quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O PAÍS DOS BABACAS

Eu e a minha velha mania de acordar de manhã ouvindo rádio. Tem dias que eu sigo pro trabalho alegre e contente, após ter escutado boas notícias. Mas também tem dias em que vou assim meio "azuretado" (termo que só existe na Bahia), "retado" (outro neologismo baiano) da vida com tanta safadeza que enche meus ouvidos de sujeira. E aí eu passo o dia encabulado, quando não revoltado com a politicagem desse nosso Brasil.
Hoje mesmo a Band News FM deu uma notícia do Rio de Janeiro, dizendo que o Sr. Governador devolveu mais de 20 milhões de reais ao Ministério das Cidades por não ter conseguido construir cerca de 800 casas para aquelas pessoas que perderam suas moradias nas enchentes de 2009. Sim meus senhores e minhas  senhoras, a grana foi devolvida. E o povo? Ora bolas, o povo que se lixe, como sempre, aliás. Se os políticos estão confortavelmente instalados em suas mansões, comendo e bebendo do melhor às nossas custas, para que se preocupar com o ralé que se esconde debaixo dos viadutos ou mora nos fétidos (ops!) barracos da periferia? Quem pode pode...
Depois os nossos dirigentes políticos aparecem sorridentes, alegres e felizes nas telas da TV prometendo isso e aquilo. A demagogia oficial tornou-se no Brasil a diversão predileta dos governantes. Após um  desastre como aquele da região serrana do Rio de Janeiro, no qual perderam a vida cerca de duas mil pessoas, todo mundo fica esperando que os governos do estado e federal façam alguma coisa. Mas a verdade é que entre o discurso e a realidade as distâncias são cada vez maiores. E o povo vai ficando também cada vez mais com cara de idiota e nariz de palhaço. Somos um país de babacas, que engole tudo sem dizer um "ai" e às vezes até  aplaude os enganadores.  Até quando minha gente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário