segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ÔNIBUS LOTADO

A semana começa com uma promessa (mais uma) do Governo do Distrito Federal, o GDF como é chamado por aqui, de que até março será feita uma licitação pública para o trasporte coletivo de Brasília. Acredite quem quiser, mas a Capital do Brasil possui cerca de 65% de sua frota de ônibus com mais de quinze anos de uso. A legislação determina que um ônibus deveria rodar no máximo seis! E o que é pior: mais da metade dessa mesma frota é clandestina, ou seja, não tem documentação nenhuma.
O transporte público em nosso país é caso de polícia mesmo. Com raras e honrosas exceções (Curitiba e Belo Horizonte, a meu ver, são duas delas) a esculhambação é igual. 
Os governantes não respeitam o povo, mesmo porque eles não precisam pegar ônibus. Nem eles nem a sua digníssima família. Para que andar de ônibus  (coisa de pobre!) se o mesmo povo é quem paga o carro e a gasolina que usamos, pensam os nobres políticos. É o Zé Povinho que tem que ralar de sol a sol para ganhar o pão de cada dia e suar a camisa nos ônibus apertados, velhos e e perigosos. 
Esperava-se que por causa dos Jogos Olímpicos e da Copa o Brasil  fosse ganhar um bom sistema de transporte, pelo menos nas capitais principais. A tal da "mobilidade urbana" nunca saiu do papel, que dirá do chão!... Muita propaganda, belos discursos, muitas promessas também. Engana-se, porém, que pensa que desse mato vai sair algum colho... Vamos continuar entupindo as ruas de carros e enchendo os ônibus de gente. A frota de Brasília é só sucata. O metrô de Salvador faz aniversário de 12 anos e nunca funcionou. 
Este é o Brasil que temos. 
E com licença que eu vou tomar meu ônibus lotado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário