anualmente  todo brasileiro (e brasileira) oferece ao governo em forma de impostos, taxas, contribuições, etc. ninguém recebe nada. A equação impostos=benefícios parece completamente fora de moda. Tudo (ou quase tudo) que o estado arrecada é para manter de pé o elefante branco da máquina pública, cada vez mais arcaica, obsoleta (ops!). Isto sem falar dos milhões e milhões que escorrem pela ralo da corrupção.
Então Dona Dilma, por favor, bote este elefante pra fazer um regime sério e aplique o nosso dinheiro na saúde pública. Faça uma reforma administrativa no governo, corte as gorduras em excesso (e não devem ser poucas), a começar pelos 20 mil cargos comissionados. Arrume esta bagunça senhora Presidenta! Depois disso, com certeza haverá de sobrar dinheiro para a saúde e outras coisas mais. Somente assim o povo brasileiro poderá reconhecer a senhora como uma mulher de coragem, que pegou o boi pelo chifre (ou o elefante pela tromba), e fez a gente, finalmente, sentir orgulho do país em que vivemos!