Começo a semana recordando sexta feira que passou. Ao comentar os 31 anos de vida do PT eu dizia que não havia motivos pra tanta festa. Aí alguns amigos que habitualmente acompanham este BLOG maluco, acharam que eu estava sendo rigoroso demais. Aconselharam-me a não ser assim tão radical. Outras pessoas disseram que eu precisava me atualizar, ou seja, ser mais pragmático porque, afinal de contas, na política não se pode manter o sonho a qualquer custo, etc. Até aí tudo bem. Depois dos 40 (ou dos 50) a gente começa a ver o mundo com outros olhos não é vero? A inocência foge pela janela e a cruel realidade senta no sofá da nossa sala e de lá não sai nunca mais. E como dizia aquela velha canção da inesquecivel Mercedes "El tiempo pasa!"...
Apesar desta constatação, não acredito que seja necessário, por outro lado, como se fala por aí, "vender a alma ao diabo". Não penso que o pragmatismo político deva ser levado às ultimas consequências. Muito menos creio que "os fins justificam os meios", como apregoa e defende o "bruxo" do PT, Sr. José Dirceu. Não, não, de jeito nenhum! Foi este o caminho escolhido pelo Partido dos Trabalhadores, caminho infeliz, que não levará a parte alguma. Cada dia me convenço mais de que, d iante dos resultados obtidos até agora, o preço que se está pagando é caro demais. Não vale a pena.
Me perdoem, mas prefiro seguir acreditando nos meus sonhos juvenis. Não vou abrir mão de princípios nem trocar a ética pelos resultados, jogando às favas os escrúpulos e a decência. Podem me chamar do que quiserem, mas pretendo continuar apostando que é possível fazer política com seriedade, com honestidade e honradez. Acordos políticos, sim. Maracutaias e trambiques, não! Base aliada, sim. Quadrilhas e máfias, não! Por favor, me deixem seguir sonhando! Continuarei, entretanto, de olhos bem abertos, envelhecendo nas trincheiras da oposição!
Nenhum comentário:
Postar um comentário