quarta-feira, 31 de agosto de 2011

JAQUELINE FOI SALVA

E aconteceu ontem a noite, aqui em Brasília, o que todo mundo já esperava, ou seja, a Deputada Federal Jaqueline Roriz, filha do ex-governador Joaquim Roriz, escapou da cassação. O processo por "quebra de decoro parlamentar" acabou em pizza, como é de costume, aliás. Na verdade, a Capital do nosso Brasil varonil não passa de uma grande pizzaria. Por aqui, tudo contribui para que a esculhambação se consolide a cada dia.
O fato é que, com essa coisa de votação secreta, suas excelências (eu disse "suas" porque não são minhas...) escondem o rosto e a vergonha. Essa, por sinal, nunca tiveram. É fácil dizer depois que não votou ou que votou assim ou assado. Quem é que vai saber? Político tem parte com o cão! Cruz credo!
Confesso a voces que sinto saudade de um Legislativo forte e combativo. Já tivemos no passado homens e mulheres grandes e valentes no combate a descaração dos governos, inclusive no tempo dos militares. Por isso, dá uma tristeza imensa ver o quadro atual da Câmara e do Senado. Há uma pobreza, uma miserabilidade enorme de idéias, de posturas, de atitudes. São homens e mulheres apagados, sem expressão e sem relevância, sem apelo popular, apesar dos milhares de votos que receberam. E não sou eu que afirmo isso não. Infelizmente a imagem das duas casas legislativas mais importantes do país é péssima. Quer provas disso? Consulte qualquer pesquisa de opinião mais recente (e decente, claro). Pouca gente hoje em dia acredita nas pessoas que elegeu.
Jaqueline foi salva pelos colegas e agora anda por aí, livre, leve e fagueira (ops!) O sorriso da herdeira política da família Roriz resume, por assim dizer, o sentimento de toda a classe dirigente, isto é, dos políticos que se acham no direito de mandar e desmandar, roubar e cuspir na cara do povo trabalhador da nação. A impunidade toma conta do país e ninguém reclama. Nosso dinheiro escorre pelo ralo da corrupção e a dignidade também. Enquanto isso, aqui do lado de fora dos gabinetes acarpetados do Planalto Central, a patuléia (ops!), a plebe que somos nós os pagadores de impostos, segue seu caminho de sofrimento. Parece que uma paulada mais uma a menos não faz assim muita diferença. O povo brasileiro já se acostumou a tomar porrada. Nada mais natural, nada mais triste também!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O PAU COMEU NO PIAUÍ

E o pau comeu ontem em Teresina, a simpática Capital do Piauí. Estudantes protestavam contra o aumento das passagens de ônibus quando a polícia chegou descendo o sarrafo. E olha que o governo é comandado pelo PSB, cuja ideologia é socialista (acredite quem quiser!) e tem o apoio do PT, antes estilete, agora vidraça...
No Piauí como aqui em Brasília e em várias capitais, a questão do transporte público é realmente "caso de polícia". Devemos chamar a polícia sim senhor, mas não para bater em estudantes e sim para colocar na cadeia prefeitos, vereadores, secretários, políticos e empresários do setor. O que existe, de fato, no Brasil quando se trata de transporte de massa é uma associação, uma simbiose (ops!) de múltiplos interesses político-financeiros. Tudo parece muito simples e fácil de entender. Os empresários querem lucros e os políticos querem dinheiro para as campanhas. As empresas fazem grandes doações para a eleição de prefeitos e vereadores, sobretudo. Uma vez eleitos, esses políticos, evidentemente, irão defender os interesses dos empresários, seus patrocinadores. Nada mais justo, nada mais normal, nada mais lógico vocês não acham? Em muitas cidades brasileiras nem sequer existe licitação pública para concessão de linhas de ônibus. Tudo é feito na base da camaradagem e dos conchavos políticos. E o povo? Ora, o povo que se dane, pegue ônibus lotado e pague caro por um serviço que é uma porcaria. 
Fico contente em saber que a juventude está acordada e que ainda tem ganas de lutar. Graças a Deus, parece que nem tudo está perdido! E os jovens estudantes piauienses nos dão o exemplo, o bom exemplo de como gritar e protestar contra esta descaração que os administradores fazem com o nosso povo.
Parabéns galera! Vamos em frente! Queira Deus em todas as cidades a juventude bote a cara na rua também. 

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CARGOS COMISSIONADOS, A PRAGA BRASILEIRA

O Brasil tem hoje cerca de 20 mil (eu disse 20 mil!) cargos comissionados, isto é, cargos ocupados por pessoas que não se submeteram a nenhum tipo de prova ou concurso. Estes lugares foram preenchidos por obra e graça do apadrinhamento político, fruto dos acordos entre os partidos que apoiam o governo, a famosa (e triste) base aliada. Neste verdadeiro mar de gente estão, por exemplo, políticos que não conseguiram se eleger, chefes ou caciques de um determinado reduto eleitoral, ou simplesmente militantes, sindicalistas e ex-sindicalistas,  cabos eleitorais que têm  um certo peso na hora da campanha, etc. etc. A maioria desse pessoal geralmente não possui instrução ou preparação profissional adequada para exercer o cargo que ocupam nos órgãos de governo. Assim é que, em cada ministério, departamento, autarquia, etc "batem ponto" (quando batem...) dezenas de "assessores" que trabalham pouco ou quase nada em função do bem-estar da nação. São, na verdade, parasitas que consomem nosso rico dinheirinho numa boa!...
Por conta da crise financeira mundial, o discurso da nossa amada Presidenta ao longo das últimas semanas tem sido pautado pela austeridade nos gastos públicos. Economizar é o verbo predileto da Dona Dilma e o seu Ministro da Fazenda. Até o aumento prometido aos nossos aposentados foi por água abaixo! Para os servidores públicos 0% de reajuste em 2012. Quem for fraco que se quebre! A "base" já recebeu ordens expressas de não aprovar nada que possa significar aumento de despesas para os cofres do governo. O negócio agora é apertar o cinto mesmo.
Eu posso até concordar com este pensamento, sobretudo se se trata de gastos não essenciais como saúde, educação, etc. Economizar sim, economizar com inteligencia! Mas também gostaria de deixar aqui uma sugestão concreta: Dona Dilma, faça um corte drástico nesses cargos comissionados! Acabe com esta farra dos políticos que só querem saber de mamar nas tetas da senhora, digo, do seu governo! Valorizemos os servidores concursados, que ocupam seus cargos por mérito, não por Q.I. (quem indica). Precisamos de um serviço público decente e eficiente, não de puxa-sacos e vagabundos que nada mais fazem do que avacalhar com o Brasil!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

VIVA O PROCON !!!

Sexta feira aqui no blog é dia de amenidades, conversa fiada, coisas comuns da vida. E já que eu meto a lenha no governo dia sim e outro também, decidi fazer um elogio a um órgão público. Sim, não estou de sacanagem não, é verdade. Eu que sempre ocupei este espaço para apontar os erros e as mazelas dos políticos hoje escrevo sobre coisas positivas. Trata-se de uma conversão? Mudei a minha forma de pensar e de analisar a realidade brasileira de uma hora para outra? O que foi que aconteceu afinal com este humilde escriba?
Bem, o fato assim aconteceu: comprei pela internet, na empresa DECOLAR.COM, uma passagem aérea. Seguindo as orientações da empresa, uma vez que eu não gosto de usar cartão de crédito (na contra-mão da história atual, acrescente-se...), fiz um depósito bancário e em seguida mandei por e-mail o respectivo comprovante. Até aí tudo certo. Mas acontece que o tempo foi passando e como não obtive resposta, telefonei para a Decolar.com. Fui informado, então, que o e-mail não havia chegado e que era preciso mandar de novo, o que foi feito na mesma data. Mais dias se passaram e nada de resposta. Gastei horas ao telefone tentando resolver o problema mas a empresa foi me "cozinhando em banho-maria", pedindo prazos e mais prazos e nada de solução. Nem  passagem nem o meu dinheiro de volta!
Foi aí que, diante do risco de vir a perder meu rico e suado dinheirinho, e sobretudo indignado e revoltado com a situação, resolvi procurar o PROCON do Distrito Federal. Esta, aliás, foi a primeira vez e espero em Deus tenha sido a última também.O atendimento foi rápido e eficiente, tanto na recepção, onde foi feita uma espécie de triagem, como na entrevista com o funcionário encarregado. Recebi todas as informações de que precisava e sai de lá com a esperança de ver logo logo a solução para o meu caso.
Aplausos portanto para o PROCON !!! E viva o Código de Defesa do Consumidor, sem o qual estaríamos, de fato, sujeitos a permanente enganação de esquemas fraudulentos como esse da DECOLAR.COM, empresas com uma fachada muito bonita, mas que na verdade não passam de arapucas sempre prontas para ludibriar a boa fé dos seus clientes.
Ótimo final de semana pra vocês!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A COPA E OS LADRÕES

De volta a Brasília nesta quinta feira, acordo com a manchete do "Correio Braziliense" afirmando em letras garrafais (como nos bons tempos dos bons jornais) que a corrupção no Ministério dos Esportes já avança sobre a Copa de 2014. E ontem, também aqui em Brasília o Sr. Ministro octagenário (ops!) foi ao Senado dar explicações sobre o inexplicável, ou seja, da esculhambação que é a sua pasta. Será que algum gestor público poderia justificar porque 100% dos convênios por ele assinados encontra-se em situação irregular? E não foi o jornal que disse isso não, foi a CGU, a Controladoria Geral da União, aliás, uma das poucas coisas que funcionam mais ou menos bem neste governo atribulado da Dona Dilma.
A verdade é que até hoje ninguém conseguiu, de fato, esclarecer a nação brasileira o sentido da criação desse e de outros ministérios como o da pesca ou dos esportes, por exemplo. E nesse pouco tempo de existência todos eles revelaram a sua inutilidade, ou melhor, estão sendo extremamente úteis aos partidos da "base aliada" e ao governo PT=PMDB que conseguiu alojar seus apadrinhados, quase todos envolvidos,  por pura coincidência, em alguma falcatrua. Além disso, é obvio que essas estruturas de governo servem aos políticos mafiosos e tradicionalmente corruptos, que delas retiram todo dinheiro que podem. São esquemas, no melhor estilo, de arrecadação volumosa de dinheiro, do meu, do seu, do nosso rico dinheirinho, verbas e mais verbas, milhões e milhões desviados dos cofres da viúva!
Bem, mas a Dona Dilma prometeu fazer uma faxina geral. Cidadãos e cidadãs por esse Brasil a fora estão acreditando nas palavras da Presidenta. Porém, forçoso é reconhecer que as medidas concretas ainda são bastante tímidas. Políticos estão chiando. Ontem a noite o PMDB ofereceu um jantar e decidiu botar "panos quentes" numa certa crise que se estabeleceu na "base". O que se espera é que na hora do cafezinho, depois de uma meia dúzia de doses daquele "12 anos rótulo preto", tudo se acalme e se ajeite. Como diz o ditado "eles que são brancos que se entendam"... E, de fato, é o que sempre acontece.
Que venha a Copa do Mundo, e com certeza atrás dela virá também a comitiva dos ladrões chefiada pelas elites de costume. Essa é a história, a verdadeira história do Brasil!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A BÍBLIA SOB CENSURA

                No interior de São Paulo um juiz acaba de proibir a colocação de um out-door (essas placas enormes -e nem sempre belas- com propaganda em ruas, avenidas, estradas, fachadas de edifícos, etc.) com versículos bíblicos só porque estes mesmos versículos desautorizam, digamos assim, o homossexualismo. Segundo o excelentíssimo Sr. Magistrado, as frases da Bíblia são "homofóbicas", isto é, poderiam provocar nas pessoas o ódio aos gays e assemelhados.
               Não quero entrar aqui no mérito da questão (ops!), tambem porque o assunto é dos mais polêmicos e eu também não estou disposto a ir de repente para o "xilindró" ver o sol nascer quadrado... Vai que um juiz qualquer por aí resolve me enquadrar, como é que eu fico? Mas, porém, contudo, não posso deixar de manifestar pelo menos a minha preocupação com o supra citado e mencionado fato.
              Em primeiro lugar, percebe-se que vez por outra surge um juiz daqui ou dali prolatando (ops!) -esse é o termo júrídico- sentenças mais ou menos estranhas como essa. A impressão que se tem é que cada um "prolata" o  que quer. Tudo depende do seu gosto pessoal. Se o meretíssimo é simpatizante da causa LGBTS (e outras letras que se queira acrescentar aqui), a sentença vai para um lado. Se o juiz não gosta da coisa, a sentença vai para outro. E assim é que vamos vivendo e sofrendo no país do futebol, da corrupção, dos modismos e das inutilidades.
             Depois disso, fica a dúvida cruel na cabeça da gente: de agora por diante teremos que rasgar certas paginas das Sagradas Escrituras? A Bíblia será finalmente censurada? A religião terá que se submeter a um certo código de conduta ditado por esse ou aquele grupo da sociedade? Até a Palavra de Deus terá que ser "politicamente correta" se quiser sair às ruas? Javé, Jesus, os Apóstolos serão considerados homofóbicos um dia desses? Os juizes e tribunais brasileiros os condenarão ao silêncio?
             Na verdade eu tenho medo dessa onda de proteção aos gays que ora avança pelo país como se a causa desse grupo de pessoas fosse a coisa mais importante que existe. Creio que o preconceito, todo tipo de preconceito, é maléfico e deve ser combatido por todo mundo, inclusive pelas igrejas e religiões que tem na Bíblia o seu sustento. Mas não gosto de pensar que de agora em diante tenhamos que enaltecer e aplaudir o fato de homem casar com homem e mulher com mulher. Devemos respeitar a Palavra de Deus e a palavra de todo mundo, como respeitamos a palavra dos gays e lésbicas e tudo quanto vier

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SARNEY PELOS ARES

E mais uma vez o nosso blog ficou fora do ar e longe das vistas de uma multidão de gente (talvez uma duzia de pessoas...). A malvada da internet é a culpada de todos esses males que assolam o ser humano nos dias que correm (e como correm!). Mas, glória a Deus que não abandona os filhos seus, estamos de volta.
De passagem aqui por São Paulo, debaixo de um cobertor gelado abro os jornais e vejo que Sarney, o velho coronel, um dos últimos por sinal, andou passeando de helicóptero de São Luis para a sua ilha particular. Segundo os jornais, o problema é que o aparelho pertence à Polícia Militar do Maranhão. Indagado sobre o assunto, o Presidente do Congresso Nacional disse que "tem direito ao transporte em seu estado".
Não me espanta nem me assusta o fato em si, já que o domínio da oligarquia sarneysista no Maranhão remonta (ops!) a algumas dezenas de anos. Esta é, aliás, uma das causas da pobreza extrema daquele estado brasileiro. Nada vai para frente porque Sarney e sua família não querem. É do intetesse da oligarquia manter o povo maranhense debaixo da ignorância e consequentemente do controle absoluto do clã.
O que chama a minha atenção, porém, é o mesmo assunto já comentado diversas vezes neste blog, ou seja, o uso dos bens públicos como se privados fossem. Trata-se aqui de uma verdadeira "privatização do público". O estado, a nação, suas instituições e seu patrimônio, digamos assim, "sequestrados" por particulares e submetidos aos seus interesses. Então, o que por princípio deveria ser de todos acaba sendo apenas de alguns privilegiados.
Que Sarney é um grande farsante, um autêntico "cara de pau", isso o Brasil inteiro já sabe. Por detrás daquele rosto conpungido (ops!) esconde-se um lobo feroz. Sob o manto do intelectual da Academia Brasileira de Letras o que temos é um político astuto, uma raposa esperta e sempre disposta a brigar, não pelo Maranhão, mas pelos interesses do seu grupo econômico, da quadrilha que nunca se cansa de assaltar os cofres da viúva. E isso tudo agora com as bençãos do PT, antigo combatente desse esquema vergonhoso que maltrata o meu querido Maranhão.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A MARCHA DAS MARGARIDAS EM VÃO

Brasília é a cidade das passeatas,das manifestações, dos protestos e das marchas. Ontem aconteceu mais uma, a "Marcha das Margaridas", reunindo uma multidão de mulheres de todos os cantos do país, sobretudo trabalhadoras rurais, incentivadas pelos seus sindicatos e associações. Foi tanta gente que parou o trânsito do DF, cidade que já vive parada nos seus monumentais engarrafamentos. Acho que o Oscar e o Lúcio não previam que a sua obra mais famosa teria este triste final, ou seja, servir de moldura para tamanha confusão automobilística (ops!). Tudo bem.
O que eu tenho observado aqui debaixo da minha janela, por onde passa a maioria dessas manifestações populares (e outras nem tanto) quase toda semana, é que a coisa parece que virou um passeio turístico, um autêntico lazer para quem tem tempo disponível e dinheiro suficiente para vir a Brasília segurando uma bandeira qualquer. É tudo "light", tudo  tranquilo, tudo na mais perfeita ordem e na mais santa paz! Já não se vê a polícia correndo atrás do povo com seus cavalos e cachorros,  cassetetes e bombas de gás. Não há mais repressão por que? Será que as reivindicações de toda a a classe trabalhadora no Brasil foram atendidas? Ou não será talvez porque nem o  governo nem os empresários nem ninguém das elites está se importando com tudo isso?.  Uma greve, uma passeada,  um protesto aqui ou ali, não diz mais nada. Dane-se o povo!
As "margaridas" já estão voltando pra casa. E estão voltando do mesmo jeito que chegaram, com as mãos abanando! Dona Dilma discursou, falou, falou, não disse nada e nada resolveu. Então, vamos esperar pela próxima marcha ano que vem. E tudo seguirá como dantes neste triste país de políticos surdos e de governantes prisioneiros dos seus próprios interesses, fenômeno modernamente chamado de "governabilidade".

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

VERNIZ IDIOTA

Além do "apagão moral" que acontece hoje no Brasil, onde todo dia estoura um novo escândalo de corrupção e roubalheira do dinheiro público, quer dizer, meu e seu, temos ainda o "apagão de profissionais". Pesquisas recentes das principais federações de industriais, inclusive a poderosa FIESP, de São Paulo, chegaram a conclusão de que o País não tem quadros profissionais capacitados. Em poucas palavras: sobram vagas e faltam trabalhadores com um mínimo de qualificação. O problema parece que não é de vagas e sim de pessoas preparadas para preenche-las! 
Este fato vem demonstrar, na verdade, o que todo mundo já sabia. O buraco é mais embaixo minha gente! A questão principal é a educação, a educação que nunca tivemos. Entra governo e sai governo, mas é como se mudassem as moscas e a m.... continuasse a mesma! Presidentes e governadores constantemente invadem a mídia para dizer que fizeram isso e aquilo pela educação, porém continuamos andando a passos lentos, devagar quase parando. E é muito fácil perceber isso, é só visitar uma escola pública na periferia das nossas grandes cidades ou, píor ainda, nesse interiorzão brasileiro. Falta tudo, do professor a merenda escolar! Mas o que a maior falta mesmo é de vergonha na cara dos nossos governantes e políticos em geral.
A experiencia como diretor de escola pública na periferia de Teresina, Piauí, me ensinou muitas coisas e a principal delas foi esta: em educação não existem fórmulas nem segredos. O que se planta se colhe! Se há investimentos, os resultados aparecem, mais cedo ou mais tarde. Isto significa que se o Brasil tivesse investido em educação hoje os empresários não estariam reclamando da falta de mão de obra e, é claro, haveria muito mais gente empregada, e bem empregada. Ao invés disso, o que temos é uma multidão de brasileiros e brasileiras sem qualificação profissional nenhuma, ganhando salário mínimo e sujeitando-se a fazer os piores serviços.
O resultado da pesquisa dos empresários mostra que a empolgação do discurso oficial não passa de uma enganação. Quando a fumaça do foguetório se dissipar, veremos que o Brasil vai mal. E vai mal por uma razão muito simples: nenhum país pode progredir e fazer justiça com o seu povo se a educação deixa de ser uma prioridade e passa ser um verniz de ufanismo idiota que o governo passa na cara da gente.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

HONESTIDADE, COISA RARA

Dona Dilma ainda não conseguiu efetivamente começar o seu governo porque outra coisa não tem feito a não ser dar explicações (algumas muito mal explicadas, diga-se de passagem...) a respeito da roubalheira que acontece nos ministérios, sob as fuças dos seus auxiliares diretos. A praga foi detectada dentro de casa, patrocinada por ninguém mais ninguém menos do que o Sr. Antonio Palocci (lembram-se dele?) que ficou rico de  uma hora para outra, como diz o povo, "sem ter nem pra que", parte constitutiva (ops!) dos insondáveis mistérios que em Brasília existem e nunca se acabam. Depois, então, a dita cuja (praga) espalhou-se rapidamente pela Esplanada. Resumo da ópera: a Presidenta ainda não disse a que veio!
Mas a semana começa com a notícia de que existe no Congresso Nacional uma centena de projetos de lei visando o combate a corrupção. Alguns são bastante interessantes, como por exemplo aqueles que têm como objetivo aumentar as penas para quem cometer esse tipo de crime ou aqueles que tornam mais rigorosos os sistemas de vigilância e fiscalização. Entretanto, dormem solenemente nas gavetas da Câmara e do Senado. Enquanto isso, malgrado (ops!) os esforços da CGU, a Controladoria Geral da União e do TCU, o Tribunal de Contas da União, os "aliados" (do diabo!) continuam a meter a faca na bolsa da "viúva", sem dó e sem piedade. Até um pastor da Assembléia de Deus, conforme reportagem de ontem, domingo, do jornal "O Estado de São Paulo", achou  um "santo" jeitinho de assaltar os cofres públicos, criando uma ONG fantasma que recebeu grana do Ministério do Turismo. Aliás, acrescente-se, esse ministério tornou-se uma das melhores "bocas-livres" do governo federal. Fácil fácil.
Sabemos que a corrupção não é um fenômeno novo, e muito menos exclusivo do Brasil. Começou com a chegada dos "purtugas" e existe em todo o planeta. O que faz a diferença no caso brasileiro é a facilitação das coisas, a moleza com que os políticos e seus "parceiros" roubam e a impunidade que se segue. Se houvesse vontade política no sentido de diminuir a roubalheira do dinheiro da nação talvez não acabássemos com a corrupção, mas pelo menos ela seria mais combatida e quem sabe punida com mais rigor também. Cabe a nós, eleitores, hoje mais do nunca, na hora de votar, não se deixar corromper e exigir dos nossos representantes um compromisso efetivo com essa coisa tão rara de se encontrar por aí e que se chama honestidade.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A DANADA DA INTERNET

           Voltei, antes que terminasse mais uma semana. Estive "fora do ar por alguns instantes devido a problemas técnicos", como anunciava garbosamente (ops!) a vinheta das emissoras de rádio antigamente, sempre que o som ia embora sem avisar. No meu caso foram alguns dias e não uns poucos instantes. Fazer o quê? Deu um treco aqui no meu computador. Na verdade acho que foi no provedor de internet mesmo. Perdoem a minha santa ignorância!
          Então fiquei a imaginar: a tecnologia é muito boa quando funciona realmente. Aliás, tudo é bom quando funciona não é mesmo? A política, a justiça, a polícia, a economia, etc. Vejam o exemplo dos gringos americanos, metidos agora num rolo desgraçado por causa do mau funcionamento da sua economia de mercado. O negão está em apuros, meu Deus! E e o pior é que eles fazem lá a m.... deles e a gente aqui embaixo é que acaba pagando o pato. É aquela velha história da corda que só quebra...
          Mas voltando ao nosso assunto -se é que dele me ausentei sem querer querendo- acho interessante, ou melhor, acho preocupante essa coisa da gente depender tanto da tecnologia, principalmente da internet. Não vou falar do celular porque seria chover no molhado (Brasília tá precisando mesmo de chuva!). O bendito (?) celular transformou-se numa verdadeira escravidão. Tem gente que dorme e acorda com o bichinho ligado. O pobre não  tem descanso. Se a pessoa vai ao banheiro, lá está ele. Se o avião já pousou, todo mundo quer falar com alguém (mesmo que não  tenha absolutamente nada a dizer). Na  terra, no céu, debaixo d' água, no céu e no inferno o celular tem sempre lugar de destaque.
         Quanta gente hoje em dia dispensaria a internet? Acho que pouquíssimas pessoas, sobretudo com relação a trabalho ou atividade profissional, podem viver sem este recurso tecnológico. Precisamos viver conectados, se possível o tempo todo. Mais do que nunca, somos hoje uma autêntica "aldeia global", como preconizava (ops!) nossos mestres da comunicação social no final do século passado. E para muitos como eu, a internet é indispensável porque a comunicação com outros estados, com pessoas que estão distantes fisicamente é necessária para o próprio desenvolvimento da atividade. Sendo assim, quando a danada resolve escapulir é um Deus nos acuda.
               Não sou nenhum  "Bombril", mas quero pedir mil e uma  desculpas às milhares (?) de leitoras e aquela meia dúzia de leitores que costumam perder tempo dando uma paradinha no meu blog todo, ou quase todo dia.
Espero em Deus que semana que vem não seja eu surpreendido de novo pelos misteriosos defeitos do mundo  tecnologizado em que vivemos, feliz ou infelizmente, não sei.

