terça-feira, 2 de agosto de 2011

VERGONHA NA CARA SEU LULA !

Desde que o mundo é mundo e a democracia consolidou-se como o melhor regime, ou pelo menos o que mais se aproxima do ideal em termos de sistema político, que a liberdade de expressão foi um dos seus traços fundamentais. Afirmar com todas as letras esta liberdade é uma questão de vida ou de morte para a democracia. Sem ela, não se pode falar em democracia porque ela é a base de todas as outras liberdades. O regime "do povo, para o povo e com o povo" necessita amparar-se no direito que todo cidadão tem de expressar a sua opinião livremente, isto é, sem medo de qualquer censura ou repressão. Por isso, tem razão o Ministro Ayres Brito, do STF, em matéria publicada neste domingo, dia 31 de julho, no jornal "O Estado de São Paulo": "A democracia e a liberdade de imprensa estão ligados umbilicalmente". Em poucas palavras: uma não existe sem a outra!
Trago este assunto a baila (ops!) porque o nosso eterno guru LULA da Silva, que deixou o Palácio do Planalto mas pretende continuar governando a todos nós, declarou semana passada que a imprensa brasileira só valoriza o negativo e que não vê o que de bom existe agora no Brasil. Mais uma vez LULA apontou a sua metralhadora verbal contra os jornalistas, ou mais exatamente em direção aqueles que não vivem puxando o seu saco e aplaudindo os seus grandes "feitos" em favor do país. Ele certamente queria que a imprensa escondesse os escândalos patrocinados pelo PT e seus aliados, aquela gente da pior espécie, elementos altamente periculosos com os quais aliou-se para tomar o poder. O ex-presidente se sente incomodado pelas críticas e não tolera os que discordam de suas idéias "geniais" (!).
A história mostra que toda vez que um governante, seja de direita ou seja de esquerda, começou a criticar a imprensa e a querer, de uma forma ou de outra, cercear o seu trabalho, o resultado foi desastroso para a democracia. Qualquer ameaça a liberdade de expressão, por menor que ela seja, é uma ameaça também às liberdades civis em geral. Dá medo só de pensar! Não foi assim, afinal, que surgiram todas as ditaduras?. A primeira providência que os tiranos adotam ao se instalarem no poder é justamente calar a boca dos cidadãos calando a boca, é claro, dos jornalistas.
Então, demos mil graças a Deus pelos jornalistas que temos. Apesar dos pesares,  podemos respirar aliviados porque, na ausência de um Legislativo independente e honesto e de um Judiciário decente, ainda temos uma  imprensa combativa e corajosa. Sim minha gente, nem todo mundo nesse Brasil deixou-se cooptar (ops!) pelos "mensaleiros" do PT. Ainda tem gente com vergonha na cara Seu LULA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário