Eu bem que queria encerrar os meus comentários desta semana como sempre faço, ou seja, com algo mais "leve", digamos. Mas confesso que fiquei "p". da vida com a matéria veiculada pelo "Bom dia Brasil", da TV Globo, a respeito da fortuna que a "Viúva" gasta todo ano para manter suas excelências no Senado e na Câmara Federal. Somando-se todos as verbas e indenizações de todos os títulos (alguns, aliás,pra lá de duvidosos...) são cerca de 10 milhões de reais por cabeça!
Se o Legislativo cumprisse a sua missão talvez até essa notícia não tivesse tanta repercussão e até fosse digerida com alguma facilidade. Ora, quando a gente compra algo muito caro, caríssimo, mas o produto é de excelente qualidade, a despesa pesa no bolso mas pelo menos levamos pra casa algo de grande valor. O diabo é quando se compra "gato por lebre", isto é, quando verificamos que "suas excelências" trabalham muito pouco, produzem menos ainda, muitos deles (delas) estão sempre metidos em falcatruas e na prática não significam o que deveriam significar para o exercício da cidadania neste país.
Mas o que me deixa mais indignado realmente é que esse dinheiro poderia estar sendo aplicado na educação e na saúde, as áreas mais carentes do aparelho estatal. Por outro lado o governo tem a cara-de-pau de vir a público dizer que não tem dinheiro e mobiliza senadores e deputados para aprovar novos impostos a exemplo dessa maldita CPMF que volta e meia quer botar a cabeça para fora do túmulo... Apesar de termos uma das cargas tributárias mais pesadas do mundo, parece que a sede do estado é insaciável mesmo.
Porém, diante desse quadro o que é que vamos fazer? Somos nós os eleitores os responsáveis. Voto no Brasil ainda é mercadoria que se compra e que se vende com relativa facilidade. A forma de fazer política ainda é arcaica, viciada, presa a esquemas obscuros. As pessoas dignas nem sempre estão dispostas a se meter em política deixando espaço para os picaretas, aventureiros e aproveitadores. Por outro lado, partidos que sempre levantaram a bandeira da honradez como o PT agora metem a mão na bolsa da "Viúva" sem dó e sem piedade, repetindo os mesmos erros que condenava no passado.
Não queria terminar a semana em tom pessimista. Apesar de tudo e de todos (os politicos) ainda acredito no Brasil e na sua gente. Não sei se vivo estarei até lá, mas creio que um dia chegaremos a ter u ma democracia menos poluída do que essa que temos agora.
"Quem espera sempre alcança", e mesmo que não alcance em vida, esperar ainda espero!
Nenhum comentário:
Postar um comentário