Bom fim de semana pra voces!
Já fui !!!!!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

FISCALIZEMOS OS POLÍTICOS

Já que ontem lembramos aqui a figura de Pelé, o "Rei do futebol", vamos continuar na área futebolística (ops!) lembrando o glorioso Fluminense do RJ. Pois é, o jogador Fred, principal artilheiro do "Tricolor das Laranjeiras", como sempre foi conhecido o Flu, pediu para deixar o time. O motivo (ou pelo menos o que ele está alegando) é a perseguição implacável da torcida. De dia e de noite os torcedores "fiscalizam" o atleta com medo de que ele caia na balada ou tenha uma vida desregrada, o que, segundo eles, prejudicaria o desempenho do atleta em campo.
É claro que esta atitude da torcida, ou parte dela, não se justifica. Muito pelo contrário. A perseguição é caso de policia mesmo! A Constituição assegura ao jogador, como a qualquer outro cidadão, o direito de ir e vir. Ir aonde quiser e vir quando quiser e se quiser! Cada pessoa é responsável pelos seus próprios atos, e caso venha a cometer algum ilícito civil ou penal, responderá por ele, evidentemente. Isso basta.
Mas o fato me chamou a atenção, e de certa forma me aguçou também o pensamento. "Cá com os meus botões"... fiquei a imaginar se não seria o caso de exercermos sobre os nossos políticos, aqueles homens e aquelas mulheres que nos representam no Legislativo, uma certa fiscalização. O mesmo valeria para os nossos administradores públicos.  Eu não diria que a partir de agora ficássemos todos a perseguir os políticos, o prefeito, o governador, etc., porque isso iria de encontro aos direitos fundamentais preconizados (ops!) pela Carta Magna, nossa lei maior. Não, é claro que não se pode combater as ilegalidades com outra ilegalidade. Mas, por outro lado , uma certa pressão popular talvez ajudasse a melhorar a vida política desse país cheio de corrupção e ladroagem, vocês não acham? Se os Tribunais de Contas, o Ministério Público e os demais órgãos e instituições encarregadas de fazer este trabalho não o fazem, ou fazem mal, por que não colaborarmos?
Então, começo agora a sonhar com o dia em que os políticos ao saírem de casa encontrem grupos de eleitores na sua porta, cobrando as promessas feitas durante a campanha. Sonho com o dia em que os eleitores, máquina fotográfica em mãos, registrem as entradas e saídas dos administradores carregando pacotes de dinheiro (que nem fez a revista VEJA desta semana). Quero crer que se houvesse uma fiscalização, uma cobrança, uma marcação cerrada por parte de cada eleitor, talvez o Brasil fosse outro país, sem tanta roubalheira e pouca vergonha!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A GALERA MALDITA

Acordo bem cedinho nesta segunda feira, e depois do "cooper" habitual vou pra debaixo do chuveiro frio ouvindo o rádio. 
Eis que de repente ouço a voz grossa de Pelé fazendo propaganda da Copa de 2014. Pois é! O mais novo "garoto-propaganda" (desculpem-me, essa expressão nem se usa mais) do Ministério dos Esportes lê um texto cheio de elogios ao Brasil , "a oitava economia do mundo"... isso e aquilo. E finaliza dizendo que a Copa do Mundo será um espetáculo. Lembrei-me do nosso eterno guru, Lula da Silva, e o seu famoso "espetáculo do crescimento", coisa que só ele viu acontecer. Até hoje o povo lascado desse país espera que se abram as cortinas desse espetáculo e nada! Bem, a não ser os trocados do "bolsa família", o maior cabo eleitoral já inventado nessas terras tropicais.
Confesso a vocês que fiquei meio injuriado com essa verdadeira ignomínia (ops!) praticada pelo "Rei do futebol". Sinceramente, é muita cara de pau! Com todo respeito que eu tenho pela carreira futebolística (ops!) desse grande atleta, não dá pra engolir discursos como esse da Copa. Isso é o mesmo que fazer de besta o nosso povo. Ou será que inteligente é só o pessoal do governo? O Ministro dos Esportes é algum gênio por acaso? Será que vamos convencer as pessoas que o preto agora é branco e que o branco agora é preto? Com jogadas de marketing e milhões de reais derramados em gastos com propagandas como essa vamos mudar a percepção que se tem hoje a respeito da Copa de 2014?
O que se fala "a boca pequena" em Brasília é que na verdade este vai ser o torneio de futebol mais caro da história da humanidade!. Na grande imprensa pouco a pouco vão pipocar os casos de corrupção pois estes já começam a ensaiar os primeiros passos. Dizem que a  política adotada por setores do governo em conluio com Ricardo Teixeira e sua quadrilha de assaltantes profissionais é mesmo deixar tudo para a última hora e assim superfaturar os gastos. E isso vai valer tanto para a construção de grandes obras como para a compra do cafezinho e da água mineral. Desculpas, é claro, não vão faltar! E o nosso rico dinheirinho, as dezenas de impostos que recolhemos a cada minuto, certamente terão como destino os bolsos dessa galera maldita. 
Quem viver verá, ou melhor, quem viver pagará, isto é, quem viver chorará!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

BRASÍLIA NÃO É BRASÍLIA

Ontem não estive por aqui. Peço mil desculpas aos meus queridos leitores mas tive que sair muito cedo de Brasília, rumo a Braslândia, no chamado "entorno" do Distrito Federal. Acesso a internet por lá? Nem pensar! Talvez seja a tal de "universalização" que o governo tanto fala. A 30  ou 40 km de uma grande cidade brasileira muitas vezes já não se consegue acessar a rede mundial. E olha que nós pagamos as tarifas mais caras do mundo. É mole uma coisa dessa?  
A viagem foi boa, também porque, pouco a pouco vou conhecendo melhor a realidade da Capital do Brasil, e de certa forma também vou reavaliando tudo aquilo que eu imaginava ser a cidade projetada para ser um exemplo de cidade.
Brasília, na verdade, não é aquela Brasília que aparece  todo dia na televisão, nos jornais e nas revistas. Quem chega para conhecer a Praça dos Três Poderes, a Catedral, todos os prédios cuja arquitetura chamou a atenção do mundo todo, pode até pensar que vivemos numa cidade progressista e civilizada. O chamado "Plano Piloto", ou seja, o núcleo projetado por Oscar e Lucio, é Brasília sim, claro, mas ao mesmo tempo Brasília é muito, muito mais do que isso. Brasília é a explosão demográfica das cidades-satélites, o "entorno" que comporta também imensos bolsões de pobreza e de miséria mesmo. Fala-se, inclusive,  que a violência que existe nesta área é a maior do Brasil.
Por essas plagas (ops!) se acomodaram milhares de nordestinos. Digo "se acomodaram" porque muita gente veio para o DF por absoluta falta de opção. Depois que São Paulo se encheu, a "bola da vez" foi Brasilia. E é essa multidão de piauienses, maranhenses, cearenses, pernambucanos, paraibanos, baianos, etc. que hoje vive no entorno. Os loteamentos são irregulares, ou pelo menos um grande numero deles. Esse, aliás, é um dos problemas mais graves do DF. Mas em compensação, as ruas não tem calçamento, os bairros não tem nem hospitais nem escolas. Mas o que piora tudo mesmo é o transporte público. Brasília ostenta (ops!) o título de pior sistema de transporte do país. A frota de sucata é comandada pelo Sr. Wagner Canhedo (lembram-se da VASP?), empresário falido mas cheio de dinheiro. Contradição? Ora meus amigos, este  não é o país das contradições? 
Uma boa parte dessa massa nordestina até que se deu bem, sobretudo quem chegou mais cedo, talvez ainda na fase de construção da cidade. Os mais sortudos (e sortudas) conseguiram um emprego público. Mas ainda resta um contingente enorme de pessoas que sobrevivem de "bicos", sofrendo que nem suvaco de aleijado. Porém, como todo bom nordestino, acostumado a penar desde pequenininho, esse povo vai seguindo em frente.
Visitem Brasília, então! Mas se não quiserem se decepcionar, fiquem a passear somente pela Praça dos Três Poderes, os lagos, a Catedral, etc. É bem provável que vocês possam sair daqui com uma impressão até legal.

Ótimo final de semana pra todo mundo!
Inté segunda!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

                          Da Cidade de Vilna, capital da  Lituânia, vejam só, nos chega uma notícia assaz (ops!) inspiradora. O Sr. Prefeito daquela tão linda quanto desconhecida cidade, cujo nome não coloco aqui porque é difícil de grafar (imaginem de pronunciar...!), resolveu combater os abusos dos motoristas na base do porrete. Como se dizia nos meus tempos de criança, ele resolveu "apelar para a ignorância", ou seja, mandou buscar um tanque de guerra e saiu pelas ruas e avenidas passando literalmente por cima dos automóveis que por acaso se encontravam estacionados em ciclovias, faixas de pedestres, passeios, etc. Foi um arraso mesmo!
                       Ai meu Deus do céu, quem dera isso acontecesse também aqui nesta doce terra brasileira! Já imaginaram um prefeito doido desses pegando um tanque do exército e botando pra quebrar no meio da rua? Os donos de ferro velho iriam agradecer penhoradamente (ops!) pela matéria-prima. Muito mais ainda ainda agradeceriam ao Sr. Alcaide (ops! ops!) os nossos bravos ciclistas e os humildes pedestres que todos os dias são obrigados a enfrentar a estupidez, a insensibilidade e a grosseria de motoristas que se acham acima do bem e do mal. Sim, porque no Brasil quem tem carro desfruta de uma prioridade absurda sobre quem não tem. É mais ou menos como se a máquina fosse superior ao homem! Dá para entender um negócio desse? E quem quiser experimentar na prática o que eu estou dizendo, dê uma saidinha e tente andar a pé pelas vias  principais das nossas grandes cidades. Se não tiver muito cuidado vai voltar pra casa vestindo um paletó de madeira...!  
                      É claro que a medida tomada pelo prefeito da cidade de Vilna foi um tanto quanto "midiática". O homem queria (e conseguiu) de fato aparecer, botar a cara na tela. Mas, talvez fosse bom a gente pegar este fato para refletir um pouco mais sobre o trânsito louco que rapidamente toma conta do país. E tudo se agrava ainda mais porque o nosso Código Brasileiro de Trânsito é tremendamente fraco e extremamente compassivo com os infratores. Creio, portanto, que se não forem tomadas certas medidas mais enérgicas (e parece que os nossos políticos não estão assim muito interessados) o futuro será mais sombrio do que possamos imaginar. Aliás, todo dia eu peço a Deus que me dê vida e saúde para ver como é que estarão as nossas metrópoles daqui a uns 20 ou 30 anos por exemplo.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

VERGONHA NA CARA SEU LULA !

Desde que o mundo é mundo e a democracia consolidou-se como o melhor regime, ou pelo menos o que mais se aproxima do ideal em termos de sistema político, que a liberdade de expressão foi um dos seus traços fundamentais. Afirmar com todas as letras esta liberdade é uma questão de vida ou de morte para a democracia. Sem ela, não se pode falar em democracia porque ela é a base de todas as outras liberdades. O regime "do povo, para o povo e com o povo" necessita amparar-se no direito que todo cidadão tem de expressar a sua opinião livremente, isto é, sem medo de qualquer censura ou repressão. Por isso, tem razão o Ministro Ayres Brito, do STF, em matéria publicada neste domingo, dia 31 de julho, no jornal "O Estado de São Paulo": "A democracia e a liberdade de imprensa estão ligados umbilicalmente". Em poucas palavras: uma não existe sem a outra!
Trago este assunto a baila (ops!) porque o nosso eterno guru LULA da Silva, que deixou o Palácio do Planalto mas pretende continuar governando a todos nós, declarou semana passada que a imprensa brasileira só valoriza o negativo e que não vê o que de bom existe agora no Brasil. Mais uma vez LULA apontou a sua metralhadora verbal contra os jornalistas, ou mais exatamente em direção aqueles que não vivem puxando o seu saco e aplaudindo os seus grandes "feitos" em favor do país. Ele certamente queria que a imprensa escondesse os escândalos patrocinados pelo PT e seus aliados, aquela gente da pior espécie, elementos altamente periculosos com os quais aliou-se para tomar o poder. O ex-presidente se sente incomodado pelas críticas e não tolera os que discordam de suas idéias "geniais" (!).
A história mostra que toda vez que um governante, seja de direita ou seja de esquerda, começou a criticar a imprensa e a querer, de uma forma ou de outra, cercear o seu trabalho, o resultado foi desastroso para a democracia. Qualquer ameaça a liberdade de expressão, por menor que ela seja, é uma ameaça também às liberdades civis em geral. Dá medo só de pensar! Não foi assim, afinal, que surgiram todas as ditaduras?. A primeira providência que os tiranos adotam ao se instalarem no poder é justamente calar a boca dos cidadãos calando a boca, é claro, dos jornalistas.
Então, demos mil graças a Deus pelos jornalistas que temos. Apesar dos pesares,  podemos respirar aliviados porque, na ausência de um Legislativo independente e honesto e de um Judiciário decente, ainda temos uma  imprensa combativa e corajosa. Sim minha gente, nem todo mundo nesse Brasil deixou-se cooptar (ops!) pelos "mensaleiros" do PT. Ainda tem gente com vergonha na cara Seu LULA !

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O VERBO FAXINAR

                             Antigamente (embora desse tempo eu não seja...) se dizia que "agosto é o mês do desgosto". Não creio. Depende do "gosto" que a gente botar. Existem pessoas que costumam "botar gosto ruim em tudo" não é verdade? Talvez você conheça uns tipos assim. E eu também. Isso se chama pessimismo, péssimo gosto de quem não acredita em nada nem ninguém e só sabe ver desgraça pela frente (e pelas costas, e pelos lados...). Deus é mais! Quando a gente perde aquele último fio de esperança e deixa de enxergar qualquer luzinha no final do túnel da vida... aí meu irmão nada mais importa. E como diria o meu conterrâneo Raul Seixas, só nos resta o "trono de um apartamento (e nós) com a boca escancarada cheia de dente esperando a morte chegar". Vade retro!!! Cruz credo!!!
                       Mas eu não quero iniciar esta primeira semana de agosto falando de desgosto nem de pessimismo. Muito pelo contrário. Este segundo semestre de 2011 começa sob o signo da limpeza prometida pela nossa Presidenta, Dona Dilma, no Ministério dos Transportes, extensiva, dizem alguns mais otimistas do que eu, a outros setores da administração pública federal. Ora bolas, limpeza é sempre uma coisa boa. Aliás, o verbo "faxinar" deveria ser conjugado por todo mundo, tanto com relação as coisas materiais  (a casa, o quintal, o escritório, a rua, a praça, etc.) como também a vida espiritual. Limpeza é sinônimo de saúde e bem-estar, em todos os sentidos. E há sempre algo a ser "faxinado", asseado pra valer. 
                         Então meus amados leitores e minhas amabilíssimas (ops!) leitoras que insistem em acompanhar de quando em vez este blog, emprestemos todo o nosso apoio a Dona Dilma, por que não? Peço, inclusive, que ela venha para a rua pedir este apoio, do mesmo modo como pediu votos na campanha. O grande Lula da Silva talvez não a acompanhe (dizem as más línguas aqui em Brasília que ele tem lá seu rabinho preso com os sujões...), mas tudo bem, ela já está bem grandinha para saber andar (e falar) sozinha, sem precisar de uma muleta barbuda. Quem sabe assim, "botando a boca no  trombone", a Presidenta consiga exorcizar essa cambada de demônios que infesta o Planalto Central do país não é de hoje.
Coragem Dona Dilma! Se for para fazer limpeza de verdade, o povo brasileiro estará do seu lado!