sexta-feira, 29 de junho de 2012

NÃO APAGUE A FOGUEIRA

Chegamos ao final da semana com boas notícias neste nosso Brasil varonil. Vejamos:
o Supremo Tribunal Federal marcou o julgamento do famoso "mensalão"(PeTistas, tremei!), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que estabelece a cota de 10% do PIB (produto interno bruto) para a educação e por último a policia conseguiu prender meio mundo de gente que fazia circular pela internet uma grande rede de pedofilia. Aliás, no meio desta gente desqualificada está o humorista (nem sei se este sujeito foi humorista algum dia na vida...) conhecido por MUÇÃO, que fazia um programa de rádio transmitido diariamente  de Fortaleza para boa parte do nordeste brasileiro.
Mas aí alguém poderá dizer: "pôxa, até que emfim um comentário positivo!" Sim meus amores, nem tudo está perdido. Algo de bom deve existir em meio a essa porcaria em que se transformou o país. 
Sou daqueles que alimentam a esperança como quem olha pra uma fogueira no fim das madrugadas de São João ou São Pedro (hoje, por sinal, é dia deste santo). Parece que está morrendo, mas de repente o fogo cresce, e ainda dá pra assar qualquer coisa. Ninguém é doido de jogar água e apagar tudo de vez. Esperar e confiar é preciso, sempre!
Além disso, o sábado e o domingo se aproximam, aleluia! 
Bom descanso pra todos vocês então!
Divirtam-se, mas com moderação,  exceto no amor, é claro!
O amor nunca é demais, afinal.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

SEM EDUCAÇÃO NÃO HÁ SOLUÇÃO

A Câmara dos Deputados acaba de aprovar o projeto de lei que estabelece a destinação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação. Se o projeto for aprovado pelo Senado, o governo terá que obrigatoriamente destinar até 7% no quinto ano de vigência da lei, e no mínimo 10% no final do décimo ano.
Eu que sempre desço a lenha na classe política em geral, tenho que aplaudir a decisão, embora sabendo que a aprovação deste projeto de lei se deu graças a pressão de dezenas de entidades corporativas de estudantes, professores e outras organizações da sociedade civil.
Todo mundo já sabe que sem educação não há solução. Creio que também Dona Dilma, o Sr. Ministro Aluisio Mercadante e todos os políticos deste país não desconhecem o fato. E contra fatos não existem argumentos, já dizia a sabedoria popular. O diabo é que, apesar disso, o governo insiste em contrariar o fato! Os discursos são muito bonitos, todos a favor da educação, claro. As promessas feitas a cada semana, no lançamento dos diversos "programas" do governo, idem! Mas na hora de "meter a mão no bolso", é que se vê a real intenção dessa turma.
Sejam bem-vindos os 10%, nada mais justo. Mas não vamos agora pensar que somente com o aumento da verba iremos resolver os problemas enormes que a educação brasileira possui hoje em dia.  É claro que dinheiro é fundamental, mas não é tudo. De que adianta botar dinheiro na mão de administradores corruptos e incompetentes? As questões ligadas a gestão educacional devem ser tratadas como uma das prioridades. Talvez seja preciso também questionar e rever os modelos de educação que o país tem adotado. A tarefa, portanto, é bastante ampla e vai muito além do simples aumento de percentuais do PIB, embora este seja um ótimo começo..

quarta-feira, 27 de junho de 2012

ADVOGADO NÃO É COISA PARA POBRES!

O preço cobrado pelo Dr. Thomas Bastos para promover a defesa do bicheiro Carlinhos Cachoeira, até onde se sabe, foi alguma coisa ao redor de 15 milhões de reais. Muita gente ficou escandalizada, e não é pra menos. Quem, é que pode pagar "honorários advocatícios" (ops!) desse ordem? Talvez uma meia dúzia de uns três ou quatro brasileiros milionários.
Mas a minha saudosa vovozinha já dizia que "quem pode pode e quem não pode se sacode". Foi assim que agora pela manhã bem cedo, ouvindo o rádio, como de costume (bom costume, diga-se de passagem...), tomei conhecimento de que a defensoria pública em muitos estados desse país ainda não funciona, ou funciona precariamente. 
No Paraná, por exemplo, apenas cinco municípios possuem defensoria pública. Imaginem agora os estados pobres, do norte e nordeste sobretudo. E se não tem assistência jurídica de graça, ora bolas, a quem o povo pobre vai recorrer se não pode pagar nem um mísero tostão, que dirá um milhão ou mais, para ter um advogado?
Assim é o nosso triste Brasil, uma terra aonde os ricaços, os endinheirados jamais pagam por seus crimes. No máximo ficam alguns meses na cadeia, isso quando o crime tem repercussão nacional. Depois que a poeira se assenta, voltam sorridentes ao convívio social e ninguém se lembra mais disso.  
Em compensação, os miseráveis, os pobres lascados da vida, se roubarem um pão ou uma lata de sardinha num supermercado, ainda que seja com o intuito (ops!) de saciar a fome, irão mofar na cadeia! 
Advogado e médico é coisa de rico, afinal!

terça-feira, 26 de junho de 2012

LUGO NÃO APRENDEU COM LULA

A crise política que abala o Paraguai, nosso vizinho, me faz pensar naquele  velho (e sábio) ditado popular: "quem avisa, amigo é". LULA da Silva, aquele que sempre tem razão, bem que avisou ao agora "ex" presidente LUGO, sobre a necessidade de ter maioria no Congresso. Se o governo não mantém o controle sobre o Poder Legislativo (e boa influência também no Judiciário, diga-se de passagem...) corre o risco de ficar com as calças na mão (!) E foi isso, nada mais nada menos, o que aconteceu no Paraguai de LUGO.
O sistema presidencialista, tal como foi concebido, ou seja, enquanto sistema de "pesos e medidas", no qual os três poderes se auto-regulariam evitando a supremacia de um ou de outro, a meu ver é um sistema falido. Na prática isso não acontece. Sim, o Presidente (ou A Presidenta) que não tiver maioria no Legislativo não consegue governar. E então, para governar, é obrigado a negociar. Até aí tudo bem. Mas a história nos mostra que o costume, ao menos aqui em terras brasileiras, não é exatamente este. Aqui não se negocia, se compra! Compra-se senadores, deputados, vereadores, partidos inteiros se preciso for. A política é um grande balcão de negócios! E o comércio irregular, feito à luz do dia, não tem coloração ideológica. O PT é a prova maior do que estou dizendo.
Fernando LUGO neste momento deve estar pensando assim: porque diabos eu não fiz como LULA no Brasil! Da próxima vez, além do tratamento contra o câncer, vou fazer também com os companheiros PeTistas do Brasil um curso prático de como obter a maioria no Congresso e governar tranquilo e calmo o meu país, do jeito que eu bem quiser!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O VELHO PT JAZ

Estamos de volta com os nossos humildes (nem tanto..), cavernosos e virulentos comentários diários (ou quase...) nesta segunda feira ensolarada de Brasília e região.
Ao começar esta semana ainda trago na cabeça (e ao que tudo indica nela permanecerá por séculos...) a imagem de LULA apertando a mão e dando simpáticas tapinhas nas costas do MALUF, nos jardins suntuosos da mansão deste último. E a foto correu mundo, assustando todo mundo, menos, talvez, os PeTistas inveterados, os "militantes" empoleirados no poder. Para este pessoal já faz tempo que tudo parece muito normal e aceitável. Parafraseando o próprio LULA: "nunca antes nesse país" se viu tamanho cinismo na politica, tanta desfarçatez (ops!) por parte dos grandes (?) líderes. 
Cá com os meus botões, apesar da crueldade da imagem e do simbolismo que ela carrega, não me surpreende esse pacto LULA-MALUF.  Ora bolas, se o PT já havia pactuado com SARNEY, jogando no lixo toda a sua história de luta contra a oligarquia no Maranhão, por que não fazer aliança com o malufismo em São Paulo? É a velha história: pra quem está perdido todo mato é caminho! e o partido já havia entregue a alma ao diabo, pra que fazer de conta que é um partido sério? Esquerda:? Que esquerda? Vamos parar de uma vez por todas com essa conversa!
E assim se vai (para o ralo) a esperança alimentada por anos a fio (ops!) de tanta gente que acreditou no socialismo, a partir da construção democrática e popular de um partido que de fato pudesse ser chamado "de esquerda".  Estudantes, lideranças comunitárias, gente do campo e da cidade, trabalhadores e trabalhadoras que sonhavam com um novo tempo recolhem agora as suas armas e voltam pra casa de cabeça baixa. O sonho acabou!
O velho PT jaz!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A TERRA DO "PUXADINHO"

Uma nova semana se inicia e as principais manchetes provavelmente serão estas: "Comissão e ética pede a cassação de Demóstenes Torres", "Rio+20 esvaziada pela ausência dos países ricos", etc e tal.  Bem, mas com certeza as notícias de arrastões em restaurantes de luxo e explosões de caixas eletrônicos em São Paulo, assassinatos em Brasília (campeão nacional nesse tipo de crime) e truculência da Polícia Militar na Bahia contra os professores em greve, estarão também, do mesmo modo, estampadas nos jornais, revistas, rádios e TV' s do país.
Ontem, domingo, a "Folha de São Paulo" já anunciou o que todo mundo espera: o Governo Federal vai conceder aos aeroportos particulares o direito de receber pousos e decolagens de aeronaves  pequenas, os chamados aviões executivos. E assim começa a nossa "preparação" para a Copa do Mundo de 2014. O famoso e tradicional "jeitinho brasileiro" entra em campo solenemente. Construir ou ampliar aeroportos para quê afinal? Dinheiro tá difícil, e o pouco que temos é para deixar no caixa para pagar a dívida interna e externa. É melhor, então, fazer "puxadinhos" como já fizeram e vão fazer mais aqui no aeroporto internacional de Brasília, e em outros por aí. Somos o país do "jeitinho", a terra do "puxadinho"...!
Pouco dinheiro uma vírgula! A cada dia que passa aumenta mais a arrecadação de impostos no Brasil. São bilhões e bilhões de reais caindo todo mês nos cofres da viúva. Entretanto, as obras do PAC estão "emPACadas", não andam nem pra frente nem pra trás... E a nossa grana vai escorrendo pelos ralos da corrupção e da incompetência suprema deste governo.
Esperemos o que vai acontecer daqui em diante. Quem viver verá (ou chorará, como dizia os "Novos Baianos" naqueles gloriosos anos 60).

sexta-feira, 15 de junho de 2012

TODO BÊBADO É FELIZ !

     A sexta feira chegou e o sol forte já brilha sobre o Planalto Central do país, depois de uma madrugada um tanto quanto gelada...
    E o sol parece que está brilhando também na famosa CPI do Cachoeira, uma vez que ao longo desta  semana nada de mais nebuloso ou escuro apareceu (a não ser, evidentemente, depois que suas excelências saíram da sala e alguém apagou as luzes...). Muito pelo contrário, houve aplausos e gritos de VIVA ! O pessoal do PSDB aplaudiu o Governador Marconi Perilo, enquanto que os PeTistas louvaram com alegria o Dr. Agnelo Queiróz, mandatário aqui do Distrito Federal. 
    Os investigadores aplaudindo os seus investigados,que graça heim! Só no Brasil acontecem palhaçadas como essa!
    Bem, e assim a semana vai chegando ao fim.
Mas tem também a "RIO+20", com muita gente nas praias cariocas se bronzeando...  namorando..., trocando idéias nos encontros, seminários, ou simplesmente nas mesas dos milhares de bares (que delícia!...) que infestam (no bom sentido) o Rio de Janeiro. 
    O assunto é tão  importante que só poderia ser tratado assim, nesse clima bem descontraído, ecológico na mais genuína expressão do termo. Creio que por isso não haveria uma cidade melhor do que esta para realizar a conferência. A não ser Salvador, é claro!
     A salvação do planeta está em jogo, afinal! Segundo as previsões mais pessimistas, o planeta terra está quase agonizando, e se não não fizermos alguma coisa para salvar o que resta... BUMMMMMMMMMMMMM!!!!!!!!!!!!! o apocalipse chegará em breve!
    Então meus amigos e minhas amigas, grande contribuição daria o Governo Brasileiro ao debate sobre a sustentabilidade da terra se diminuísse imediatamente o valor da cerveja... Se não conseguíssemos salvar o planeta, ao menos morreríamos com um copo da "loura" na mão, bêbados e felizes (como todo bêbado que se preza...) 

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O SONHO DA RIO+20

      Começa hoje oficialmente a RIO+20, considerado o evento mais importante quando se fala de meio-ambiente, e esta importância é medida pela presença de representações de dezenas e dezenas de países, além, é claro, de centenas de organizações civis que lutam pela preservação de tudo o que nos resta em termos de florestas, água.. ar... essas "coisinhas básicas" que sustentam, afinal de contas, o nosso viver no planeta terra.
     O Rio de Janeiro está em festa! Mas a par das celebrações de milhares de pessoas que se reúnem para discutir o meio ambiente, e ao mesmo tempo tomar umas e outras (ninguém é de ferro...), passear na "cidade maravilhosa" e algo do gênero, algumas perguntas deveríamos fazer enquanto cidadãos e cidadãs: "no frigir dos ovos", como se dizia antigamente (!), o que é que que vai sobrar de tudo isso? Que resultados concretos podemos esperar? Alguma coisa vai mudar? Essa conferência é pra valer ou tudo não passa de um "jogo de cena"? Os países ricos, os manda-chuvas, Obama e Cia Ltda estariam dispostos a assumir compromissos sérios realmente? Até que ponto os poderosos deste mundo vão ajudar? 
        Além do mais, existem os interesses econômicos, e estes sim, são gigantescos e quase sempre andam na contramão de todo o discurso ambientalista mundial. Basta ver que aqui mesmo no Brasil, o código florestal mobilizou os senhores feudais do agronegócio e até agora nada foi resolvido e a lei continua na geladeira. Na maioria das vezes a defesa do meio ambiente não se dá bem com o tilintar da grana que cai nas contas bancárias dos homens de negócio!...
       Poderia e deveria haver uma conciliação desses interesses, mas o que se vê nos nossos dias é o privilégio dos grandes e a destruição da natureza. Se colocarmos os pés no chão, veremos que  Rio+20 ainda não passa de um belo ensaio de sonho...

terça-feira, 12 de junho de 2012

PARTIDO DOS TRAMBIQUEIROS

Acordo bem cedinho e ligo o rádio para ouvir as primeiras notícias do dia. Este é um velho costume, desde os tempos em que eu mesmo fazia programa de rádio nas madrugadas da vida. Meu velho companheiro, o radinho de pilha, nunca me abandonou. De norte a sul do Brasil, na capital ou no interior, onde quer que eu esteja, ele já faz parte do meu dia a dia. Aliás, o rádio está pra mim como o celular está pra maioria das pessoas atualmente.
Mas hoje a notícia que me acordou foi o escândalo (mais um!) envolvendo o PT do Ceará. Segundo informações que constam do inquérito instaurado pela polícia local, o Banco do Nordeste emprestou milhões de reais para empresas fantasmas, que por sua vez repassavam o dinheiro para campanhas políticas do partido. A investigação "vazou" para a imprensa e o caldo entornou de vez...
Meu Deus do céu! A cada dia que passa estamos vendo o Partido dos Trabalhadores descer ladeira abaixo. Tudo aquilo que antes era defendido pelo PT agora parece que não tem a menos importância. O partido foi desfigurado! A bandeira da moralidade, da cidadania, da ética na política, do respeito ao dinheiro público, etc, foram cinicamente rasgadas. Repito CINICAMENTE! Essa turma não tem nenhuma vergonha, o menor constrangimento em continuar proferindo um discurso pseudo-esquerdista (!) enquanto mete a faca na bolsa da "viúva"...
Então o PT virou o Partido dos Trambiqueiros... gente sem escrúpulos, que pensa somente em perpetuar-se no poder, tal e qual fariam os melhores partidos de direita, do passado e do presente (que o futuro a Deus pertence...!).
  

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A PARADA DOS EMPOBRECIDOS DO BRASIL


Ontem aconteceu mais uma "Parada Gay", na famosa Avenida Paulista, em pleno centro de São Paulo. Milhares (milhões?) de pessoas fantasiadas de tudo o que é jeito desfilaram "cheias de charme". O Importante era chamar a atenção exibindo o máximo possível a sua sensualidade erótica (ops!). Do alto dos carros de som as lideranças gritavam palavras de ordem contra a homofobia pedindo a sua criminalização.
Mistura de carnaval com exibicionismo e protesto, a "Parada Gay" ocupa as manchetes dos jornais e as telas da TV. E todo mundo quer tirar uma "lasquinha", inclusive os políticos, é lógico. Até o Sr. Governador de SP estava lá na avenida.
Não pense o amigo leitor e amiga leitora que eu vou aqui tecer algum comentário negativo sobre o fato. Não tenho nada contra, muito pelo contrário. Acredito que todas as categorias sociais, e de modo especial aquelas que se sentem mais oprimidas, desprezadas e excluídas, têm o direito de expressar-se, de "botar o bloco na rua", como literalmente fazem os gays, as lésbicas, os travestis, os transexuais e pessoas semelhantes. E este direito eu até consideraria como sendo uma espécie de "direito sagrado", porque ligado a vida e a dignidade maior de toda e qualquer pessoa que se sente oprimida e rejeitada pela sociedade. Lutar pela inclusão é direito de todo mundo!
Gostaria apenas de fazer um reparo. Apesar de respeitar profundamente as motivações e os objetivos da "Parada Gay", creio que a classe não deveria ficar olhando o tempo todo para o seu próprio umbigo. Explico-me: a questão da exclusão social não atinge apenas o público LGBT e sim os empobrecidos em geral. O desrespeito à dignidade do povo trabalhador hoje em dia no Brasil deveria botar pelo menos metade da população na ruas e avenidas, fazendo barulho, gritando contra as políticas públicas que tanto nos oprimem.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

A LOURA DA MALA

E assim mais uma semana termina. Aqui em Brasília este feriado prolongado, um autêntico "feriadão", teve muito sol e muito silêncio na Esplanada dos Ministérios. A exceção ficou por conta da concentração dos católicos para celebrar a festa de Corpus Christi.
Na verdade, a Capital Federal é tão pobre, tão carente de opções de lazer, que o povo que pode ("quem pode pode!"...) sair da cidade por aqui não fica de jeito nenhum. Quem mora sobretudo no plano piloto, parece que se muda para um cidadezinha do interior porque nessas datas a capital se esvazia.
Mas a notícia quente da semana, por incrível que pareça, não foi a CPI do contraventor Carlinhos Cachoeira e sim o cruel assassinato de um grande executivo de São Paulo. Que mulher terrível heim?...Matou o marido, pegou uma faca (bem afiada, suponho), esquartejou o corpo, colocou os pedaços nas malas (será que a vítima, de fato, era uma mala sem alça?..) e jogou na beira de uma estrada, como quem joga um  gato morto... Meu Deus do céu! Essa loura deve ser uma doida varrida! Doida, mas não o suficiente para não saber planejar e executar um crime quase perfeito. O diabo é que agora, toda vez que eu comer uma pipoca de microondas da marca YOKI, vou sentir um gostinho de sangue... e me lembrar da loura da mala... Miserável...!
Tudo bem. O governador de Brasília, Agnelo Queiróz,vai depor na CPI semana que vem. Preparem os frascos de óleo de peroba pra passar na cara de sua excelência porque ele vai precisar. Aliás, eu não sei porque é que no Distrito Federal ainda não instalaram uma fábrica desse maravilhoso produto... Mas tinha que ser uma fábrica muito grande, enorme, pra poder dar conta de uma produção em larga escala. Clientes com certeza não haveriam de faltar...! O faturamento (super faturamento?...) seria garantido.
Ótimo final de semana para vocês todos (e todas)

quarta-feira, 6 de junho de 2012

O NOSSO ELEFANTE BRANCO

      A África do Sul anuncia ao mundo que talvez seja melhor demolir alguns estádios construídos para a Copa do Mundo, realizada naquele país anos atrás. Os custos de manutenção seriam mais altos do que o retorno financeiro com os jogos e outras atividades que ali se realizam atualmente. Os "elefantes brancos" representam um enorme  peso no orçamento do governo (e no bolso dos contribuintes, é lógico..). Sem saberem o que fazer, as autoridades sul-africanas parecem que vão mesmo optar pela simples derrubada dos gigantescos edifícios esportivos.
     Enquanto isso, aqui em Brasília vai subindo a cada dia as torres do monumental "Estádio Nacional", o nosso "elefante branco", ou verde-amarelo, como queiram. Já falei sobre isso várias vezes neste humilde blog, e talvez por isso o leitor e a  leitora estejam a essa altura, querendo me abandonar até. A mesmíssima tecla está sendo batida demais. Mas andei pensando numa coisa: por que será que o Ministério Publico nunca se posicionou  a esse respeito? Pôxa vida, não é o nosso rico dinheirinho, afinal de contas, que vai pagar esta conta?               Por outro lado, nunca se viu por aqui pelo Distrito Federal qualquer discussão acerca da necessidade ou não dessa obra.     

   Numa cidade carente de quase tudo, isto é, com uma infraestrutura precária, por que razão um estádio dessas proporções (e desse preço...) deveria ser edificado? E o que é pior, ninguém nunca perguntou o que vamos fazer do estádio de Brasília depois dos jogos internacionais. Quem vai bancar os custos da sua manutenção? Alguma empresa privada vai querer assumir, ou seja, segurar esta verdadeira  batata quente nas mãos?
Com a palavra o Dr. Agnelo, nosso ilustre governador. 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O SUS DO LULA

Ontem à tarde fui visitar um doente no Hospital de Planaltina, cidade-satélite daqui de Brasília. Esse hospital é o único recurso que os pacientes do SUS encontram na região, a mais de 40Km da Capital Federal.
Depois de percorrer um bom pedaço de chão, entre macas sujas de sangue, doentes gemendo pelos corredores, funcionários mal-humorados e tudo mais, consegui chegar a uma pequena enfermaria aonde se achava (Deus sabe como...!) o paciente que eu procurava. 
Confesso que fiquei chocado com tudo o que vi. Chocado sim, surpreso não. Toda esta situação degradante aparece quase que diariamente na TV. O festival de horrores em que se transformou a saúde pública no Brasil é matéria costumeira na imprensa. O problema é que, de tão costumeira, a gente parece que vai se acostumando e não se assusta muito. E o pior: a gente pára de se indignar! As pessoas vão aceitando a desgraça que os seus olhos vêem e os seus ouvidos ouvem no dia a dia.
Mas, de qualquer maneira, depois da visita de ontem, acredito que uma coisa é assistir pela televisão ou ler o jornal e ouvir o rádio, outra coisa é presenciar, testemunhar "ao vivo e a cores" (cores de sangue) a realidade. O choque parece que é muito maior, mais impactante (ops!).
Agora eu pergunto: se os nossos governantes visitassem os hospitais públicos ao menos uma vez por ano, mudaria alguma coisa? Será que eles ficariam sensibilizados com o sofrimento do nosso povo?  Sim, porque político só costuma visitar hospitais em época de eleição, ou quando vão inaugura-los (coisa rara hoje em dia, aliás...). E se existisse uma lei obrigando suas excelências a internaram seus familiares em hospitais da rede pública de saúde? Imaginem o LULA da Silva tratando a sua doença pelo SUS, que segundo ele é simplesmente maravilhoso?